Uma casa mais que espetacular!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A homify desembarca em Brasília, Distrito Federal, capita administrativa do Brasil, para mostrar que Brasília continua sendo sede de belos palácios e projetos residenciais. Desta vez destacamos o projeto da Residência JPGN, assinada pelo estúdio MGS – Macedo, Gomes & Sobreira. Impossível não associar sua forma de prisma, elevada sobre pilotis, à Villa Savoye, projetada em 1928 por Le Corbusier. No entanto, ao contrário da máquina de morar nos arredores de Paris, à qual, segundo seu próprio autor, os moradores deveriam se adaptar, na Residência JPGN predomina a versatilidade e a flexibilidade, valores típicos da vida contemporânea. O casal, ainda sem filhos, necessitava de uma espaço flexível capaz de acomodar com conforto e funcionalidade os filhos pequenos do porvir. E, devido à localização privilegiada, com vista para o cartão postal da capital federal, a residência buscou a máxima integração com a paisagem circundante e seu entorno. O resultado é impressionante.

Curioso para conhecer mais sobre este projeto espetacular, que proporciona vistas espetaculares para o Lago Paranoá? Então fique conosco e confira mais detalhes e imagens deste projeto simplesmente maravilhoso.

Vista frontal

Um dos cinco preceitos da arquitetura moderna era a casa sobre pilotis, para liberar o espaço térreo para recreação, circulação e isolar a construção da umidade. Aqui, o principal objetivo da organização da residência em dois pavimentos é a funcionalidade. A maior parte do programa de necessidades está distribuída no pavimento superior, enquanto a maior parte do térreo serve como espaço de futuras ampliações, quando chegarem os bebês do casal ainda sem filhos. A residência se destaca claro pela sua imponência, pela sua forma pura de prisma suspenso sobre colunas e também pela sua qualidade material devido ao emprego de revestimentos como pedras, mármore e vidro.

Vista lateral

Para proteger  os ambientes internos da inclemência do sol na fachada noroeste, a da paisagem, foram adotados beirais de um metro e um espesso peitoril revestido com mármore, garantindo a proteção nas horas mais quentes do dia. Para a janela em fita, a solução encontrada foi o uso de toldos perfurados reguláveis, afixados numa caixa externa completamente independente das janelas, e solto da laje o suficiente para permitir a entrada direta apenas da luz do pôr-do-sol, sem bloquear completamente a visão. A faixa transparente de aproximadamente 40 cm junto à laje circunda todo o volume elevado, trazendo ao interior as diversas nuances da luz do sol ao longo do dia, tornando mais palpável a passagem do tempo.

Vista posterior

A vista noturna da fachada posterior mostra o volume da cobertura, uma laje plana, que parece flutuar no espaço. O volume da casa é composto de uma área mais fechada, a área do quarto principal, e uma área totalmente aberta para o jardim posterior e para a paisagem externa. Aqui nos impressionamos com a forma elegante com que os pilares de seção esbelta suportam todo o peso do volume suspenso e da cobertura imponente. Um muro de arrimo, revestido de pedra-de-pirenópolis bruta contrasta com as superfícies brancas e puras e dá um toque rústico à edificação.

Living room

O living room é caracterizado pela iluminação natural abundante, pelas cores neutras e pelo mobiliário de design contemporâneo. Como podemos notar, tal qual um dos preceitos da arquitetura moderna, as janelas corridas, lineares e compridas, situam-se num plano recuado em relação aos pilares de concreto aparente, liberando as vistas para a paisagem externa e permitindo a entrada de luz abundante. O piso de porcelanato agrega praticidade e amplia a sensação de integração espacial dos ambientes. E, os painéis de madeira dão um toque de tradição e aconchego ao ambiente.

Sala de jantar

Sala de estar, sala de jantar e cozinha se integram entre si e compõem um ambiente único. Porém, portas de madeira móveis peritem que a cozinha se feche para a sala de jantar, quando se convém. A sala de jantar também é caracterizada pelas cores neutras e simplicidade, com destaque para a paisagem natural que se descortina pelas amplas e longas janelas.

Cozinha

A cozinha se destaca pela qualidade do acabamento dos elementos em marcenaria, que lhe confere uma aparência rústica, devido a presença expressiva da madeira, e um design sofisticado, devido ao seu estilo contemporâneo e ausência de superficialidades. Até mesmo na cozinha, apesar da expressividade da madeira, o protagonista da decoração é a paisagem externa que invade o ambiente através das janelas corridas que percorrem o ambiente.  
Para obter mais informações sobre projetos magníficos de cozinhas, leia este artigo.

Área de lazer

O pavimento térreo, que abrigará futuramente, conforme mencionado, um apartamento já previsto no projeto original, abriga um salão de jogos, que também serve de espaço para hóspedes. O ambiente do salão de jogos é todo fechado por painéis de vidro temperado, que permitem a integração com a varanda e com a área de lazer externa. Um dos destaques do espaço é o revestimento do piso em pedras portuguesas e seu desenho sinuoso.

Piscina e jardim

Obviamente, para aliviar o calor e refrescar o corpo e amente, uma piscina complementa o programa de necessidades da residência. O revestimento em pedra-de -pirenópolis do piso e do muro de arrimo na parte superior da casa dá um toque mais natural e rústico ao jardim.

Terraço: vista espetacular

O proprietário desta residência, no bairro do Lago Sul de Brasília, crescera nas imediações. A janela do seu quarto abria-se para a vista do Lago Paranoá a noroeste, com a área monumental da cidade na margem oposta. Uma paisagem cuja evolução ele acompanhara, e que desejava manter ou ampliar. Portanto, nada mais natural do que aproveitar a altura avantajada da cobertura e convertê-la em um imenso terraço de onde é possível contemplar a vista deslumbrante do Lago Paranoá, numa sobreposição entre o presente e as memórias do proprietário.

Mais informações e projetos de terraços e sacadas, você encontra aqui.

Caso você construísse sua casa, você incluiria um terraço jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!