Salas de estar minimalistas por Pop Arq

Os erros mais comuns cometidos na decoração da sala de estar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma sala de estar perfeita é aquela que se ajusta ao seu estilo de vida, costumes e preferências. Contudo, a liberdade para a decoração nunca poderá ser confundida com desleixo. Por ser um ambiente destinado ao conforto de toda a família e à recepção de amigos, é comum que ali muitas escolhas sejam realizadas sem cuidados que podem trazer um péssimo aspecto ao ambiente.

Para ajudar você a evitar alguns erros importantes na personalidade do seu espaço, elencamos um conjunto de 6 ideias que poderão servir como princípios básicos para que sua sala de estar não apresente um visual descuidado, afetando o conforto e acolhimento do seu lar.

Por isto, siga conosco pelas imagens abaixo e tenha muita atenção às nossas sugestões. Temos a certeza de que, com elas em mente, a decoração do seu lar estará sempre perfeita para ser desfrutada. 

Aproveite e inspire-se!

1. Cores que não combinam

Parece fácil, mas não é. Muitas vezes as escolhas de cores para a sala de estar são feitas sem grandes cuidados. É preciso tomar muito cuidado para que as opções escolhidas não resultem em um ambiente poluído, cansativo e mal aproveitado. 

A principal dica é usar poucas cores que transitem suavemente entre um tom e outro, como, por exemplo, branco com tons claros. Se desejar que o ambiente tenha uma personalidade ainda mais forte, esta transição poderá ser feita com contrastes mais fortes, como branco com elementos pretos ou branco com detalhes em marrom. Estas serão, certamente, uma boa solução para tornar o local agradável e acolhedor. 

Outra dica importante é aproveitar com inteligência a iluminação natural presente para que o ambiente possa parecer ainda mais acolhedor e agradável. 

2. Pouco espaço de circulação

Hotéis  por Inuk Home Studio

A fluidez de espaço é essencial para que a sala de estar fique confortável. A principal dica é manter, ao menos, um espaço de 90 cm. entre um móvel e outro. No caso de os móveis margearem corredores, o ideal é manter uma distância de 1,10 m. 

Lembre-se de que muitos móveis juntos em um pequeno espaço irão interferir negativamente no acolhimento do espaço. Manter a fluidez de espaços é fundamental, especialmente, em um espaço de grande trânsito – como é a sala de estar.

3. TV fora de foco

A TV é um dos principais pontos de atenção em uma sala de estar. Posicioná-la de maneira incorreta tornará o ambiente cansativo e incômodo. Opte por um determinado espaço da sala de estar onde a iluminação não fique refletida na tela. É indicado ainda que a TV fique exatamente na mesa de centro e sofá, oferecendo equilíbrio ao desenho do ambiente. Para que a iluminação seja bem controlada, uma boa opção são as cortinas blackout, que inibem completamente a luz do espaço. 

4. Excessos Decorativos

Salas de estar minimalistas por Pop Arq

A sala de estar é um local especialmente organizado para proporcionar descanso e conforto. Quando ocorrem excessos de elementos decorativos, o ambiente fica cansativo e sobrecarregado. Deixe exposto apenas o que é essencial, onde prevaleça a amplitude de espaços e iluminação. Na decoração, menos é sempre mais.

5. Má iluminação

  por Better Home

Um local bem iluminado é fundamental para que a sensação de conforto exista. Na sala de estar, este recurso deve ser aproveitado ao máximo com a presença da iluminação natural. Para isto, é essencial que as paredes sejam pintadas em cores claras para que a luz possa ser refletida em todo o ambiente. Spots embutidos podem ser muito bem distribuídos para reforçar a sensação aconchegante no espaço, bem como luminárias de mesa para criar espaços destinados à leitura.

6. Organização desfavorável dos móveis

Usar com inteligência os espaços livres da sala é muito importante para que a sensação de descanso seja a principal a ser valorizada. Uma ótima maneira de pensar neste ponto é levar à uma folha alguns rascunhos que deem uma boa noção de uso dos espaços. É muito importante que a organização dos móveis não deixe o cenário visualmente poluído. Mantenha em mente que fluidez e amplitude são essenciais para que todos possam se sentir bem.

E você, tem alguma dica? Deixe seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!