Cozinhas modernas por Transition Interior Design

Estes 8 truques ótimos vão ajudar você a decorar uma casa pequena

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Decoração de espaços pequenos não é nada fácil. Isto demanda muita atenção para que cada pequeno canto seja bem utilizado, sem que a fluidez dos espaços seja comprometida. 

Existem muitas dicas e truques para ganhar espaço. Estar sempre atento a cada uma delas é muito importante para que, em meio às dúvidas, as melhores soluções sejam encontradas. 

Hoje, trouxemos um post especial que indica 8 ótimos truques para ajudar você a decorar uma casa pequena. São dicas que variam do melhor aproveitamento da iluminação à escolha correta dos móveis. Cada uma poderá ser utilizada em diferentes espaços e lugares e, certamente, farão toda a diferença.

Por isto, para evitar apertos nas ideias – e no dia a dia, convidamos você a seguir conosco e aproveitar cada uma das soluções abaixo. Temos a certeza de que, seja para você ou para um amigo, elas serão muito úteis.

Aproveite e inspire-se!

1. Aproveite a iluminação natural

iluminação natural deve sempre ser bem aproveitada. Ela deixa o ambiente mais fluido, agradável e proporciona a sensação de amplitude – além, claro, de auxiliar na economia de energia. Por isto, sempre que possível, aposte em janelas grandes ou substitua as portas tradicionais por modelos envidraçados. Para complementar esta dica, prefira o uso de cores claras no interior do lar.

2. Dê a preferência por móveis planejados

Cozinhas modernas por Transition Interior Design
Transition Interior Design

cuisine, Projet Crimée, architectes intérieurs: Carla Lopez et Margaux Meza

Transition Interior Design

Aproveitar cada pequeno espaço é uma das muitas vantagens dos móveis planejados. Desenhados em medidas específicas e pensados para atender necessidades específicas, estes móveis são imprescindíveis para quem se depara com poucos espaços na decoração. Ainda que não seja possível utilizá-los em todo o lar, vale a pena dar esta preferência para planejar a cozinha.

3. Defina um tema decorativo

Quando pensar na decoração, o ideal é se planejar e definir um determinado tema para o lar. Isto facilitará muito a busca pelas melhores opções. Quando não temos um tema específico em mente, acabamos por levar excessos decorativos aos ambientes, o que pode causar incômodos visuais. Defina um determinado estilo artístico, música, cultura, ou outras coisas que possam refletir sua personalidade. As soluções aparecerão com maior frequência e inspirações.

4. Faça rascunhos na planta

Salas de estar modernas por Planet G
Planet G

Vista dall'alto – Top view

Planet G

Rascunhar espaços é sempre importante para ter em mente como os ambientes podem ser melhores aproveitados. Ainda que você não tenha acesso a projetos gráficos do seu lar, a utilização de lápis e papel pode ser uma ótima solução. Pense em cada detalhe, como tamanhos dos móveis e organização de espaços e as melhores ideias, certamente, aparecerão.

5. Consulte um bom profissional

Salas de estar modernas por Planet G
Planet G

Vista dalla porta d'ingresso – View from the entrance door

Planet G

Nunca é demais lembrar: bons profissionais devem ser sempre consultados. Arquitetos ou designers de interiores têm o olhar talentoso para encontrar as melhores soluções para os espaços disponíveis. Pesquise profissionais que exprimam confiança e busque consultoria. Será um ótimo investimento para deixar seu lar perfeito.

6. Distribua a iluminação

Apartamento de 50m² - Antes e Depois: Salas de estar modernas por Vanessa De Mani
Vanessa De Mani

Apartamento de 50m² – Antes e Depois

Vanessa De Mani

Assim como aproveitar a iluminação natural, saber complementar o espaço com lâmpadas é importante. Luminárias com lâmpadas mais fortes no espaço central, spots distribuídos no teto e até mesmo luminárias de mesa são importantes para evitar espaços de sombra. 

7. Prateleiras fazem milagres

Sete Gatos em 50m²: Salas de estar modernas por Fábrica Arquitetura
Fábrica Arquitetura

Sete Gatos em 50m²

Fábrica Arquitetura

Saber utilizar bem todos os espaços é algo muito importante. As paredes não devem ser ignoradas, principalmente quando se trata de um lar com pouco espaço. Para aproveitá-las da melhor maneira possível, não esqueça da praticidade das prateleiras. Encontradas em diversos tamanhos e formatos, elas serão um caminho muito eficiente para organizar e expor a decoração de maneira prática e fácil. A principal dica é evitar excessos e trabalhar conjuntos iguais em uma determinada parede para que a decoração fique bem equilibrada.

8. Espaços integrados são ótimas soluções

Por fim, uma dica que era tendência e cada vez mais ganha espaço nos lares: os ambientes integrados. Sala de estar e jantar quando integradas, fazem com que os espaços sejam melhores aproveitados e o lar ganhe amplitude e fluidez. Um balcão separando a cozinha da sala, por exemplo, será muito melhor do que uma parede divisória. Vale a pena apostar nesta dica.

E você, tem alguma ideia para compartilhar conosco? Deixe seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!