Como escolher a cor certa para cada ambiente

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Uma das tarefas mais importantes a se fazer, no momento de decoração de uma residência, é escolher a cor certa para cada ambiente. Cada cor transmite uma sensação diferente: saber dosar estas cores junto ao projeto arquitetônico e ao mobiliário é um processo quase exaustivo, mas com a certeza de um resultado memorável. Na hora de escolher as cores para cada ambiente, é preciso estar atento ao que se deseja de cada espaço. Cores fortes transmitem a sensação de movimento, energia. Cores leves trazem tranquilidade e aconchego. Não por acaso, as cores traduzem exatamente a personalidade dos moradores, que buscam nos elementos do décor referência com as quais possam se identificar. 

As cores podem, ainda, ampliar ou reduzir espaços. Pensar nisso na hora de escolher a cor é fundamental. É preciso lembrar, também, que certas cores deixam o ambiente mais quente e mais iluminado, enquanto outras tendem a esfriar e escurecer o local. Uma sala escura pode ser perfeita para um home-theater, mas pode ser que não funcione tão bem como sala de visitas.

Vamos acompanhar agora algumas dicas de como escolher a cor certa para cada ambiente. Garantimos que, depois de ler este livro de ideias, você vai ver as cores de sua sala com outros olhos.

Entrada

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Corredores e halls de entrada  por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Este é o ponto de partida para quem entra na residência. A entrada de uma casa diz muito, não apenas sobre o projeto de design estabelecido para a residência, mas principalmente sobre quem mora ali. Por isso, é importante que a entrada seja uma área acolhedora, receptiva. Nesta foto, por exemplo temos uma entrada de uma residência que investe nos tons claros, sempre elegantes e sofisticados, mas que insere em determinados elementos do décor a cor amarelo, de forma a recepcionar tanto moradores como convidados de forma acolhedora e aconchegante. O amarelo é uma cor que traz serenidade ao ambiente. Outras cores interessantes para mesclar na entrada são o vermelho e o laranja.

Hall

Assim como a entrada, o hall é outra peça importante na definição do ambiente que aguarda moradores e convidados. Este espaço deve transmitir uma atmosfera de receptividade e acolhimento. Mais uma vez, as cores claras são as mais indicadas, pois além de serem relaxantes, sempre permitem as combinações mais interessantes. Aqui neste exemplo, podemos ver que as cores leves dominam o ambiente, mas são quebradas com sutileza e elegância pelos tons dourados dos acabamentos e pelo vermelho dos estofados – uma cor forte, mas que jamais destoa da atmosfera de boas-vindas presente neste ambiente. 

Este é um dos segredos do décor: cores fortes, quando em pequenas quantidades, são perfeitas para criar contraste e trazer personalidade ao ambiente.

Sala de estar

As cores sempre são bem-vindas à sala de estar. Neste ambiente, costuma-se trabalhar com cores claras, mas com personalidade vibrante e alegre, como o amarelo, o verde ou o champanhe. Afinal, aqui é o local onde os moradores recebem seus convidados, que devem se sentir plenamente acolhidos e em segurança. Neste apartamento nos Jardins, em São Paulo, o design investiu nas cores claras, optando como padrão pelos tons de lilás, presentes nas paredes, nas cortinas e no papel de parede.

O lilás traz uma sensação de relaxamento e renovação, essenciais para um espaço que se pretende como centro de relacionamento e interação da residência. Para quebrar um pouco a força do lilás na decoração, temos o sofá na cor preta que traz um contraste bem interessante ao ambiente.

Escritório

O escritório ou o home office é um dos ambientes mais interessantes de uma residência. Ao mesmo tempo em que precisa ser um local agradável e acolhedor, deve-se tomar cuidado para que não seja aconchegante demais, o que leva ao relaxamento – o que nunca é indicado para quem precisa produzir neste ambiente. Assim, devem ser evitadas cores relaxantes como creme, marfim ou salmão. 

Cores neutras podem ser combinadas com elementos em cores fortes de modo a estimular a criatividade e a imaginação. Nesta foto, temos móveis de tons claros contrastando com alguns elementos em bege, criando uma atmosfera que convida à criação. O quadro em preto e branco traz uma foto de praia, ampliando a sensação de liberdade.

Cozinha

As cozinhas usualmente trabalham com tons leves, em especial o branco. Mais do que uma opção estética, o branco na cozinha garante a higiene do local. Com o passar dos anos, porém, o branco vem cedendo espaço a cores mais fortes e vibrantes. Muito disse se deve a própria mudança da funcionalidade da cozinha: antes restrita a produção quase rotineira de alimentos, aos poucos a cozinha vem se estabelecendo como um espaço gourmet dentro da residência, local de criação e interatividade entre moradores e convidados. 

Por isso, é bastante usual encontrar cozinhas com elementos em amarelo vivo, laranja ou até mesmo vermelho, como neste exemplo da foto. Aqui nesta cozinha de cores vermelhas, balcões e ilhas contrastam com os tons claros das paredes e do piso, criando um espaço amplo, iluminado e repleto de estilo e sofisticação.

Quarto

Quartos  por Celia Sawyer Luxury Interiors
Celia Sawyer Luxury Interiors

Fairways at the Bishops Avenue

Celia Sawyer Luxury Interiors

Um quarto, seja ele de casal ou de solteiro, deve ter como prioridade transmitir uma sensação de aconchego, relaxamento e segurança. Assim, é fundamental optar por cores com tons leves, mas investindo aqui e ali em elementos de contraste, que podem chegar nas mais diversas cores, como o bege, o salmão ou o vermelho escuro. Aqui, por exemplo, temos um quarto de casal que trabalha prioritariamente com a cor branca, quebrando essa linha com elementos como o painel de madeira na cabeceira da cama, os criados-mudos e a lareira. 

O clima de romance deste ambiente se dá pelos elementos em vermelho escuro, presente nas poltronas e nas almofadas da cama. Quando utilizado sem exageros, o vermelho torna-se um contraste dos mais elegantes, principalmente em parceria com a cor branca. O vermelho, segundo especialistas, afeta o coração e aumenta a energia do ambiente. Assim, uma dose econômica de vermelho nas cores do quarto é uma aposta das mais seguras.

Banheiro

Banheiro Social Colorido: Banheiros modernos por INOVA Arquitetura
INOVA Arquitetura

Banheiro Social Colorido

INOVA Arquitetura

Assim como na cozinha, banheiros devem priorizar os tons leves, seja por questões de ampliação do espaço (cores escuras reduzem o tamanho do ambiente) como por questões de higiene. Ainda assim, não há nada que impeça o designer de inserir elementos em cores diferentes dentro do décor do banheiro. Algumas opções de cores que vem sendo utilizadas com sucesso nos banheiros são o verde-claro, verde-escuro, amarelo, creme, areia e terracota. 

Neste exemplo da Inova Arquitetura, temos um banheiro de viés moderno que investe nas cores claras, um branco quase gelo. Para contrastar, foram adicionados elementos em pink, como o tampo da pia, o acabamento do box e nichos para as toalhas.

O que achou destas dicas para escolher as cores certas para cada ambiente? Mande a sua sugestão ou comentário para a gente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!