Sete Gatos em 50m²: Salas de estar modernas por Fábrica Arquitetura

Como adaptar a casa para pets de estimação

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um filhotinho ou um novo animalzinho na casa pode alegrar muito a vida de família, mas não é só curtição, é preciso cuidado. Ao decidir adquirir um cachorro ou gato – ou até mesmo outro pet – é preciso pensar em muitas coisas: gastos que terá, como cuidará dele e principalmente na segurança do bichinho.

Primeiramente você deve escolher qual será sua nova companhia animal, e pesquisar sobre as necessidades dela. Para trazer um novo ser para a casa é necessário adaptá-la para que o pet não sofra, e seja bem-vindo, mas também para que sua casa sobreviva à chegada dele, sem que móveis, piso e acessórios acabem estragando por descuido.

Veja algumas mudanças indicadas para a sua casa antes de ter um novo pet

Se quiser um gatinho, adapte as prateleiras

Sete Gatos em 50m²: Salas de estar modernas por Fábrica Arquitetura
Fábrica Arquitetura

Sete Gatos em 50m²

Fábrica Arquitetura

Os gatos adoram passear pelo mobiliário e subir nas prateleiras. É interessante deixar que eles usem e abusem delas, mas sempre tendo cuidado. Para garantir a segurança do bichano e também de seu itens de decoração, evite colocar acessórios que podem quebrar ou se danificar – muitas vezes machucando o pet – em meio ao caminho deles nas prateleiras.

Prepare um cantinho especial para o novo pet

Seja dentro ou fora da casa, qualquer animal de estimação precisa ter um espaço reservado especialmente a ele. Isso não significa que ele deve sempre ficar restrito àquele lugar, mas sim que é para lá que ele vai quando desejar descansar, ou quando estiver sozinho em casa. Para isso, se tratando de cães e gatos – os mais tradicionais -, deixe nesse canto uma caminha para ele. Se o local destinado ao animal for fora da casa, é preciso ter mais cuidado para que ele não fuja – podendo ser indicado até mesmo um cercado – e é importante também ter uma casinha, que o caiba confortavelmente proteja-o do sol e chuva, por exemplo.

Adeus aos carpetes e tapetes

Salas de jantar modernas por Mac+Wood
Mac+Wood

Table room four seats dishes dog

Mac+Wood

Uma das grandes mudanças que você pode precisar fazer em sua casa para abrigar um animal é trocar o piso. Os pets vão fazer suas necessidades em vários lugares da casa, pelo menos nos primeiros dias, e isso pode estragar completamente seu piso de carpete ou de madeira. Os mais indicados para uma casa com pet de estimação são o piso frio ou vinílico. Outro acessório de sua casa que talvez terá que abrir mão são os tapetes, pelo mesmo motivo. Porém, se ainda desejar os tapetes em algum lugar da casa, recomenda-se que eles sejam fáceis de lavar, e também aqueles mais estampados e escuros, que disfarçam melhor as manchas e pelos.

Coloque telas de proteção na janela

Essa adaptação é imprescindível para quem vai adquirir um gatinho, mas também muito recomendável para os futuros donos de cachorro. Alguns que são mais agitados e conseguem pular na altura da janela, ou alcançá-la por meio de outros móveis podem se distrair com algo do lado de fora e acabar sofrendo um acidente.

Prefira persianas a cortinas

As persianas são mais indicadas por serem mais fáceis de limpar, mas se preferir cortinas de tecido, opte por tecidos mais resistentes às unhas e dentes dos animaizinhos. Brim, lona e sarja são opções que, além de mais duradouras, são de fácil lavagem.

Cuidado com fios de eletricidade

MS apartment: Salas de estar clássicas por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MS apartment

Studio ro+ca

Os fios de eletricidade de tantos equipamentos em nossa casa oferecem grande risco aos bichinhos. Por curiosidade, eles podem roê-los e correm perigo de tomar um choque. Por isso, a solução é escondê-los, tirar os fios do alcance dos animais. Para a sala, um belo painel esconde os fios e ainda deixa um efeito mais legal na decoração. Mas uma opção mais barata e prática é juntá-los e enrolá-los em uma serpentina.

Fique atento às prateleiras baixas

DESPENSA ORGANIZADA: Cozinha  por Meu Móvel de Madeira
Meu Móvel de Madeira

DESPENSA ORGANIZADA

Meu Móvel de Madeira

Se antes de ter um animal em casa você nem prestava atenção no que tinha em cada prateleira e na altura delas, agora isso deve mudar. Especialmente na despensa, ou área de serviço, é preciso ter cuidado com os produtos que ficam expostos, ao alcance dos pets. Os mais perigosos são os produtos de limpeza, por oferecer risco de morte a eles, mas sapatos e mantimentos também podem ser alvo dos pets.

Cuidado com plantas tóxicas aos animais

Plantas como Copo-de-leite, Antúrios, Avencas e Azaleias são tóxicas a cachorros e gatos. Ao serem ingeridas, essas plantas oferecem riscos diversos à saúde dos animais. Por isso, tenha atenção ao seu jardim, e verifique quais flores e plantas você deve retirar antes da chegada do novo pet.

Proteja a piscina

Os animais costumam ser muito atraídos para a água da piscina, seja para brincar ou beber água. Mas para a segurança dele, é mais aconselhável protegê-la com grades ou com uma capa resistente. Assim em um momento sozinho ou de distração dos donos, o pet não corre o risco de se afogar.

Gostou das dicas? Qual pet você quer ter em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!