Banheiros modernos por Sam Tisdall Architects LLP

Aprenda a colocar azulejos como um profissional

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Os azulejos são, provavelmente, o aspecto mais importante do design e da remodelação do banheiro. Os azulejos neste ambiente não só adicionam estilo e cor, mas também são uma maneira de você mostrar a sua personalidade. A colocação deles pode ser feita por você ou por um profissional. A primeira opção, sem dúvida, vai te ajudar a ter um orçamento mais amigável, mas também é um pouco mais complicada e você vai levar mais tempo. De qualquer maneira, é bom que você saiba como fazer. Seja pela economia ou pelo interesse de aprender algo novo. Neste livro de ideias, nós ensinamos o que você precisa saber para começar. Mãos à obra!

1. Faça um plano

Banheiros modernos por Gama Ceramica y Baño
Gama Ceramica y Baño

PATCHWORK TONOS AZULES

Gama Ceramica y Baño

O primeiro passo para colocar os azulejos é fazer um plano. Ao contrário dos outros cômodos, os azulejos do banheiro são usados não apenas no piso, mas também nas paredes e isso deve ser levado em conta no seu plano. Você deve estar equipado com as ferramentas necessárias antes de iniciar seu projeto. Além dos azulejos, algumas das ferramentas necessárias são um misturador, um cortador de azulejo e uma fita métrica.

Azulejos inspiradores para a decoração do banheiro

2. Verifique novamente os tamanhos dos azulejos

Às vezes, os azulejos grandes são mais caros do que os menores, mas eles podem fazer um pequeno espaço parecer maior. Pode ser que você precise cortá-los para para que eles se adequem ao tamanho exato do banheiro. Por outro lado, os azulejos menores são mais baratos e mais fáceis de encaixar. Escolha o tamanho deles de acordo com a aparência que você quer dar ao ambiente e ao seu orçamento. Durante a compra, verifique novamente os tamanhos. A maioria dos azulejos é vendido em centímetros. Por exemplo, o tamanho indicado na caixa pode ser de 12 x 12.

3. Certifique-se de colocar os azulejos corretamente

Banheiros modernos por homify
homify

Hexatile Brillo

homify

Se você estiver usando diferentes tamanhos de azulejos, você precisa primeiro desenhar o padrão no concreto antes de instalar as peças. Não deixe de fora os caixilhos das janelas e nichos inacessíveis em seu cálculo. O arranjo de azulejos no piso do também determina a posição do dreno.

4. Preste atenção a possíveis vazamentos

A impermeabilização é uma grande preocupação: enquanto os azulejos do banheiro revestem as paredes, eles podem encobrir um vazamento. É por isso que temos de garantir a verificação das paredes e do piso antes de prosseguir com a colocação das peças. Se você detectar algum local onde pode acontecer uma infiltração de água, aplique silicone ou faça um remendo com uma mistura de cimento.

5. Seja paciente

A colocação de azulejos não é uma tarefa rápida. Haverá erros. Haverá algumas peças quebradas. Haverá algumas que não vão estar bem posicionados e você ainda terá que esperar secar. O desespero não vai te levar a lugar algum. Por isso, é possível que você leve mais tempo por conta dos erros de principiante, mas você consegue chegar lá.

6. Preste atenção aos detalhes

Banheiros clássicos por INTERAZULEJO
INTERAZULEJO

Gres porcelánico modelo SYNCRO

INTERAZULEJO

Quando você achar que já terminou, é hora de prestar atenção aos detalhes: um azulejo mal colocado ou outro que parece não estar bem preso ou um espaço sem o devido preenchimento. Você vai passar por uma prova de fogo quando decidir tomar um banho. Neste momento é importante se perguntar: você sente o piso confortável ou sente que ele rala as solas dos pés? Tem vazamentos?  Prestar atenção aos detalhes é o último passo, se tudo correr bem, você já é um expert!

E o que você achou da ideia de aprender a colocar os azulejos na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!