Casas modernas por CCA|arquitectos

7 dicas para poupar dinheiro ao construir sua casa (o que você precisa saber!)

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Quando você decide começar a construir a sua casa, o que mais assusta durante o processo é conseguir mantê-la em linha com o orçamento disponível. Uma preocupação para qualquer pessoa! Mas se a disponibilidade financeira é um pouco justa e quando há uma grande necessidade de economizar, maior é a preocupação.

Neste artigo discutiremos 7 ideias legais que você pode aplicar para economizar dinheiro na construção da sua casa. O mais legal é perceber que aquelas economias simples podem ser definitivas na hora de aplicar os últimos retoques da decoração. Venha conosco e vamos rever algumas dicas imperdíveis!

1. A escolha dos materiais

Na escolha de materiais, é importante ter em mente que há alguns que, por conta de suas particularidades, são geralmente mais caros, como materiais importados, algumas madeiras, mármore e outras técnicas de revestimento que não são implementadas no país ou que são encontradas aqui em pequena escala.

Você deve escolher aqueles materiais que são mais facilmente encontrados na região onde você mora. O transporte de materiais encontrados mais distantes do local de construção encarece bastante o custo de cada unidade.

Usando pedra, madeira e outras matérias-primas que estão em sua região, você terá uma economia considerável, bem como será possível diminuir o transporte ao mínimo. 

2. O terreno e a compra de materiais

Se o terreno onde você vai construir a sua casa possui desníveis, procure elaborar um projeto que possa se encaixar a ele, pois a escavação e aterramento possuem um custo geralmente alto. E é possível minimizá-lo com um projeto que se adeque ao terreno, poupando dinheiro e possibilitando uma arquitetura mais criativa e inteligente. 

Ao mesmo tempo, procure reservar um local seguro para armazenar alguns materiais, o que permite a compra em maior volume. É importante ter em mãos o inventário dos materiais, para que você saiba as quantidades totais de cada utilização e programação de cada etapa

Há materiais que, quando comprados em determinada quantidade, podem garantir bons descontos. Guarde-os de acordo com as informações de armazenamento adequadas e vá usando à medida que forem necessários.

3. O projeto

  por NUÑO ARQUITECTOS
NUÑO ARQUITECTOS

DISTRIBUCIÓN EN H DE LA VIVIENDA

NUÑO ARQUITECTOS

Para o projeto, busque um profissional de arquitetura. Ele te ajudará muito a economizar o suficiente na obra, além de traduzir com clareza todos os seus desejos e necessidades dentro das possibilidades do orçamento. Por exemplo, as áreas de circulação serão bem distribuídas, garantindo um aproveitamento perfeito da área total disponível, sem desperdícios. Um arquiteto pode fazer-lhe recomendações muito oportunas sobre o uso e tamanho dos ambientes necessários, para que sua casa funcione com o máximo rendimento da metragem quadrada. 

Não faça alterações no projeto em plena construção, aproveite para definir todos os aspectos enquanto tudo está ainda no papel e antes que se realizem os projetos de instalações elétricas, hidráulicas e estruturais. Esse é o momento para alterar e clarificar todas as dúvidas. 

4. Uma opção: a construção pré-fabricada

Casas modernas por Casas Cube
Casas Cube

Casa Cube de 100 m2

Casas Cube

Com certeza você já pensou sobre a possibilidade de construir no sistema de pré-fabricados… Essa é uma boa opção se você tem pressa, pois este tipo de construção com casas modulares – um modelo cada vez mais utilizado em todos os países – evolui bastante a velocidade de sua construção. Se construída em menos tempo, os custos de mão de obra são reduzidos. Além disso, como parte da estrutura está sendo feita em oficina, então aspectos climáticos não interferem no processo, enquanto apenas o solo está sendo preparado para receber a casa. 

Há muitos projetos que podem ser ajustadas às necessidades de cada família, as estruturas podem ser concreto, madeira ou aço, reunindo todas as características, técnicas de isolamento acústico e de clima, que garantam boa qualidade arquitetônica. Alguns podem ter critérios ecológicos e de sustentabilidade, que não têm nada a invejar de qualquer construção tradicional. 

5. As instalações elétricas, sanitárias, estruturais e de vedação

Na construção de sua casa, se você quiser poupar tempo em um edifício tradicional, pode pensar em uma estrutura metálica. Pergunte o arquiteto sobre esta sugestão, fazendo as contas sobre o quanto seria possível economizar com este tipo de estrutura. Verifique também a técnica de estruturação de paredes com blocos de concreto, que dão boa resistência, investigando assim juntamente aos profissionais todas possibilidades interessantes de acordo com o projeto de sua casa.

Não economize dinheiro na qualidade dos materiais utilizados em instalações elétricas e hidráulicas, bem como tubulação, acessórios, cabos, etc. É essencial uma boa instalação, com todas as especificações necessárias para o funcionamento adequado, pois nesse quesito, a economia de hoje pode gerar uma dor de cabeça amanhã. Verifique se os núcleos sanitários estão próximos uns dos outros, salvando o gasto extra com muitos metros de tubulação.

Nas paredes internas, revise a proposta de fazer divisórias em gesso, atuais sistemas de paredes divisórias leves. Elas servem bem para algumas das paredes internas e podem ajudar você a economizar e ter alta qualidade. Use-os em armários e divisórias das áreas sociais, seguindo o conselho do designer.

6. Os acabamentos da construção

Casas modernas por NUÑO ARQUITECTOS
NUÑO ARQUITECTOS

Imagen en construcción

NUÑO ARQUITECTOS

Acabamentos fazem parte da reta final da construção. E existem alguns materiais que você pode investigar, onde será possível economizar o suficiente, sem abdicar de alta qualidade e garantia de durabilidade, como por exemplo o cimento queimado. Este material pode ser usado tanto como revestimentos de piso quanto de paredes e traz cores diferentes para utilização. Ele é impermeável, não poroso e você pode usá-lo em banheiros, cozinha e qualquer outro ambiente. 

Você pode encontrar também diferentes modelos de revestimento para uso em paredes e pisos a partir de madeira reaproveitada. A preços baixos e boa apresentação, suas placas são feitas com camadas de madeira, onde realmente trazem uma excelente apresentação e garantia de durabilidade.

Não se amarre aos materiais tradicionais, investigue novidades em matérias sobre acabamentos e fique de olho nas opções mais econômicas disponíveis. 

7. Onde economizar em materiais e acessórios

Banheiros modernos por NUÑO ARQUITECTOS
NUÑO ARQUITECTOS

La calidez de la madera en el baño

NUÑO ARQUITECTOS

Na escolha das peças sanitárias, você pode economizar no modelo e marca, nunca na qualidade de cada uma. A qualidade pode ser excelente, mas tome cuidado para que você não seja cobrado apenas pelo design, marca ou apenas pelas pelas representarem uma tendência de moda. Escolha as peças que melhor lhe convierem, sem desprezar a beleza mas levando bastante em conta a qualidade do produto. 

De  um modo geral, peças de cerâmica, acessórios e luminárias sanitárias sempre oferecem um preço mais elevado para o que está na moda. E portanto há de ser ter certo filtro e cuidado nessa escolha, principalmente quando o objetivo é economizar.

Gostou dessas dicas? Então siga sua leitura em…

Top 5: os textos preferidos da semana! (14/10 a 21/10)

10 piscinas perfeitas para quintais pequenos!

Gostou dessas ideias? Então conte para nós a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!