Industrial Loft: Corredores e halls de entrada  por DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

9 ideias fantásticas para aproveitar o espaço embaixo da escada

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Google+
Loading admin actions …

escada pode ser o local perfeito para um bar, um lugar para estudar, um closet, um pequeno banheiro, uma prateleira e até mesmo um jardim de inverno. Além também de ser um espaço para exibir pinturas, outras obras de artes e plantas. Seu uso não é complicado e com um pouco investimento pode dar vida nova a uma área nunca antes utilizada.

Aprenda a fazer as mudanças necessárias para o espaço oco de sua escada se tornar útil, charmoso e prático, para o benefício de todos. Confira nossas dicas e mãos à obra!

1. Jardim relaxante

Corredores e halls de entrada  por Grupo HC
Grupo HC

Projeto

Grupo HC

Uma maneira de aproveitar esta pequena área pouco utilizada é fazer um pequeno jardim zen com arbustos e rochas. Algumas lâmpadas podem ajudar a criar uma atmosfera romântica. É uma maneira bonita e fácil de ocupar esse espaço e não requer muita manutenção.

2. Lugar de armazenamento

Pense sobre as várias possibilidades e escolha, de acordo com as necessidades da família, o melhor uso para esse espaço. Consultar especialistas para saber quanto tempo eles terão de trabalhar para alcançar o seu sonho também é uma boa ideia. Nem sempre o trabalho é caro e definitivamente vai estar satisfeito com o resultado. Para casas menores, a parte de baixo da escada pode servir para guardar o que você preferir, tendo a opção de uma porta para cobrir o espaço.

3. Pequeno bar

Um belo aparador, de preferência em cores vibrantes, com copos, garrafas e outros recipientes tornam-se um bar irreverente. Tintas e tapetes que se harmonizam com o aparador são uma forma de melhorar o espaço e torná-lo mais bonito, com bastante personalidade.

4. Área criativa

Ao colocar prateleiras e nichos sob as escadas e ao lado dela, você pode ganhar muito espaço para guardar e expor não apenas livros, mas artigos de decoração e outros itens especiais como lembranças de viagem, catálogos de exposições e ainda coleções. Nichos e prateleiras podem ter iluminação especial, destacando o material exposto e garantindo segurança para que todos possam subir ou descer as escadas.

5. Pequeno escritório

Se as crianças da casa não têm outro espaço na sala ou quarto para fazer as lições de casa e estudar, esse espaço pode se tornar um pequeno escritório, como proposto no projeto acima. O cômodo também pode ser o escritório da família.

6. Closet

Outra ideia é fazer um armário para roupas de cama e banho, ou até mesmo para roupas do dia-a-dia e sapatos. Em ambos os casos, o espaço pode ser fechado por portas, que ajudam a impedir a entrada de poeira. É uma solução perfeita para aqueles que não têm armário no quarto, um cômodo para ser closet, ou um armário específico para roupas de cama. Tudo pode ser muito bem organizado e discretamente fora da vista dos visitantes.

7. Pequeno banheiro de hóspedes

Um espelho bonito, revestimentos sofisticados e delicadas flores farão toda a diferença ao transformar um espaço inútil em outro funcional e belo. Mas lembre-se que esta ideia requer trabalho e investimento. Você precisará recorrer a especialistas – como um encanador – para saber a viabilidade de usar o espaço sob a escada para essa função, e verificar se tem os recursos para seguir adiante sem preocupações.

8. Estantes para livros

Corredores e halls de entrada  por Azzurra Lorenzetto
Azzurra Lorenzetto

scala libreria

Azzurra Lorenzetto

Dependendo da profundidade, você pode colocar duas fileiras de livros em cada prateleira. Há também a opção de fazer alguns nichos para a colocação de outros objetos a fim de diversificar a sua utilização. Mas você ainda pode usar os degraus para acomodar livros – e não gastar um centavo para fazê-lo.

9. Obras de arte e plantas

Esta área é ideal para pinturas grandes e coloridas, bem como esculturas, que não tem lugar para serem exibidas em outros lugares da casa. O resultado é sofisticado e cheio de personalidade, revelando muito sobre o seu gosto pessoal.

Tem um espaço não utilizado assim na sua casa? Qual a ideia que mais gostou para transformá-lo? Comente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!