A importância da jardinagem em casa!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Um jardim, normalmente composto por uma vasta gama de espécimes vegetais, é um organismo vivo que obedece aos ciclos de nascimento, crescimento e morte. Ou seja: está em constante mutação. Nem sempre nas vidas corridas que levamos temos a possibilidade de dar a atenção que estes belos espaços de nossas residências merecem. Desta maneira contratamos jardineiros, seja para um trabalho específico ou manutenção periódica. Entretanto, o trabalho destes profissionais não é tão simples e aqui mostramos algumas dicas que lhe ajudarão a escolher o jardineiro correto e a valorizá-lo como ele merece!

Piscina e vegetação

O bom jardineiro conhece as plantas de seu jardim. Desta maneira ele vai saber quais delas tendem a soltar suas folhagens, flores ou sementes nas mais variadas épocas do ano, pois estas podem se dispensar por vários metros. Quando uma piscina se encontra perto da área da vegetação, essas observações se tornam ainda mais importante para que a piscina se mantena limpa e seus mecanismos longe de interferências.

Grama aparada

Jardins modernos por Stockhausen Fotodesign
Stockhausen Fotodesign

Moderner Gartenpavillion im nördlichen Ruhrgebiet

Stockhausen Fotodesign

Uma das primeiras funções que pensamos em um jardineiro executando e aparar a grama. Aquele verde tapete que tão bem faz aos olhos e ao tato não se mantém nivelado, dentro de seus limites e bonito naturalmente. O jardineiro apara-o cuidadosamente ajustando a altura do corte e ainda se preocupa com uma das maiores ameaças aos nossos jardins, as ervas daninhas. 

Cultura e delicadeza

Um jardineiro não é apenas um trabalhador bruto, mas sim expert nas artes da jardinagem e da manutenção dos mais variados tipos de jardim. É portanto que ele saiba de quais jardins está tratando, sua história e as sensações que se buscam com ele. Num jardim oriental, por exemplo, os desenhos feito nas pequenas pedras do solo são fundamentais e constantemente são obra do jardineiro atento ao processo tradicional de sua feitura.

Rústico e/ou comportado

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin de Flores

Terra

A habilidade de saber quais plantas devem crescer livremente e quais plantas devem ser contidas dentro de limites ou podas é essencial para qualquer jardineiro. Podemos ver na imagem acima, jardim desenvolvido pelo escritório Terra, uma bela mistura destas duas características. Enquanto a grama envolta por pedras e a lavanda são contadas com podas visivelmente periódicas, a flor-leopardo e os agapantos crescem livremente, de maneira a obter um belo contraste de cores e formas.

Madeira e outros elementos

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Nem só de vegetação viverá um jardim. Muitos elementos podem ser incorporados aos espaços vegetados de nossas residências ou até mesmo às varandas. É importante que o jardineiro conheça os materiais dos quais esses elementos são feitos, sua manutenção e sua durabilidade, pois muitas vezes seu ofício deixará a área estritamente verde e adentrará por estas veredas.

Composição

Arquitetos, paisagistas e outros profissionais são, maioria das vezes, os responsáveis por projetar jardins e decidir onde cada um dos elementos deverá ficar. Entretanto, no decorrer da vida de um jardim, mudanças inevitavelmente ocorrem devido ao fato da maioria de seus componentes se tratar de seres vivos. Desta maneira é importante que seu jardineiro de confiança tenha conhecimentos de composição estética.

Biosistema

Residência SA - Ilhabela, SP: Jardins tropicais por Gil Fialho Paisagismo
Gil Fialho Paisagismo

Residência SA – Ilhabela, SP

Gil Fialho Paisagismo

Como seres vivos que são, as plantas não aceitam qualquer tipo de tratamento ou ambiente. Assim, é extremamente necessário que o jardineiro entenda quais as prioridades de cada tipo de vegetação e o eco-sistema de onde ela vem. Como na imagem acima, plantas acostumadas a ambientes úmidos tendem a permanece nestes ambientes e ali ficarem exuberantes, bem como plantas de clima árido irão responder melhor a tal tratamento. É de suma importância o jardineiro possuir estes conhecimentos.

Luz e sombra

CASA DE FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO: Casas  por spbr arquitetos
spbr arquitetos

CASA DE FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO

spbr arquitetos

Indo na mesma direção da necessidade do jardineiro saber em qual eco-sistema melhor pode adaptar as plantas de seus jardim, as questões que envolvem luz e sombra são também essenciais. A sabedoria de onde posicionar cada tipo de vegetação em detrimento do movimento do sol e das fases de crescimento de cada planta é requisito básico para o bom jardineiro.

Gostou de ver estes bem cuidados jardins? Clique aqui e confira mais!

Gostou das nossas dicas? Deixe aqui seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!