por Movelvivo Interiores

10 erros de limpeza para evitar agora mesmo

Jessica Perriello | Homify Jessica Perriello | Homify
Loading admin actions …

Manter a casa em ordem é uma tarefa muito difícil, e aqueles que dizem o contrário pode estar mentindo. Às vezes não importa o quanto limpamos e dedicamos à essa função, parece que mesmo depois de gastarmos um bom tempo desempenhando esta tarefa a casa ainda não está limpa o suficiente. É nessas horas que nos perguntamos o que estamos fazendo de errado.

Para te ajudar separamos neste artigo alguns erros bastantes comuns que cometemos ao limpar nossa casa. Vamos lá?

Erro 1: Não limpar a esponja

É importante nos atentarmos que após finalizarmos a limpeza em nossa casa, também temos que limpar a esponja que foi utilizada para o serviço. Se você parar para pensar em todos os lugares que você a utilizou, e quantas vezes você a limpou, pode ser que a conta não tenha um resultado igual.

Se você não limpar sua esponja após utilizá-la, certamente que ela se tornará um terreno fértil para as bactérias, odores desagradáveis e propagação de germes de uma sala para outra.

A solução é gerar o hábito de lavá-la diariamente após o uso, e pelo menos uma vez por semana fazer uma limpeza mais profunda. Basta colocá-la no microondas por alguns segundos.

Erro 2: Superfícies pulverizadas diretamente

Sala de estar  por Movelvivo Interiores
Movelvivo Interiores

Sala Tropical Chic

Movelvivo Interiores

Ao começarmos uma limpeza em nossa casa, muitas vezes queremos terminar o quanto antes, e nessa ansiedade para concluirmos a tarefa cometemos mais um erro, que é espirrar o produto de limpeza diretamente na superfície que será limpa, fazer isso é muito comum; porém é muito danoso à superfície, especialmente se são de aço inoxidável, vidro e madeira. Para que a limpeza seja feita de forma correta, o ideal é fazer uma mistura diluída do produto que será utilizado e espalhar com a esponja ou flanela.

Erro 3. Escova de limpeza do banheiro diretamente no recipiente

Banheiro  por Salgar

O que você faz quando termina a limpeza do vaso sanitário do seu banheiro? Após o uso guarda a escova imediatamente? Se a resposta foi sim, neste caso podemos pontuar mais um erro durante a limpeza. O ideal é lavar este utensílio com bastante água e se possível secar um pouco as cerdas. Lembre-se que a área onde este utensílio é armazenado é úmida, e isso faz com que haja um grande crescimento de fungos.

Erro 4. Limpeza muito rápida

Salas de estar clássicas por CC Construction
CC Construction

Light and bright!

CC Construction

Muitas vezes ao iniciarmos o processo de limpeza em nossa casa queremos fazer apenas o básico, para que assim a tarefa acabe o quanto antes. Porém fazer disso um hábito faz com que mais um erro seja cometido, pois uma limpeza rápida não vai eliminar com toda a sujeira de casa de forma eficiente, apenas vai camuflar e acumular. Reserve pelo menos um dia da semana para fazer uma limpeza mais completa.

Erro 5. Não ler as instruções dos produtos de limpeza

Quarto  por &New
&New

Robot Side table

&New

Tem certeza que você usa os produtos de limpeza da forma correta? Se hesitou em responder, pode ser que não esteja fazendo corretamente. Ler as instruções dos produtos de limpeza também é importante, com isso a limpeza será mais eficaz, além de evitar o risco de que algo danifique.

Erro 6. Lavar as janelas em um dia ensolarado

Salas de estar modernas por homify
homify

Window Bay Seat

homify

É muito comum que em dias ensolarados nos animemos para limpar nossa casa, mas podemos pontuar mais um erro aqui, pois com a temperatura um pouco elevada, faz com que a água com sabão evapore mais rapidamente, deixando manchas na superfície que você limpou.

Erro 7. Varrer da esquerda para a direita

Salas de estar clássicas por Lyssandro Silveira
Lyssandro Silveira

Residência A|F – Marina Brasil Arquitetura

Lyssandro Silveira

Ou da direita para esquerda. A forma como varremos nossa casa também influencia no resultado final. Se varremos da forma citada acima, a sujeira é espalhada para trás e para a frente com o movimento da vassoura. A forma mais eficaz é movimentar a vassoura como em S ou Z, desta maneira o chão ficará mais limpo.

Erro 8. Nem sempre mais é melhor

Utilizar uma quantidade exagerada de produto de limpeza não quer dizer que você terá o resultado esperado, é importante utilizar a quantidade de produto de acordo com o tamanho da sua casa. Este erro anda de mãos dadas com o item 5 desta lista, colocando em prática essa dica, vamos conseguir acabar com dois erros ao mesmo tempo.

Erro 9. Não esvaziar o saco do aspirador

Você já notou que o seu aspirador de pó está com cheiro estranho? Isso acontece quando ele está cheio, lembre-se que os sacos onde as sujeiras ficam após serem aspiradas não são eternos, por isso é importante verificar regularmente dentro do aspirador de pó e esvaziá-lo quando necessário.

Erro 10. Utilizar produtos de limpeza em eletrônicos

Se você tem o costume de espirrar produtos de limpeza diretamente nos eletrodomésticos/eletrônicos, avisamos que pode ser perigoso, um incêndio pode ser provocado, ou danificar seu equipamento eletrônico.

Finalizamos com mais essa dica. Lembre-se de não espirrar nada diretamente em seu eletrônico/ eletrodomésticos, opte em utilizar produtos específicos para cada produto que será limpo.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Também separamos mais uma leitura sobre casas geminadas para você!

Ficou motivado ao ler o post? Não deixe de comentar e nos dizer se este post te ajudou.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!