Móveis feitos para crianças

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Crianças querem mesmo é brincar, não tem hora ou lugar, tudo pode virar diversão. Para facilitar a imaginação dos pequenos e também tornar o ambiente mais lúdico e também seguro para tamanha agitação, a melhor opção é desenvolver um ambiente com mobiliário totalmente dedicado a eles. O mobiliário infantil facilita a brincadeira e ainda deixa os pais mais sossegados, pois podem contar que as crianças não irão se machucar e nem nenhum móvel da casa será danificado com as brincadeiras constantes.

Para quem possui uma casa bastante espaçosa, o ideal é construir espaços amplos dentro ou fora da casa para conseguir um melhor aproveitamento do ambiente. As partes externas podem receber móveis maiores e talvez até mais pesados, além de dar vez às outras brincadeiras que não caberiam dentro de casa. Se você tem uma casa que dispõe dessa possibilidade, arrisque. Há muitas opções bastante interessantes.

Mas, se sua casa não é lá tão espaçosa ou você não tem a intenção de transforma a área externa em um espaço com mobiliário infantil, a ideia é fazer do quarto da criança esse espaço de brincadeira e sonho que elas tanto esperam.

Nesse Livro de Ideias reunimos algumas dicas sobre mobiliário infantil onde você pode se inspirar para criar seus próprios cômodos e ainda fazer a diversão para (e com) os pequenos.

Jardim dos sonhos

Nesse projeto do escritório Bellini Arquitetura e Design, o jardim da casa foi transformado em um verdadeiro mapa dos tesouros. Com muitos lugares a serem explorados, o projeto se beneficiou da ampla propriedade para oferecer aos pequenos muita diversão! Baseando-se na ideia de casa na árvore, esse espaço que mescla tobogã e ponte pênsil proporciona um espaço para brincadeiras com diversos desafios. Podendo ser utilizado por todas as idades, esse mobiliário infantil não vai deixar ninguém parado. As setas na placa avisam que há mais diversão ainda esperando por eles na próxima parada. Haja energia para dar conta de tudo!

Quartos menores

Quarto Tom e Lis: Quarto de crianças  por Ameise Design
Ameise Design

Quarto Tom e Lis

Ameise Design

Se sua casa ou apartamento não dispõe de um espaço externo tão grande como o da foto acima, a solução é optar por um mobiliário infantil que seja útil também. Além de agradar as crianças com a parte da brincadeira, o mobiliário também é útil para a casa e pode ser até reutilizado quando ela crescer, basta realizar pequenas modificações. Nesse quarto infantil, o beliche com uma pequena cabana acima é lugar de dormir, mas também é onde a criança pode soltar a imaginação e se sentir uma casinha. A escada com um pequeno desvio também favorece o ambiente lúdico. Fazem parte do mobiliário infantil gaveteiros e até uma pequena estante embaixo da cama que poderá servir como brinquedoteca ou até um ambiente de estudos. Basta acrescentar mesa e cadeira. Funcional, esse mobiliário útil também se adequa a diversas idades

Desafios à vista

Se nos quartos para bebês os nichos são pequenos e abrigam no máximo um objeto de decoração, nesse, ele pode servir até de sofá. A ideia de explorar os espaços com um material confortável e chamativo fazem a deleite dos jovens. Mas, se ele gosta também de agitar, ou tem um irmão um pouco mais novo fascinado por desafios, a opção é a parede de escaladas. Com uma escadinha para ajudar a alcanças os pontos de apoio inspirados em Pac Man, a parede se torna parte do mobiliário infantil desse quarto eclético.

Onde tudo cabe

Quarto infantil  por homify
homify

Die Empore

homify

Essa opção de quarto infantil aproveita todos os espaços! Com um mobiliário feito sob medida para o ambiente, o projeto traz linhas ousadas na escada e também na parte de cima, onde está a cama. Observe há ali um conjunto de prateleiras. Em um universo a parte, a criança se sente protegida na cama mais alta e ainda pode levar brinquedos e outros objetos que podem ser colocados nas prateleiras.  Deixando a parte de baixo livre, o lugar se torna o espaço ideal para brincar durante o dia.

Ideia de índio

Um dos aspectos mais legais da construção de mobiliários infantis é que há inspiração em todas as culturas, não importa a idade da criança, eles enxergam o mundo como um espaço totalmente lúdico e conseguem incorporar diversos costumes. Nesse quarto, a opção foi colocar uma cabaninha indígena. Para leituras ou brincadeiras, além de ser fofo esse espaço é fácil e bastante em conta para ser construído. Sem ocupar tanto espaço, também é ótima opção para casas menores.

Casa própria

Quarto infantil  por HOME feeling
HOME feeling

Chambre d'enfant

HOME feeling

Novamente, tentando dar a ideia de um espaço único e recluso para a criança, essa casinha que abriga a cama faz com que a criança tenha a ideia de que ela tem sua própria casa. Inspirada em uma casinha de fazenda, esse mobiliário foi desenvolvido sob medida para o pequeno espaço disponível no quarto. Com prateleiras visíveis e um box fechado que acompanha o móvel, é possível manter tudo organizado e até a bagunça escondida.

Inspirações diversas

A ideia da arquiteta Karla Silva em transformar o quarto do caçula em um local que lembra uma marina, veio da intenção de se basear no estilo navy. Em outras palavras, é fácil adaptar estilos a todos os gostos e bolsos, basta saber do que a criança gosta e, com um pouco de criatividade é possível criar ambientes fantásticos. Com vários elementos que só os marinheiros têm acesso, o quarto ficou lindo, com um mobiliário prático e bonito.

Quarto de diversões

Quarto infantil  por homify

Esse exemplo é mais um para aqueles pais que possuem espaços o bastante para disporem de um cômodo para criar um quarto de brincadeiras ou uma brinquedoteca. Nesse projeto, o quarto se amplia a parte externa, deixando os pequenos livres para explorarem os diversos desafios que esse mobiliário oferece. Além de uma parte interna como uma casa na árvore, o espaço oferece outros apelos, completando ainda mais os desafios e oferecendo milhões de oportunidades para os baixinhos soltarem a imaginação.

Brinquedoteca

Quando o quarto é um pouco maior que o padrão dos apartamentos atuais, é fácil integrar ao dormitório uma brinquedoteca. Com opções que misturam brincadeiras e um espaço para estudo, é fácil manter tudo organizado em prateleiras e caixas. Reservando mobiliário e espaços definidos para as duas utilidades do ambiente, é muito simples manter uma brinquedoteca organizada e disponível.

Em partes iguais

Se o grande dilema for como dividir o quarto entre irmãos de sexos ou gostos distintos, saiba que há espaço para todos. O mobiliário infantil permite adequações e misturas muito mais que em qualquer outro ambiente. Nessa foto, podemos observar que o irmão mais novo divide o quarto com a irmã mais velha. Se do lado dele há uma parede decora com o personagem do filme Carros, no lado dela a cama que lembra as princesas chama a atenção. No entanto, com a prateleiras servindo de divisão do ambiente, nem parece haver conflitos.

Gostou das ideias sobre como utilizar mobiliário infantil? Conte-nos sobre sua ideia. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!