Grávida? Como organizar o quarto do bebê em 9 meses!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Parabéns! Você acaba de descobrir que está grávida de 1 ou 2 meses e não pode se conter de tanta alegria! Comemore bastante agora, porque há muito trabalho pela frente. Mas, sabendo se organizar, é possível montar o quarto do bebê até a chegada dele. 

A primeira coisa você já deve ter: o espaço físico. Pode ser o escritório ou o quarto de hóspedes, não importa: é hora de esvaziá-lo para abrigar o futuro reino do bebê. Priorize um quarto com bastante claridade e boa ventilação. 

Isso feito, é hora de pesquisar bastante nas revistas e sites de decoração, que sempre têm seções especiais sobre quartos infantis. Comece aqui mesmo na homify: há muitos artigos com dicas e imagens de quartos de bebê no Brasil e no mundo. Anote as suas descobertas, os móveis que a encantam, os tapetes e as cortinas que parecem um sonho, os estilos que mais chamam a sua atenção. Mas lembre-se: tudo começa com a reforma de base. O que é isso?

Segundo mês – As melhores cores

Olhe para o quartinho do bebê. Como é a iluminação dele? Talvez seja necessário um projeto de luminotécnica para tornar o espaço mais bem iluminado e aconchegante, com dispositivo de controle de luminosidade. Outra coisa: você quer decoração em gesso no teto? E o piso, está precisando ser revitalizado ou trocado? Se a resposta for sim para alguma dessas perguntas, é hora de chamar os profissionais certos para resolver essas pendências o quanto antes. Afinal, esses serviços demoram algum tempo para serem realizados. Outro detalhe importante a essa altura é a escolha das cores do quarto. Como você ainda não sabe o sexo do bebê, o mais prudente é lançar mão de cores neutras, como o branco e o bege, na pintura das paredes, como ocorre na imagem acima. Ou, se preferir ousar um pouco mais, tons pastéis de verde e amarelo podem combinar com a decoração mais personalizada que pretende fazer posteriormente. Também é o caso de, nesse momento, se pensar na execução de uma decoração mural, caso tenha um tema em mente, ou então na colocação de papel de parede.

Terceiro mês – O berço

Com as pequenas reformas encaminhadas, é o momento para encontrar e encomendar o berço do bebê, o móvel mais importante do quarto. Lembre-se de que, como o sexo do bebê ainda não é conhecido, o mais acertado é escolher um berço em uma cor neutra ou, então, em madeira crua. Você sempre pode personalizá-lo com o enxoval que irá acompanhá-lo. No projeto de Raquel de Castro (com imagem de Cesar Marti), o berço conta com um mosquiteiro, sempre prático e, ao mesmo tempo, romântico. Outro item que também deve ser encomendado agora é a cama de apoio, que servirá para a babá ou mesmo para você nas noites mais tumultuadas da criança. 

Quarto mês – A cômoda

As reformas já devem estar terminadas ou para acabar. O berço do bebê e a cama de apoio foram encomendadas e falta pouco para que cheguem. Mas esses móveis não são os únicos necessários no quarto: uma cômoda para organizar as roupinhas do bebê é essencial. Ela deve ter na sua superfície um trocador, usado para trocar as fraldas do bebê. Geralmente, é comprado à parte mais adiante, quando já se sabe o sexo do bebê. Outro móvel imprescindível a ser encomendado agora é a poltrona para que a mamãe amamente o bebê com todo o conforto. Como a cômoda, a poltrona geralmente se harmoniza com o berço e a cama de apoio, como vemos na imagem acima.

Quinto mês – O armário

Quarto infantil  por CARMAN INTERIORISMO
CARMAN INTERIORISMO

Dormitorio infantil bebé

CARMAN INTERIORISMO

A reforma de base, com certeza, já está terminada e os principais móveis já chegaram. Este talvez seja o melhor momento para, se não aconteceu antes, mandar fazer aquela decoração mural ou colocar o papel de parede dos sonhos, já que provavelmente você sabe o sexo do seu bebê. É também hora de encomendar o armário para acomodar as roupas, mantas, roupas de cama e produtos de higiene. Ele pode compor com os demais móveis na cor, no material e no estilo ou, então, ser algo mais personalizado, como os armários em forma de cabine de praia da imagem acima. Repare que eles são nas cores azul e bege e combinam com a decoração mural praiana.  

Sexto mês – Nichos e prateleiras

Quarto de bebê Candy Colors: Quarto infantil  por Square Arquitetura
Square Arquitetura

Quarto de bebê Candy Colors

Square Arquitetura

É óbvio que, ao longo desses últimos cinco meses, você já comprou e ganhou muitas roupinhas e outros itens do enxoval do bebê. É hora de guardá-los na cômoda e no armário para ver o que mais é preciso. Este é um bom momento para mandar instalar prateleiras e nichos no quarto do bebê, que são ótimos para acomodar objetos e brinquedos que darão vida ao quarto. Na imagem acima, a prateleira inferior tem um suporte para se pendurar roupas e sacolas com fraldas e outros produtos necessários na hora de limpar o bebê. Os nichos e prateleiras também podem ter iluminação interna, portanto, se é isso que você quer, deve chamar o profissional de luminotécnica para fazer o serviço.

Sétimo mês – O tapete

Finalmente está tudo pronto: os móveis já chegaram, as coisas do bebê estão guardadas no armário, o berço, a cama e a cômoda arrumados, os nichos e prateleiras instalados e iluminados. Para o quarto ficar mais aconchegante, nada melhor que escolher um belo tapete no qual o bebê possa ficar debruçado ou sentado em etapas posteriores do crescimento. Prefira os antialérgicos para evitar problemas para a saúde do bebê. Fora isso, você pode optar por um tapete neutro, como o da imagem acima, ou então por um tapete temático, que combine com a decoração personalizada do quarto da criança.

Oitavo mês – As cortinas

Para complementar o aconchego do quarto do bebê, nada melhor do que instalar cortinas que ajudem a manter o ambiente na penumbra nas horas que a criança estiver dormindo. As cortinas podem ser estampadas ou lisas, podem compor um tema escolhido para o quarto ou simplesmente podem ser bonitas como as da imagem acima, que ornamentam um quarto romântico e suave. Uma boa ideia é fazer com que elas componham com o tapete e os estofados do quarto, dando unidade à decoração.

Nono mês – Os brinquedos

Quarto infantil  por ATELIER FB
ATELIER FB

Chambre d'enfant

ATELIER FB

Chegou o nono mês. Você está pesada e se cansa mais facilmente, mas felizmente o quarto do bebê está mobiliado e decorado. Agora é hora de preparar a mala para a maternidade e deixar as saídas para a compra das coisas mais gostosas: os brinquedos. Não se esqueça do móbile para o berço: é ótimo para estimular os sentidos do bebê. Também lembre-se da banheirinha e dos brinquedinhos para usar nela. Daqui a alguns meses, seu bebê vai gostar de ver livrinhos dentro dela. Falando em livros, nunca é cedo demais para ir comprando alguns. Mas os principais são mesmo os brinquedos de encaixar e os bichos de pelúcia. Vá comprando brinquedos apropriados para cada fase, pois o tempo passa muito rápido e é bom se antecipar. Agora é só esperar a vinda do seu bebê! Para outras dicas sobre quartos de bebê, leia este artigo.

O que é essencial em um quarto de bebê?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!