Inspirações e ideias em tapetes de crochê

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Inspirações e ideias em tapetes de crochê

Lara Berol Lara Berol
  por Muebles Flores Torreblanca
Loading admin actions …

Ninguém foi capaz de descobrir ao certo onde e como surgiu o crochê, técnica antiga para bordar e confeccionar peças para a casa e para o vestuário. Diversas teorias apontam a pré-história como real início para a técnica, porém, o crochê, como o conhecemos hoje é fruto de diversas transformações ao longo do tempo. Passadas de geração em geração, as técnicas desse bordado que exige apenas uma agulha para ser executado, podem dar origens a diversas peças de decoração que caem bem em qualquer estilo.

Esqueça aquele tradicional tapetinho de crochê que faz conjunto com outros adornos para o banheiro. Crochê não é só isso, há diversas utilizações para o crochê atualmente. Os tapetes com essa técnica ainda estão em alta e são peças chave em diversos projetos. Com novas linhas, texturas e cores o crochê é eclético e combina com os mais diferentes estilos.

Reunimos algumas ideias sobre como usar o tapete de crochê em vários ambientes, mas também mostramos como outros objetos de crochê podem acompanhar a decoração do ambiente e até deixar objetos mais bonitos.

Inspiração chique

Sala de estar  por iroka
iroka

Take Off, Una St Ives

iroka

Esse tapete não é de crochê, mas serve de inspiração sobre como cores e certos pontos podem ser utilizados para conferir luxo ao ambiente. Para quem domina um pouco mais da técnica artesanal, é fácil encontrar linhas que forneçam visual parecido com o desse tapete. Quem disse que crochê não fica bem em tapetes para sala? Faça o teste! Por ser uma peça bastante eclética, o tapete de crochê também é democrático. 

Combinando com tudo

Sala de estar  por Homara
Homara

Zigzag

Homara

Não é de hoje que o crochê está presente nas decorações diversos ambientes. Salas, cozinha, banheiros, quartos e até os locais mais improváveis podem receber peças de crochê para compor a decoração. Não é de hoje e parece que ele nunca vai sair de moda. Nesse cenário, combinando com o buffet, o tapete em crochê ganha ares modernos, em contraste com o quadro. Cores e linhas combinando em perfeita harmonia.

Áreas secas e molhadas

Reforma Apartamento Brooklyn: Cozinha  por Estudio MB
Estudio MB

Reforma Apartamento Brooklyn

Estudio MB

Ah, o tapete de crochê na cozinha é um clássico! Com formas, texturas e cores diferentes ele se adapta muito bem à área molhada. A escolha de cores escuras para esse ambiente é ideal, afinal, é uma das áreas de maior circulação da casa, então é natural que o tapete se suje mais. Alguns materiais também são mais resistentes que outros, afinal, depois de muitas lavagens, o tapete pode começar a perder a forma, então na hora de escolher, preste atenção a esses detalhes que podem fazer muita diferença para a manutenção de sua peça.

No quarto do bebê

Para um ambiente tão delicado, nada mais natural que optar por peças que deem leveza e harmonia ao ambiente. Esse tapete de crochê redondo foi feito de modo a combinar com a palheta de cores do restante do cômodo, funcionando com uma peça de decoração bonita e delicada. Escolhido com um pontos mais trabalhados e linhas mais finas, a peça casou perfeitamente com o estilo clean de todo o restante do quartinho.

Claro e evidente

Com o ponto certo, o tapete de crochê pode se tornar o melhor aliado para seu ambiente. Esse exemplo de cor neutra chama a atenção por sua extensão e volume. Em conjunto com as outras peças do ambiente, como as almofadas de tons pastéis e os outros detalhes minimalistas da decoração, o tapete acabou se tornando o objeto central desse cantinho aconchegante e agradável.

Cores e texturas

Novamente, esse tapete não é de crochê, mas servir de base para outros projetos que os utilizem. Não é difícil obter textura bastante semelhante a essa com o ponto certo da técnica. Hoje em dia, há diversas revistas vendidas em bancas de jornal que podem ajudar a quem não teve a oportunidade de aprender o crochê com a vovó ou com a mãe. Também é possível ver várias dicas para tapetes em crochê na internet, em diversos sites especializados. O melhor de tudo é que todos podem aprender e o crochê pode se tornar um passatempo. Quem não gostaria de fazer um tapete ou outro objeto para o quarto do filho ou neto? Esse lindo projeto de quarto de menino que nos serviu de inspiração foi desenvolvido pela arquiteta Flávia Brandão.

Jardim inspiração

Para combinar com o clima leve e alto astral desse pequeno jardim, as almofadas ganharam listrar em crochê colorido. O pé da mesa também não escapou dos dotes artesanais e foi revestido com crochê verde em três tons. Em uma combinação bastante despojada e moderna, o jardim ganhou novo ânimo. Para usar a mesma técnica em outros móveis, basta saber as medidas e finalizar a peça já no móvel que irá ser decorado. Um novo jeito de dar cara nova à móveis antigos sem gastar muito.

Luminária e crochê

Essa luminária antes de receber esse adereço em crochê tinha sua estrutura apenas em metal aparente. Bonita, mas sem muito viço, a peça ganhou outra identidade com as bordas de crochê. A cor escolhida casa com a sobriedade do restante do lugar, mas pode ser substituída por outra, caso seja conveniente. Essa é uma das provas que o crochê é tão eclético que pode ser usado em qualquer ambiente, de qualquer estilo.

Discreto e clássico

Banheiros  por Workshop Interiors
Workshop Interiors

Hidden Storage

Workshop Interiors

Lembram daqueles pequenos porta-joias das casas das vovós que eram revestidos com crochê? Pois é, saibam que essa técnica ainda está na moda. O que mudou, na verdade, é que com a escolha acertada de cores, esses objetos de crochê podem compor diversas decorações, para diferentes ambientes. Esse pequeno pote na estante na parte de baixo foi feito com pontos delicados e cor neutra, a fim de casar com os outros objetos da estante.

Diversos e coloridos

Não necessariamente o crochê precisa estar em só peça na decoração. Seja no tapete ou nas almofadas, o crochê cai bem em qualquer peça, de qualquer tamanho. Nessa cabana que foi inteirinha reformada, as peças de crochê serviram para iluminar e alegrar o ambiente, fazendo contraste com a nova madeira escolhida. Diferentes e coloridas, as peças conferiram um toque causal ao ambiente.

Gostou das sugestões para tapetes e outros objetos em crochê? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!