5 arquitetos famosos e espetaculares!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Alguns arquitetos e arquitetas acabam se sobressaindo em relação aos meros mortais. Seja pelas obras faraônicas que desenvolvem, pelo marketing em torno de seus projetos ou, nada mais do que justo, pela qualidade daquilo que propõem. Conhecidos internacionalmente, alguns deles possuem uma divulgação tão grande que passaram a ser conhecidos como starchitects, ou seja, arquitetos super-estrelas, rockstars da fina arte de construir. Aqui mostraremos cinco deles e tentaremos explicar porque são conhecidos desta forma. Pegue uma carona na fama destes grandes arquitetos e conheça suas espetaculares obras!

Zaha Hadid

Aeroportos  por Zaha Hadid Architects
Zaha Hadid Architects

Beijing Daxing International Airport

Zaha Hadid Architects

Zaha Hadid nasceu no Iraque e os críticos de arquitetura costumam associá-la a corrente desconstrutivista da arquitetura. Ela tem seus projetos espalhados pelo mundo todo, inclusive na Meca das megaconstruções: Dubai. Lá ela pode dar asas a sua imaginação e seus projetos nesta cidade incluem alguns dos mais edifícios do mundo. Criticada por muitos devido a sua aparente falta de interesse pela maneira como algo será construído ou mesmo por quem, os designs de suas obras são fruto de sua formação calcada na matemática e de poderosos softwares de desenvolvimento.

Zaha Hadid

Centros de congressos  por Zaha Hadid Architects
Zaha Hadid Architects

Dongdaemun Design Plaza

Zaha Hadid Architects

Assim como no Museu MAXXI em Roma, também projeto de Zaha Hadid, podemos ver na foto acima o seus design de linhas curvas e sinuosas, porém contínuas pela maior extensão possível, seja este design empregado em alvenaria, concreto ou em materiais sintéticos ainda pouco explorados atualmente. A junção de design futurista, softwares potentes e materiais os mais diversos, faz com que ela seja um dos destaque da arquitetura contemporânea e um dos expoentes dos starchitects.

Bjarke Ingels (BIG)

O escritório BIG é comandado pelo jovem arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels e é destaque em grandes intenvenções urbanas. Seus edifícios dificilmente se contentam em se colocar timidamente em um canto do quarteirão onde logo seriam esquecidos. Não. Eles normalmente são o centro das atenções, a atração principal mesmo em lugares com rica arquitetura.

Bjarke Ingels (BIG)

Centros de exposições  por BIG-BJARKE INGELS GROUP
BIG-BJARKE INGELS GROUP

EXPO 2010 DANISH PAVILION

BIG-BJARKE INGELS GROUP

As linhas ortogonais não são exatamente o forte do arquiteto dinamarquês. Eles gosta de brincar com curvas e elipses, seja num museu, num quarto, num edifício corporativo. Quando usa linhas retas elas parecem querer sair pela tangente tamanha é a dinâmica empregada. Estas características imprimem em suas obras a agitação frenética da modernidade ou o passo regulador que algo tão monumental exige. Essa habilidade de combinar estas poderosas armas arquitetônicas o colocam em um lugar especial da arquitetura mundial contemporânea.

Norman Foster

Norman Foster, arquiteto inglês conhecido mundialmente pela ousadia com que desenvolve seus projetos sempre figura nas revista especializadas e seu escritório emprega centenas de profissionais dos mais diversos ramos da técnica construtiva em diversas cedes localizadas ao redor de todo o mundo. Sua fama o leve a dar diversas entrevistas a cerca do cenário contemporâneo da arquitetura, do qual com certeza é um dos expoentes.

Norman Foster

Não apenas os exteriores de seus edifícios são espetaculares, mas também as perspectivas internas que podemos encontrar em seus projetos. Ele deve muito aos mestres da perspectivas, como o renascentista Bruneleschi e o cineasta Stanley Kubrick. Esta habilidade de capturar a cena numa tomada de olhar é digna de alguém tão influente e quase onipresente no mundo da arquitetura como é hoje em dia Norman Foster.

Shigeru Ban

O penúltimo vencedor do Pritzker, o Prêmio Nobel da arquitetura, não poderia deixar de estar nesta lista. Sua capacidade de transformar materiais antes considerados quase que inúteis para a produção de arquitetura já é lendária. Um pavilhão feito de papel trançado? Fácil. Uma igreja com estrutura em papel? Confira na imagem acima e se emocione com a imagem abaixo.

Shigeru Ban

Não é apenas o fato de usar o papel coo estrutura que o torna um grande arquiteto, mas sim, mais importante do que tudo isto, a forma como usa tudo isto. As entradas de luz e maneira como a estrutura forma um padrão, conferem a esta igreja uma sensibilidade digna dos mais belos templos, sendo coroada pela cruz ao fundo do altar, também feita em papel, eleito por Shigeru Ban um material santo.

Fuksas

Espaços comerciais  por fuksas

Massimiliano Fuksas é um arquiteto italiano formado na histórica Universidade La Sapienza em Roma. A terra de Michelangelo, Leonardo, Rafael e tantos outros, não tem apenas história e belas obras antigas a oferecer. Fuksas vem s destacando há algumas décadas no cenário europeu e está presente nesta lista como um irmão menor dos outros, mas também como alguém sobre quem muito será falado em um ou dois anos.

Fuksas

Espaços comerciais  por fuksas

Sua coberturas vem causando reboliço e elogiosos comentários da comunidade arquitetônica internacional. Elas não se limitam a edifícios novos ou de estilo considerado moderno. Muito pelo contrário. São estas coberturas envidraçadas e seguras por uma estrutura de aço que coroam edifícios antigos e acabam por trazê-los novamente ao presente, sem causar descaracterização ou dissimulação de suas verdadeiras credenciais.

Quer conhecer mais projetos de tirar o fôlego? Clique aqui e perca o ar!

Conseguiu inspiração olhando estes projetos? Nos conte mais sobre suas impressões.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!