por PROJEKT MB

7 erros que deixam sua casa mais apertada – e como resolvê-los

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Morar em um lar com pouco espaço é um desafio e tanto. É preciso ter sempre ótimas noções de espaços para que o conforto esteja sempre presente. Embora esta certeza seja tão fácil de ser absorvida, nem sempre é fácil colocá-la em prática. Seja pelas dificuldades em encontrar a melhor organização para os móveis, o melhor tipo de iluminação ou as cores que favorecem o ganho de espaço – ter uma ajudinha para encontrar boas soluções nunca é demais. 

Hoje, nosso Livro de Ideias traz algumas dicas práticas e interessantes para solucionar alguns erros que ocasionalmente acontecem na decoração – especialmente de lares com pouco espaço. Abaixo, listamos 7 erros comuns que tornam o lar ainda mais apertado e, com isso, desconfortável para o dia a dia. Você poderá conferir cada uma delas e ter em mente o que fazer para que a casa fique ainda mais agradável.

Por isto, siga conosco, confira a lista abaixo e inspire-se para ter um lar ainda mais perfeito! 

1. Excesso de objetos

Todo excesso é prejudicial – principalmente quando falamos sobre decoração em lares com pouco espaço. É preciso evitar a exposição de muitos itens em um único ambiente para que o visual não fique poluído.

A principal dica para resolver esta questão é apostar em espaços de armazenamento e, quando não houver onde guardar os itens, repensar na real necessidade em mantê-los. Sempre existem soluções que vão da doação à trocas por outras peças que serão mais úteis para a decoração de outros espaços. Lembre-se da regra de ouro: menos é mais!

2. Móveis com má organização

Salas de estar modernas por Empresa constructora en Madrid
Empresa constructora en Madrid

Estado del salón antes de la reforma

Empresa constructora en Madrid

Cada metro quadrado precisa ser muito bem pensado para que os espaços possam ser bem aproveitados. Por isto, a boa organização dos móveis no espaço é fundamental. 

Uma boa dica para que não ocorra este problema é ter lápis e papel na mão. Faça um pequeno esboço em menor escala. Assim, será possível encontrar as melhores soluções para que os ambientes estejam sempre fluídos e confortáveis, mesmo que não sobre muito espaço para isto. 

3. Pouca iluminação

Luz é essencial para o conforto. Quando organizamos um espaço que não conta com uma boa distribuição de iluminação, percebemos que o ambiente fica cansativo e ainda mais apertado.

Para solucionar este problema, a principal dica é aproveitar ao máximo a iluminação natural no ambiente, já que isto torna o ambiente mais arejado e vivo. Quando isto não for possível, a distribuição de spots embutidos no teto será a alternativa perfeita para evitar cantos com muita sombra.

4. Cores desfavoráveis

Se a falta de boa iluminação é prejudicial para o conforto, o uso de cores escuras também é algo a ser evitado. Sempre que possível dê a preferência para tons claros nas paredes, teto e piso. Elas refletirão uma melhor iluminação no espaço e trarão a sensação de maior espaço e conforto.

5. Espaço mal aproveitado

Aproveitar da melhor maneira os espaços é essencial para que a decoração seja a mais agradável possível. Por mais difícil que isto seja, lembre-se que os rascunhos com lápis e papel sempre oferecem uma boa noção sobre como ficarão os espaços. Dê a preferência para a organização próxima às janelas e utilize somente o essencial. Se faltar espaços, lembre-se de que prateleiras e nichos são perfeitos para aproveitar paredes livres.

6. Não apostar em móveis multifuncionais

Ideias inteligentes sempre fazem toda a diferença. Em espaços pequenos, elas são essenciais. Entre estas opções, o ganho de espaço pode ocorrer com a escolha de móveis multifuncionais que facilitam o dia a dia. Apostar em soluções com marcenaria, por exemplo, é uma ótima dica. Espaços embutidos, móveis com funcionalidades inteligentes e muito mais coisas podem ser encontradas nas mãos mágicas de um bom marceneiro.

7. Mobiliário grande e ultrapassado

Por fim, lembramos que, embora o apego a antigas peças seja algo comum, isto poderá resultar em espaços mal aproveitados. Móveis antigos e pesados podem ser substituídos por soluções com design leve e funcional. Inovar o mobiliário pode significar muito mais do que o imaginado.

E você, tem alguma dica para tornar a casa mais espaçosa? Deixe seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!