Projeto: Casas campestres por Isnara Gurgel - Arquitetura + Interiores

Uma casa de praia com design brasileiro!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

As ondas de calor já dão sinais de quão quente será este verão. Portanto, para quem sonha com um lugar refrescante, para quem sonha com paisagens naturais relaxantes e agradáveis e para quem sonha em habitar um paraíso tropical, as praias brasileiras são um prato cheio de sabores infindáveis. Todo mundo sonha em se mudar para a praia. Não é a toa que o litoral brasileiro e as regiões próximas à costa concentram a mair parte da população. O mar é o lugar para estar, não somente no verão, mas durante o ano interior, já que somos um país tropical com calor e belezas naturais abundantes. O difícil é escolher a praia mais linda e cativante em meio a tantas opções. 

A praia de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte é uma forte candidata para quem deseja se aventurar pelo litoral nordestino em busca de sossego, paisagens belíssimas e muito sol e calor. A praia é caracterizada pelas altas falésias, areia branca e fofa, conchas, pedras, coqueirais e ondas suaves, que garantem o deleite e a tranquilidade de qualquer morador ou visitante. Neste local magnífico está situada a Casa das Falésias, um refúgio no alto das falésias e voltada para mar, que deixa qualquer pessoas fascinada pela cor deslumbrante de suas águas. A residência foi pensada para o convívio com a natureza e a contemplação da paisagem natural ao redor. A textura e a coloração de suas superfícies remetem ás casas de praia mexicanas. 

Se você é apaixonado pelo clima litorâneo e pela arquitetura tradicional e vernacular, este projeto certamente te deixará maravilhado. Confira mais detalhes e imagens da Casa das Falésias, projetada por Isnara Gurgel – Arquitetura + Interiores, um verdadeiro convite aos prazeres da vida litorânea.

Fachada principal

A fachada principal da residência é marcada pela sua forma vernacular, que remete às tipologias e construções locais, pelo emprego de materiais naturais, como a estrutura de madeira aparente, pela cobertura de telhas cerâmicas de duas águas e, claro, principalmente pelo revestimento cimentado de textura irregular e cor laranja, acabamento típico das casas mexicanas litorâneas. A varanda que circunda a parte posterior da residência e a natureza exuberante do seu entorno realçam o estilo tradicional e rústico da residência. E, a rede de dormir agrega conforto e prazer aos moradores.

Integração com o entorno

Obviamente, morar na praia, próximo ao mar, não é a única condição para garantir o prazer e o conforto de quem quer desfrutar as belezas naturais e o calor do litoral. É preciso que o projeto arquitetônico corresponda ás necessidades práticas dos moradores e que a construção se relacione-se com o entorno de modo natural e harmonioso. Este são alguns dos propósitos do projeto da Casa das Falésias. Situada no alto das falésias, a residência busca a integração com a paisagem natural através do uso de materiais naturais, principalmente madeira. e pelas aberturas generosas, que permitem aos moradores contemplar o mar da praia de Tibau do Sul e tirar proveito da luz e ventilação naturais abundantes. A sacada de um dos dormitórios coloca o morador na altura da copa de uma palmeira. A vista é simplesmente sensacional.

Cozinha

As superfícies externas da casa são revestidas de cimentado, na cor laranja, que conferem-lhe um aspecto rústico e caribenho. Mas não espere encontrar em seu interior a mesma textura e atmosfera calorosa. Nos espaços internos, incluindo as áreas íntimas, predominam as superfícies claras e cores neutras. Na cozinha, os destaques são o piso de pedras e o mobiliário feito de materiais naturais, como as cadeiras feitas de madeira e palha natural da bancada que divide a cozinha do living room. Estes materiais naturais contrastam com as paredes brancas e dão um toque rústico e de aconchego ao ambiente. As luminárias pendentes, também feitas de materiais naturais complementam o décor da cozinha, realçando seu estilo tradicional e simples.

Se você se interessa mais pelo estilo de cozinha rústica, então não deixe de conferir mais ideias e projetos de cozinhas de estilo campestre, clicando aqui

Varanda

A ampla varada da Casa das Falésias oferece um espaço de relaxamento e de convívio social marcado principalmente pela paisagem paradisíaca que se descortina desde o terreno elevado, situado numa falésia. A cobertura de estrutura de toras de madeira e telhas cerâmicas garantem a proteção e sombra, enquanto o piso de pedras, que se estende desde o living room, no espaço interno, dá uma sensação de aconchego e de continuidade espacial com o living room. Além da paisagem natural espetacular, o mobiliário feito de materiais naturais, como madeira e firas naturais, agregam comodidade e rusticidade ao ambiente. Ao fundo, notamos ainda o espaço da churrasqueira, que não poderia faltar neste oásis brasileiro.     

Terraço e deck de madeira

Infelizmente não dispomos das imagens dos ambientes íntimos, como dormitórios e banheiros, para termos um panorama completo desta casa incrível. Os espaços sociais todos se abrem para o litoral e para o jardim situados na parte posterior do terreno. O terraço faz parte do jardim da residência. Neste terraço a simplicidade dá o tom da ambientação. Nada pode concorrer com a paisagem natural fascinante e com as águas cristalinas do mar. Portanto, o espaço conta apenas com um deck de madeira, cadeiras de descanso e dois vasos de plantas. A ordem aqui é contemplar as belezas naturais do entorno e relaxar ao som tranquilizante das ondas do mar. 

Para você que sonha em morar na praia, dispomos de vários projetos residenciais belíssimos com excelente localização. Se tiver interesse em explorar mais um projeto sensacional de casa de praia, leia este artigo.

Em qual destes ambientes você construiria sua casa dos sonhos, na praia, no campo, na floresta ou na cidade?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!