Por fora linda, por dentro genial!

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Residência AM, Isabela Canaan Arquitetos e Associados Isabela Canaan Arquitetos e Associados Casas modernas
Loading admin actions …

Há quem queria morar no campo, cercado de árvores e animais. Há quem queira morar na floresta, isolado e em contato apenas com a natureza selvagem. Há quem queria morar na praia, com varanda e vista para o mar e à sombra de coqueirais. E, há quem queira mesmo é morar na cidade e desfrutar de todas as facilidades e oportunidades que só as cidades nos oferecem. Afinal, quem é que não aprecia uma boa sessão de cinema? Ou quem resiste ao prazer de jantar em um ótimo restaurante? claro, para desfrutar de toda a comodidade e atrações da cidade, é necessário dispor de um lar seguro, aconchegante e agradável.

Neste artigo apresentamos o projeto da Residência AM, de autoria da arquiteta Isabela Canaan Arquitetos e Associados, de Nova Lima (MG). Esse refúgio urbano incrível, que garante o conforto dos moradores e atende às suas necessidades práticas, com requinte e estilo. A casa é discreta por fora, mas por dentro exibe em seus ambientes muita funcionalidade e um charme encantador. 

Confira mais imagens e detalhes deste projeto residencial urbano sensacional para os apreciadores do convívio familiar e da atmosfera urbana e sofisticada.

Fachada principal

Antes da descrição das formas e materiais empregados na Residência AM, podemos notar que a fachada frontal da casa é marcada pelo muro de vidro e pelos dois portões metálicos, do tipo gradil, que dão um toque de sofisticação ao projeto. A forma da residência é caracterizada pelas cores neutras, pela forma tradicional de linhas retas e pela cobertura inclinada de telhas cerâmicas, com destaque para a ampla sacada, protegida por guarda-corpos metálicos. Outro aspecto importante é a textura em grafiato das superfícies externas, na cor bege, que contrastam com as superfícies metálicas e do vidro.      

Entrada principal

A entrada principal da casa se dá através do portão metálico de tipo gradil. O caminho até a porta de entrada da residência é caracterizado pela escada de generosos patamares, revestidos de pedras, e pelo jardim convidativo com pontos de iluminação e vegetação exuberante, além de pedrinhas. Um pergolado de madeira, com cobertura de vidro, proporciona proteção e dá um toque rústico à entrada. 

Living room

Ao adentrar o living room, os moradores se deparam com uma espacialidade surpreendente, marcada pelo pé-direito duplo e pela inclinação da cobertura de estrutura e forro de madeira aparentes. As cores neutras predominam, com uma combinação de branco, bege e marrom, que dão um toque de elegância e personalidade ao ambiente. Os tapetes trazem mais aconchego e a ampla janela lateral traz luz natural abundante e vistas agradáveis para o jardim.

Sala de jantar

Devido à inclinação natural do terreno e ao desejo de integração dos ambientes sociais, sala de jantar e sala de estar foram divididos pela diferença de nível, separados por degraus. Ao mesmo tempo em que estão integrados visualmente, a localização da sala de jantar, em uma cota mais baixa, cria sensações distintas. A sala de jantar é composta de uma mesa de jantar de estrutura de madeira e tampo de vidro e de um conjunto de cadeiras de madeira maciça e design elegante, que dão um charme especial ao ambiente.

Para obter mais informações sobre projetos espetaculares de salas de jantar, leia este artigo.

Sala de estar

A sala de estar é marcada pelos diversos elementos em marcenaria, com destaque para o mobiliário e para o painel de madeira com acabamento em laca na cor bege. Além do painel de laca, o revestimento da parede com material que imita madeira dá um toque rústico ao ambiente. E, além dos móveis de madeira, como o rack e a mesa de centro, duas poltronas com estofado de estampa e acessórios, como velas e artigos decorativos, dão personalidade e elegância ao ambiente.   

Cozinha

Na cozinha também se destacam as cores neutras, com destaque para presença da cor preta, que dá um toque de elegância e sofisticação ao ambiente. Os armários planejados inferiores possuem portas de madeira, enquanto os armários superiores possuem porta de vidro pintado. A bancada da pia em granito e a bancada em forma de ilha, revestida de pastilhas cerâmicas, na cor preta, realçam esta atmosfera sofisticada e elegante.  

Varanda

Um longo corredor e eixo visual conectam o living room à varanda, situada na parte posterior do terreno. A varanda serve como extensão da cozinha, interligada a esta por meio de uma ampla abertura de vidro e pela bancada revestida de madeira. Esta imagem revela a importância dada às aberturas e à integração dos ambientes internos com o espaço externo e com o jardim.

Home-office

Para a comodidade dos proprietários, criou-se um home-office, que agrega funcionalidade e versatilidade à residência. Os elementos em marcenaria garantem a praticidade do espaço, enquanto o papel de parede co estampa floral e cor azul dá personalidade e um toque de elegância ao home-office.

Dormitório

Neste dormitório, ao invés do piso frio de porcelanato, foi escolhido um piso laminado, que combinado com a cabeceira de cama feita de madeira, dá mais aconchego ao ambiente. Esta sensação é realçada pelas cores suaves e por acessórios como o tapete, na cor cinza. O papel de parede de estilo clássico na cor marrom dá mais personalidade e elegância ao ambiente.

Quarto de casal

No quarto do casal também foi empregado papel de parede na parede de fundo da cama. A listras horizontais na cor amarela do papel de parede quebra a neutralidade das cores de paredes, piso e teto, dando mais personalidade e alegria ao ambiente. O tapete listrado garante maior conforto e aconchego, enquanto os elementos em laca preta dão um toque de sofisticação ao ambiente, como  rack, as prateleiras abertas e o painel da TV.

Banho do casal

O banho prioriza a qualidade dos materiais de acabamento, como as pastilhas cerâmicas que revestem piso e trechos da parede. O papel de parede e o espelho redondo dão personalidade ao ambiente, enquanto soluções como a banheira de hidromassagem instalada sobre uma plataforma de madeira rústica deixa o ambiente mais aconchegante e relaxante. O clima de relaxamento faz do banho do casal um verdadeiro spa.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Qual o ambiente perfeito para o seu refúgio, o campo, a praia ou a cidade? 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista