Casas campestres por STUDIO  SATTA

Dicas para comprar uma casa sem riscos

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Google+
Loading admin actions …

Comprar uma casa não é tão simples como parece: por trás das aparências, na verdade, se escondem perigos de toda espécie e um processo longo o bastante. Encontrar uma casa parece muito simples: indicações, revistas, anúncios pendurados nas janelas de agentes imobiliários e até mesmo internet podem nos enganar e nos fazer acreditar que a única questão em que você pode tropeçar é errar na escolha da propriedade, no entanto a realidade é outra!

Tudo bem que a compra de uma casa é um acontecimento excepcional na vida de um indivíduo, mas a pesquisa, muitas vezes, revela-se uma grande fonte de estresse, tornando-se um processo cansativo para um acordo, que nem sempre é como o esperado.

É muito importante não ser pego no calor da compra – o que pode acontecer depois de ter visitado um grande número de propriedades e finalmente encontrar o que poderia ser chamado o negócio da sua vida. A pressa com certeza não irá reembolsar todos os esforços. Para concluir uma compra da melhor maneira você tem que ter, antes de tudo, paciência, especialmente se você não quer que nenhuma surpresa desagradável. Então, hoje, nós examinamos várias situações tentando dar conselhos para comprar sua casa com segurança.

Mergulhe-se na nova aquisição

Percebemos que comprar uma casa não é fácil, principalmente porque você tem que lidar com muitas variáveis e, em primeiro lugar, o orçamento disponível. Muitas vezes você até tem um bom orçamento disponível, mas não consegue encontrar o que realmente está procurando. Outras vezes você pode acabar visitando a casa dos seus sonhos, mas não pode pagar .

Para reduzir a perda desnecessária de tempo ou frustrações indesejadas, é preciso sempre fazer a si mesmo algumas perguntas antes de começar sua pesquisa: 

1. Que tipo de casa combina meu orçamento com o que eu desejo? 

2. Tendo em conta todos os custos que isso vai me levar, quanto eu realmente posso gastar? 

3. Como estabeleço minha procura?

Paredes  por Studio di Architettura Fabio Nonis
Studio di Architettura Fabio Nonis

Foto dell'edificio C tra via Cervignano e via Cena

Studio di Architettura Fabio Nonis

Estas perguntas estão intimamente relacionadas entre si, e temos de ser capazes de responder a todas os três para iniciar uma pesquisa frutífera. Se uma dessas perguntas não tem resposta, saiba que está começando com o pé errado.

Primeiro de tudo, estar ciente da despesa real que você pode enfrentar significa ter clareza sobre sua renda, sua capacidade de economia atual e futura, e de seu patrimônio. Ao responder quanto você pode gastar, não deve-se calcular apenas o preço da casa, mas também tudo o que gira em torno da compra: os custos fiscais, os custos dos corretores e taxas legais, e claro, a mudança.

Nós todos gostaríamos de ter dinheiro o suficiente para ter uma casa grande com piscina. No entanto, combinar orçamento e desejo significa ser capaz de julgar o que a nossa casa precisa ter e do que podemos abrir mão. Por último, você tem que entender como estabelecer sua própria pesquisa para não gastar muito tempo e esforço. Saber para onde olhar e como olhar vai fazer você começar com as ferramentas certo, especialmente porque você será capaz de determinar quais propriedades podem ser consideradas interessantes e quais devem ser descartadas desde o princípio.

Negociação-ação: tudo o que está no meio

Quartos  por stagemyhome
stagemyhome

camera blu – DOPO

stagemyhome

Respondendo às perguntas, começa a pesquisa. Depois de ver mais ou menos cinquenta propriedades e finalmente encontrei uma que atende às minhas necessidades. Pena que com uma casa, não podemos fazer como com um par de sapatos: ir ao caixa, pagar à vista, e pronto, ser dona deles. Do momento em que dizemos que queremos a casa até aquele em que estamos segurando as chaves dela, passa algum tempo que, se tiver sorte, são algumas semanas, mas normalmente leva alguns meses.

Outro fator importante a ser tratado com o maior respeito é o preço e as condições de compra, que devem ser estabelecidos diretamente com o vendedor.

O passo mais importante antes de chegar a escritura é a do um contrato, pelo qual ambas as partes concordam com os termos e o preço de venda da casa, concordando também sobre as várias sanções contra aqueles que não respeitam seus compromissos. Devemos dizer que o contrato não demanda formalidades especiais, portanto, se você der maior importância a este acordo, você pode passar essa função para um notário – ou tabelião.

Se o encontro com o notário é opcional para o contrato, um passo em que ele é necessário e na nota fiscal de venda, que é normalmente chamado de a escritura. Aqui, o tabelião fará não só transcrição e celebração do contrato, mas também vai cobrar os impostos correspondentes devidos sobre a compra, dependendo dos requisitos de ambos os compradores e vendedores.

Como posso estimar o preço certo?

Cada casa é diferente e estimar o seu valor não é um trabalho simples. Se a casa de seu interesse é em um edifício novo, você pode tentar fazer uma avaliação dos custos de terreno e de construção. Se a casa já é habitada, deve recorrer ao método comparativo: olhar propriedades semelhantes que foram vendidas nos últimos meses e, a partir desse preço, tentar fazer uma estimativa.

Obviamente esse é apenas o ponto de partida: como dito anteriormente, nenhuma casa é igual à outra e, portanto, também aqui, entrarão em jogo funcionalidades e características que darão mais ou menos valor à propriedade. Por exemplo: se a propriedade desejada está localizada em um edifício no piso superior, mas com elevador e porteiro, e a residência comparada está no prédio ao lado sem porteiro e elevador, teremos de confiar que o primeiro terá definitivamente um maior custo causado pela presença destes dois serviços.

No entanto, não entre em pânico: sendo a questão imobiliária um assunto não exato, você vai precisar entrar em contato com aqueles que têm a experiência necessária para ajudá-lo a estabelecer um preço adequado para o que você quer comprar. É muito importante levar em conta que, se você não está comprando uma casa nova, vai ter que recorrer a uma reestruturação total ou parcial, e que isso vai afetar o custo final do imóvel. Se você não quer gastar com essas reformas, você pode sempre optar por comprar uma imóvel novo, mas acarreta alguns riscos que vamos explicar abaixo.

Que garantia eu tenho se a casa está em construção?

Comprar uma casa ainda não construída tem duas grandes vantagens: a primeira é que você pode personalizar a sua casa de acordo com seu gosto. Outra vantagem é que as casas novas serão melhores com relação a elétrica e toda a tecnologia e, mais importante, não vai precisar de reformas por pelo menos dez anos. 

Infelizmente, nem tudo que reluz é ouro, e, embora os benefícios sejam atraentes, as desvantagens podem te frear com a mesma intensidade. Na verdade, se decidir comprar uma casa que ainda não começou a construir, não é possível fazer uma previsão real da entrega (talvez eles digam um ano e, em seguida, acrescentem mais cinco). Você também precisa saber que os montantes pagos até a escritura podem estar em risco, especialmente em caso de falência da construtora.

Em suma, o que realmente devo ter cuidado?

Cozinhas modernas por homify

Em suma, você entende que a compra de uma casa não é nada simples e é sempre bom viver este momento constantemente em atenção. Depois de decidir o que é adequado para você e a casa, antes de assinar qualquer coisa, peça ao vendedor uma cópia do título de origem ou seu ato de compra, e pergunte se o imóvel está em ordem: existem hipotecas sobre a casa? Se sim, que tipo?

Jardins modernos por STUDIO498 Architettura
STUDIO498 Architettura

La villa vista dal giardino

STUDIO498 Architettura

Lembramos que a pessoa que vende a casa é obrigada a pagar as taxas, como condomínio, até à assinatura da escritura: certifique-se que tudo foi pago corretamente.

Antes de comprar certifique-se de que as plantas estão regularizadas e se não estiverem, tente descobrir o custo para regularização. Você tem que ir ao tabelião com a documentação na mão, ele vai avaliar o que deve ser feito. Além disso, para não tropeçar em surpresas desagradáveis, tenha também uma cópia das normas do condomínio.

Preparado para comprar a nova casa ou ainda tem dúvidas? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!