SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Faça Você Mesmo: como decorar móveis para casa!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Decorar a casa, é sempre um prazer se você procura adicionar sua personalidade e bom gosto na hora da escolha dos móveis. Com um pouco de criatividade, você consegue reaproveitar objetos e materiais encontrados dentro de casa e criar novos itens de decoração, com este conceito que é tendência na decoração: o faça você mesmo (DIY- Do It Yourself ) de maneira muito útil e econômica é possível ter móveis charmosos para sua casa, e dar uma cara renovada para cada ambiente. 

Existem variadas técnicas para renovar o móveis, algumas exigem mais cuidados e outras são bem simples e práticas, e você pode desenvolver dentro de casa, e sem precisar de tanto espaço e muitos materiais. Em comum, a maioria deles tem a preocupação com a sustentabilidade. Por isso o reaproveitamento e reciclagem de materiais é bastante usado.

 Muitas vezes uma boa pintura pode ser a solução para deixar os seus móveis como novos. Uma cômoda antiga restaurada, uma cadeira com uma cor nova, um criado-mudo com uma estampa divertida, fazem toda diferença na decoração, expressando mais criatividade no seu lar. 

Então coloque sua criatividade em prática e levante o astral da sua casa!

Preparando o trabalho

Antes de iniciar um trabalho de restauração e pintura em móveis, é necessário avaliar a peça que será customizada e também o material que será utilizado, muitas vezes, erros na escolha do tipo de material, podem causar danos nas peças e transformar o trabalho em um desastre.

Ao escolher por reformar móveis mais antigos e com a superfície anteriormente pintadas, o ideal é retirar a tinta anterior e reparar as zonas danificadas. Uma boa limpeza da superfície a ser pintada também é muito importante para obter um bom resultado final. Retire qualquer tipo de de gordura, lixo ou pó. Obviamente o tipo de limpeza varia de acordo com o material do móvel. Por exemplo para a madeiras não pintadas em bom estado, basta usar uma lixa fina, para igualar a superfície. Nas madeiras mais desgastadas, é necessário retirar toda pintura velha com produtos químicos e corrosivos.

Por isso, analise a peça e a técnica que será utilizada para conseguir um resultado perfeito.

Usando tinta acrílica

Nova chance ao apê: Quarto  por Lore Arquitetura
Lore Arquitetura

Nova chance ao apê

Lore Arquitetura

Transforme uma cômoda mais antiga em um lindo móvel moderno e colorido! Os móveis antigos costumam ter boas estruturas, design diferenciado e matérias-primas nobres. E não vale a pena se livrar de um móvel dessa qualidade quando ainda há possibilidades de recuperação. A técnica de pintura com tinta acrílica, é uma das mais usadas para restauração de móveis e possui um acabamento perfeito e deixa esse móvel com cara de novo. Repare nesta linda cômoda, que embeleza este quarto de casal, projetado por Lore Arquitetura. Ela ganhou um vivo tom de amarelo em toda sua superfície, deixando -a perfeita para compor uma decoração mais moderna.  

Uma charmosa penteadeira

Neste cômodo projetado pelo estúdio Bloom Arquitetura, a penteadeira antiga, foi restaurada e trouxe um charme a mais para o quarto feminino. Com um acabamento em tinta acrílica na cor azul em tom pastel, esse móvel se destaca no ambiente trazendo muita delicadeza e estilo. 

Usando tinta esmaltada

Quarto  por Hewel mobilier
Hewel mobilier

Table basse émaillée rouge cerclée laiton

Hewel mobilier

A técnica de esmaltação, garante um acabamento mais brilhoso e caprichado para o seu móvel. Esta técnica requer um cuidado e técnica maior no seu preparo.

Existem tintas de esmalte com vários tipos de acabamento, brilhante, meio-brilho e mate, ainda existe o chamado casca d`ovo. Escolha sempre o que for mais indicado para o trabalho que vai realizar. Os de base aquosa são mais ecológicos e mais fáceis de trabalhar.No caso do suporte do móvel ser de ferro, é necessário uma camada de primário anti-ferrugem, para que fiquem como novos.

Esta mesinha, com base esmaltada em vermelho vivo e bordas com um intenso dourado, se torna um requintado criado-mudo para o quarto.

Usando Decoupage

Encantado Flat: Quarto de crianças  por Red Studio
Red Studio

Encantado Flat

Red Studio

Decoupage é a arte de cobrir uma superfície com texturas em materiais como: recortes de jornal, revista e papel, dentre outros. O resultado são objetos decorados de uma forma diferente e criativa! Veja como esta cômoda, ganhou um colorido, com os detalhes das gavetas feitos com decoupage em papel estampado. Segue um passo a passo de como fazer decoupage nas gavetas de sua cômoda:

Cômoda com gavetas coloridas:

1. Antes de tudo,retire as gavetas que você deseja aplicar a técnica. Limpe-as , deixando-a livre de sujeira e pó. 2. Marque previamente o formato que você quer recortar do papel seguindo o desenho de cada gaveta. 3. Recorte o papel no formato que você marcou. 4. Passe uma camada fina de cola branca comum ou cola específica para decoupage (a venda em lojas de artesanato) sobre a superfície. Se o papel for grosso, mergulhe-o na água apenas o tempo suficiente para ele amolecer um pouco, cerca de 10 segundos. Isto tornará mais fácil de moldar o papel no seu mobiliário. 5. Coloque o papel sobre a superfície do objeto com cola e tire as bolhas cuidadosamente um rolo, uma esponja ou mesmo as mãos, com muito cuidado. 6. Aplique uma fina camada de cola sobre os papéis colados na superfície. Repita esse processo mais uma ou duas vezes. 7. Para um resultado ainda mais duradouro, aplique uma camada de esmalte selante para proteger a peça de umidade. Pronto uma nova cômoda para o seu quarto!

Nichos divertidos

Quarto de crianças  por Mes ptits bidules
Mes ptits bidules

Famille Poupées Animaux

Mes ptits bidules

Utilizando também a técnica de decoupage, os nichos do quarto do bebê, podem ganhar uma cara mais colorida e divertida, este em formato geométricos e com um detalhes criativos no fundo, feito com tecido em estampas alegres e descontraídas. São ótimas opões para expor os brinquedos, livros, quadros e outras peças decorativas.

Escolhendo as cores

Quarto  por WOODSTONEBALI
WOODSTONEBALI

Recycled / COMMODE

WOODSTONEBALI

Ao utilizar diferentes técnicas de pintura, decoupage, pátina e etc… você pode ficar livre para usar mil e uma cores no móvel que desejar restaurar. Claro, que tudo depende do estilo que quer dar ao seu ambiente. Para um estilo campestre, os famosos tons pasteis e motivos florais, trazem delicadeza e charme ao ambiente, já os estilo moderno adere a cores mais vivas ou mais densas, para que os móveis chamem a atenção no ambiente. O estilo clássico tem como características cores claras, os móveis com técnicas de pátina e desgaste são ideais para decorar com esse estilo. Os tons amadeirados ou com pintura desgastada em madeira , já incorporam um estilo rústico, perfeitos para ambientes como casa de praia. Use e abuse das cores,certamente a decoração vai ficar mais alegre e com sua personalidade. 

Decoração infantil

Apartamento Bairro de Higienópolis: Quarto de crianças  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Uma boa alternativa, é utilizar móveis antigos e restaurados na decoração do para o quarto de crianças. Quando aplicado cores vivas e alegres a estes móveis, eles ganham personalidade única e encantam o ambiente. Invista em moveis antigos e pinte ou reforme, brincando com as cores que desejar. Como esta dupla de penteadeiras que possuo um maravilhoso tom de azul, realçando na decoração deste cômodo projetado por Carmello Arquitetura

Simples e divertido

Os móveis podem ser modificados utilizando a  técnica de envelhecimento. A ideia é dar ao móvel um visual envelhecido, desgastado, fazendo parecer que partes da tinta se perderam com o tempo. Esta técnica é utilizada com mais frequência em material como a madeira, trazendo um visual elegante e requintado, mas também pode ser aplicada a outros materiais. As cores neutras e sóbrias perfeitas para serem utilizadas como base na decoração. O branco e o bege permitem a ousadia nos acessórios e revestimentos.

Cadeiras repaginadas

Sala de jantar  por Rectory Blue
Rectory Blue

Mismatched Dining Chairs

Rectory Blue

Reforme  suas cadeiras da sala de jantar com as cores vivas e alegres, utilizando a técnica de pintura sobre a madeira, você uma cara nova e mais moderna, e sem dúvida deixa  a decoração mais descontraída. 

Gostou das dicas de decoração? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!