Apartamento Lago Norte: Cozinhas modernas por Carpaneda & Nasr

Onde colocar a máquina de lavar roupa?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um espaço exclusivo para a lavandaria dentro de uma casa não é uma grande prioridade, apesar de ser bastante útil. A verdade é que os arquitetos preferem aproveitar o espaço e projetar uma sala maior, uma cozinha mais ampla ou um banheiro com uns bons metros quadrados. E de fato, na hora da visita é o que mais chama atenção, afinal no fundo sabemos que a máquina de lavar roupa irá caber em outros lugares, sem por isso comprometer a decoração ou o design da residência.

No Brasil de forma geral, as casas ou os apartamentos já têm um ambiente definido para colocar a máquina de lavar roupa, pois conta já com a preparação de torneiras e tubos para instalação. Mas, por exemplo, em Portugal, opta-se, geralmente, pela cozinha, pois há um espaço em vão para esse electrodoméstico. Alguns países da Europa, às vezes, o banheiro é o lugar predileto. No entanto, não existem regras, apenas modos de viver e gostos pessoais. Se quiser trocar o espaço da sua máquina por outro, é perfeitamente possível, desde que faça as ligações de água e de eletricidade como deve ser. 

O homify ajudará com algumas dicas para que encontre um novo cantinho para a sua máquina de lavar roupa, decidimos reunir 8 grandes ideias, que sem dúvida irá iluminar você. Aliás, quem sabe seja possível descobrir ideias bem engenhosas e super práticas. Vamos conferir?!

1. Criar uma divisão

Apartamento Lago Norte: Cozinhas modernas por Carpaneda & Nasr
Carpaneda & Nasr

Apartamento Lago Norte

Carpaneda & Nasr

Neste apartamento foi criado um espaço próprio para a máquina de lavar roupa, uma mini-lavandaria no ambiente social – cozinha e sala de estar/jantar. Este cantinho foi equipado com uma máquina de lavar roupa, pia, organizadores para os produtos e umas prateleiras, é bastante discreta. O ponto positivo do projeto é que fecha-se como um armário, graças à porta de correr. Quando estiver fechado ninguém irá enxergar o que tem ali! Incrível, não é verdade?

2. Na varanda

Apê LB - Maxhaus: Terraços  por Estúdio Ventana
Estúdio Ventana

Apê LB – Maxhaus

Estúdio Ventana

Aqui temos uma solução arrebatadora! A varanda pode ser um espaço bem aproveitado, que dá para imensas finalidades, quando bem aproveitada. Com este exemplo, temos mais uma prova, onde colocaram a máquina de lavar roupa e vários armários. Além de ter uma decoração bastante variada e luminosa. 

Nota: se optar por esta solução é necessário certificar-se que a sua máquina ficará bem protegida, aqui o eletrodoméstico está debaixo de uma bancada de mármore e a varanda está protegida por um teto. 

3. Tradicional lavanderia brasileira

área de serviço - lavanderia  ap bossa: Cozinhas modernas por omnibus arquitetura
omnibus arquitetura

área de serviço – lavanderia ap bossa

omnibus arquitetura

As lavanderias brasileiras não têm segredo para ninguém… (ou quase)! São bastante comuns e é uma forma de aproveitar o ambiente fechado, geralmente do lado da cozinha.

Você pode verificar que foi aproveitado para criar uma área de serviço, com máquina de lavar roupa e secar, armários e ainda um varal no teto.

4. Dento de um armário no banheiro

Banheiros modernos por homify

Para quem não quiser deixar a sua máquina de lavar roupa à vista, tem sempre a solução de escondê-la dentro de um armário. É uma ideia bem discreta e possível de instalar em qualquer lugar.

No banheiro pode optar por colocar a máquina dentro do mobiliário existente, como na imagem ou criar um novo armário. Quanto à cozinha, é também comum encontrar máquina de lavar do lado da pia, ou seja, incluída no design do mobiliário. 

5. Criar um espaço extra

Banheiro  por Am by Annie Mazuy
Am by Annie Mazuy

Salle de bains/buanderie / rangement/machines à laver /étagères

Am by Annie Mazuy

Criar um novo espaço dentro do mesmo ambiente. Foi o que os moradores desta casa fizeram, com uma solução de design prático.

Dividiram o banheiro e criaram uma pequena lavandaria, graças à porta de correr, que quando se fecha não deixa nada à vista. 

6. Embutido numa parede

Banheiros industriais por MILL-HOUSE

Certamente que esta ideia irá surpreender-los!! De fato, é no mínimo original e é isso que gostamos no homify, compartilhar com vocês soluções diferentes, engenhosas, práticas e sem dúvida concretizáveis. 

Se tiver que construir uma casa e gostaria de aproveitar corretamente o espaço, sem ter no chão um volume tão grande como a máquina de lavar roupa, pode optar por embuti-la à parede, tal como fizeram neste W.C..

7. Na cozinha

Colocar a maquina de lavar a roupa na cozinha talvez seja um clássico – (modo europeu de se viver), porém não queríamos deixar de compartilhar este exemplo. Como vê, é possível ter uma cozinha bonita e bem organizada, mesmo com um eletrodoméstico volumoso e de cor diferente do restante mobiliário. 

Para quem não quiser deixar à vista, mas não tiver maneira de esconder, pode optar por tapar a máquina com uma cortina. 

8. Numa lavandaria

LAVANDERIA ORGANIZADA: Casa  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

LAVANDERIA ORGANIZADA

Casa de Valentina

Se estiver planejando sua casa, lembre-se de incluir uma lavandaria, mesmo pequena, ela dará muito jeito para tudo, desde de lavar, secar e engomar a roupa. 

No caso de ter já uma, organize da melhor maneira este espaço, para se sentir mais motivado, mas se você deseja um ambiente extra, quem sabe você não se anima em otimizar o seu lar. 

Seguindo o tema de otimização, confira um outro livro de ideias: 5 fotos de cozinhas compactas e elegantes.

E aí?! Curtiu cada ideia para instalar sua máquina de lavar em um novo cantinho? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!