Um pergolado em seu jardim - Passo a Passo!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Um pergolado em seu jardim – Passo a Passo!

Luciana P Luciana P
Telhados de meia água  por SOLISYSTEME
Loading admin actions …

Peça comum em grandes jardins e parques, o pergolado é um elemento arquitetônico que nos coloca em contato direto com a paisagem. Este tipo de construção serve como um abrigo parcial do vento, do sol e da chuva, e permite-nos manter um contato vivo e dinâmico com os espaços abertos.

O termo pergolado foi usado pela primeira vez em 1645 por John Evelyn depois de uma visita ao claustro da Trindade, em Roma. Em seguida, em 1654, ele foi adotado pelo conde de Pembroke em Salisbury. Pergolados têm múltiplas funções. Uma das mais populares é a de servir como uma cobertura para jardins e terraços. Aqui compartilharemos hoje algumas dicas e alguns exemplos que podem inspirar você a construir o seu e renovar completamente os ares das suas áreas livres em casa.

Ventilação

Telhados de meia água  por SOLISYSTEME
SOLISYSTEME

The BIOCLIMATIC Pergola by SOLISYSTEME

SOLISYSTEME

A ventilação adequada de um pergolado é muito importante. Um truque para áreas de muita corrente de ar é usar plantas trepadeiras. Esta solução melhora a passagem de ar através da estrutura, assegurando também sombra e uma excelente estética. E no jardim funciona como um elemento contínuo da paisagem. 

Localização

Telhados de meia água  por SOLISYSTEME
SOLISYSTEME

The BIOCLIMATIC Pergola by SOLISYSTEME

SOLISYSTEME

Escolher a localização certa é fundamental na concepção de um pergolado. Normalmente, você deve escolher um terreno regular, de modo que a área de trabalho não seja restringida. Além disso, ajuda a reduzir os custos, uma vez que não é necessário nivelar o chão.

O pergolado também pode servir como uma extensão de alguma área da casa. Veja na foto! Aqui ele foi usado como se fosse uma varanda multifuncional.

Área de inserção

O pergolado deve ser ligado ao espaço em que está localizado. Não deve ser um elemento saliente e descontextualizado, a sua concepção tem que ser funcional. Como podemos ver nas imagens, uma boa opção é aproveitar ao máximo os cantos. Assim, o espaço é otimizado. 

Selecionando o tipo de madeira

Jardim  por homify

Ao escolher o tipo de madeira para aplicar, preste muita atenção no grau de resistência do material. Entre as mais comumente usadas, estão a nogueira, castanheira ou mesmo a madeira compensada. 

Escolhendo materiais adequados

É claro, a madeira não é a única solução para construir um pergolado. Com igual sucesso você pode experimentar com soluções de ferro ou alumínio. No mercado você pode encontrar peças modulares que podem ser montadas de forma muito fácil. 

Determinar a disposição

Na concepção de um pergolado deve-se levar em conta a estrutura a ser utilizada. A escolha pode variar de formas redondas, quadradas ou retangulares. Embora você também possa se apoiar em soluções mais complexas. Use a criatividade! 

Acabamentos

Uma vez montado, não se esqueça da manutenção com revestimentos especiais para proteger a madeira ou o metal.

Finalmente, o pergolado pode adicionar-se de estilo e decoração com diferentes toques, tais como plantas, tecidos ou móveis.

Você gostaria de incluir um pergolado em sua casa? Então siga sempre o homify para sempre se manter atualizado(a)!

Para mais dicas, acesse também:

10 paredes diferentes com ideias para aplicar em casa

10 piscinas perfeitas para quintais pequenos!

Gostou dessas ideias? Então conte para nós a sua opinião!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!