Quartos  por Erika Winters® Design

Um quarto para cada signo do zodíaco

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A astrologia é uma prática muito antiga que pretende conhecer as personalidades e os destinos dos seres humanos pela associação de seus nascimentos e outros momentos da vida com os astros do céu. Um sistema de significação simbólica dos mais ricos, a astrologia afirma que a Terra é assim como o céu, ou seja, o mundo reflete as relações de força entre os planetas.

Isso é captado e compreendido no mapa natal de uma pessoa, em que os planetas assumem posições na roda zodiacal – nos signos do zodíaco –  e criam campos de forças (ou aspectos) uns com os outros, assim como com outros elementos, como pontos relevantes (ascendente, meio-céu, descendente), nodos lunares e estrelas fixas.

Complexa, a astrologia foi vulgarizada a partir de um único detalhe: o signo solar, que nada mais é do que o signo em que o Sol estava na hora do nascimento. Mas existem outros seis planetas relevantes na leitura de um mapa natal e, para se ter uma visão ampla e profunda do mapa natal, é preciso levá-los em conta. 

Mesmo assim, o Sol já diz bastante coisa sobre o impulso de vida, a natureza, as características e a personalidade de uma pessoa. Portanto, pode ser divertido conhecer os prováveis gostos e preferências dela – por exemplo, como ela decoraria o seu quarto – levando em conta o Sol do seu nascimento. 

Para um panorama mais fiel, completo e elaborado, é recomendável mandar fazer o seu mapa natal com um astrólogo profissional. Enquanto isso, descubra as dicas que a astrologia tem a lhe dar sobre o quarto dos sonhos do seu signo solar.  

Áries

Quartos  por Erika Winters® Design
Erika Winters® Design

Contadero Decor, Mexico City 2011.

Erika Winters® Design

Áries, o primeiro signo da roda zodiacal, marca o novo, o início das coisas. Regido por Marte, o deus da guerra e da forja que é relacionado ao sangue, às armas e aos esportes, Áries é passional e disposto à luta e aos desafios. O quarto dele terá sempre um toque de vermelho, por causa do sangue, ou de laranja, por causa da brasa das ferramentas sendo forjadas. O ferro, aliás, é um material que aparece no quarto na estrutura da cama e em pequenos objetos. Como é um signo de fogo, o ambiente costuma ser vibrante – mesmo que só tenha o absolutamente necessário, já que Áries é prático e sem frescuras, pois está sempre em ação no mundo. Um elemento de Fogo é a lareira, que Áries é capaz de querer ter por perto.

Touro

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Quartos  por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Touro é um signo de muitas nuances. Por exemplo, por ser do elemento Terra, pode apreciar muito ambientes rústicos, onde a solidez da madeira e os tons neutros e terrosos imperem. Mas, como é regido por Vênus, a deusa do amor, da beleza e da harmonia, o seu quarto provavelmente será repleto de objetos bonitos, todos disposto de maneira discreta e equilibrada. Como a Casa de Touro é a dos Bens, ele faz questão de mobiliário e complementos duradouros, sólidos e de excelente qualidade. Por ser paciente, é capaz de esperar meses até encontrar uma peça que realmente o agrade. Romântico, gosta que seu quarto seja um perfeito ninho de amor. Assim, a cama deverá ser sólida, larga, macia e confortável, até mesmo com dossel e vários travesseiros. O tapete será macio e felpudo, os móveis serão de madeira nobre, os quadros e enfeites serão sofisticados. Ele dará preferência a cores suaves e tons neutros, sendo que alguns tons de verde ganharão destaque na decoração. 

Gêmeos

Gêmeos é o primeiro signo do elemento Ar, o que significa que ele é leve e está sempre em movimento. Com um espírito jovem, Mercúrio, o regente de Gêmeos, se destaca pelo intelecto, pela curiosidade e pelo desejo de aprender. Assim, o seu quarto provavelmente terá muitos livros, uma bancada para o notebook e uma mesinha de cabeceira para o celular, que fica permanentemente ligado. As cores do quarto podem ser as mais variadas, já que Gêmeos gosta de sempre experimentar coisas novas. O colorido que alegra o ambiente vai tão bem quanto os tons claros, que dão leveza ao espaço. É comum que o quarto tenha tudo em pares: duas mesinhas de cabeceira, duas luminárias de mesa, dois vasos, dois quadros, duas cadeiras e até duas camas, como no caso de quarto de jovens ou irmãos. Afinal, a Casa 3, onde habita Gêmeos, é a Casa dos Irmãos, além da Comunicação.

Câncer

Quartos  por MOB ARCHITECTS

Câncer é regido pela Lua, a deusa da maternidade, dos filhos e das crianças. Por isso, o quarto de Câncer pode apresentar muitas fotos de família, em especial dos filhos ainda pequenos ou dos netos. Muito ligado ao passado, Câncer gosta de manter por perto presente recebidos de amores, familiares e amigos, que enfeitam o quarto de maneira única. As cores são suaves, especialmente o branco e os variados tons de azul. Mas, por causa da Lua, pode gostar de ter objetos prateados no quarto, como molduras, porta-retratos e abajures. A cama é sempre macia e confortável e, como as crianças representam o novo e o fresco, as estampas florais podem aparecer na roupa de cama e no revestimento das paredes. Cristais, material regido pela Lua, também podem enfeitar o quarto, em lustres românticos.

Leão

Apartamento AS: Quartos  por Beth Nejm
Beth Nejm

Apartamento AS

Beth Nejm

Leão é o signo da energia, da luz, da auto-expressão. O quarto dele vai trazer as características do seu regente, o Sol. Poderá ser um quarto de artista, exuberante nas cores e na decoração, ou poderá ser o quarto de um rei, com mobília e complementos clássicos e sólidos na qual se destacam os toques de dourado, que aparecem nas molduras dos quadros, nas esculturas de parede, no projeto luminotécnico. O amarelo é outra cor que encontra muito espaço no quarto de Leão, em especial nas paredes, nas roupas de cama, no tapete, podendo associar-se com a cor preta ou com a vermelha. A cama provavelmente será em tamanho fora do padrão, pois Leão gosta de muito conforto. Tudo deve ser elegante e surpreendente, sempre pronto para encantar. O projeto da imagem acima é de Beth Nejm.

Virgem

Virgem também é regido por Mercúrio, mas é do elemento terra. Ou seja, ele é envolvido com atividades intelectuais, mas também é muito ligado no material, no concreto, no corpo. Como a sua casa é a 6, a que fala do cotidiano, da saúde e do bem-estar, Virgem dá muita atenção à organização, à limpeza e à higiene. Assim, o quarto dele é minimalista: poucos móveis, poucos ornamentos, sem tapetes, cores claras (em especial o branco), perfeitamente limpo e com ares de leveza. A luz natural é importante, por isso grandes janelas. A iluminação artificial procura ser suave e homogênea, a cama é simples e sem enfeites ou almofadas, o piso é de madeira clara e aconchegante. Armários são bem-vindos, já que Virgem gosta de tudo bem organizado, com cada coisa em seu lugar. Justamente por isso, gavetões sob a cama também agradam ao metódico Virgem.

Libra

Sunny Isles - FL - US: Quartos  por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Sunny Isles – FL – US

Infinity Spaces

Como Touro, Libra é regido por Vênus, que se interessa por amor, beleza e harmonia. Mas, à diferença de Touro, Libra é do elemento ar, o que faz com que sua apreciação do belo seja um exercício mental, mais do que uma satisfação dos sentidos físicos. Assim, o quarto de Libra tem linhas equilibradas e estilo moderno, com móveis sofisticados e discretos, cores claras (ou então preto e branco), pisos nobres, cama confortável mas com linhas puras e sem enfeites. O prazer estético de Libra faz com que ele invista em objetos refinados e marcantes, como tapetes estilizados, luminárias originais, iluminação planejada. Associado à balança, Libra também é um sigo dual, portanto ele também gosta de objetos em pares, como luminárias e tapetes. 

Escorpião

Como Áries, Escorpião é regido por Marte, na astrologia antiga, e por Plutão, na astrologia moderna. Assim, o quarto de Escorpião poderá ter toques de vermelho ou de preto. Mas, sendo um signo de água, Escorpião também aprecia cores como azul e verde, embora sua cor preferida seja o roxo, a cor das águas profundas e das vestes eclesiásticas. Isso porque Escorpião está relacionado ao poder e à magia. Seu quarto tem iluminação suave e indireta, a cama é larga, macia mas pouco rebuscada. Os móveis são sólidos, geralmente clássicos e com personalidade. Cadeiras e cômodas estão presentes, assim como tapetes nobres. Os objetos são poucos e cuidadosamente escolhidos, sempre elegantes. Se opta pelo estilo moderno, Escorpião gosta de espelhos e metais sem exageros. 

Sagitário

Sagitário, o signo cuja casa trata das leis, da religião, da filosofia, do ensino superior e das grandes viagens, gosta, antes de mais nada, de espaço. Quanto mais espaço, melhor – como gosta Júpiter, o regente de Sagitário. Aventureiro, aprecia as atividades ao ar livre e, por isso, prefere casas bem abertas para o exterior. Assim, o seu quarto é sempre espaçoso, com pé-direito bem alto e largas janelas. Amante da natureza, Sagitário aprecia o estilo rústico ou qualquer um que dê um papel de destaque à madeira. Portanto, o seu quarto vai ter uma cama grande com estrutura em madeira de excelente qualidade, mas sem enfeites desnecessários. Os móveis são poucos, a luz é suave, o piso é aconchegante, podendo dispor de tapetes de peles. Luminárias são essenciais nas laterais da cama, pois Sagitário aprecia ler e viajar para outros mundos. Uma coisa que também pode estar presente são objetos trazidos de viagens a outros países ou lugares diferentes.

Capricórnio

Quartos  por AAA Architettura e Design
AAA Architettura e Design

Modellazione di interni Soggiorno camera da letto

AAA Architettura e Design

Capricórnio é regido por Saturno, o senhor do Tempo, que governa as estruturas e instituições, além de ensinar a disciplina. O quarto de Capricórnio, portanto, vai buscar o sólido e o atemporal. As suas cores são as do elemento Terra, como marrom, bege e café, mas também o preto, que é eterno. A cama é larga, robusta, geralmente em madeira escura, podendo ter ou não uma cabeceira firme. O couro é um material que ele aprecia, assim uma poltrona de leitura nesse material pode ter um lugar de honra no quarto. Roupa de cama em algodão egípcio e em tons terrosos, como mostarda, ocre ou verde-oliva, pode dar um toque de cor a um ambiente geralmente mais sério. Listras também podem cair bem nas paredes e na roupa de cama, desde que a paleta de cor se mantenha mais austera.   

Aquário

Aquário também é regido por Saturno, na astrologia antiga, e por Urano, na astrologia moderna. É um signo de Ar, portanto mental e, como tal, dado à apreciação estética. Ligado à ciência, à tecnologia e à invenção, o Aquário é revolucionário e aprecia o novo. Na decoração, isso se traduz em um profundo interesse pelo design. Assim, o seu quarto tem uma cama com linhas inovadoras, assim como qualquer outro móvel, como uma poltrona, um armário ou uma cômoda. As cores são puras: branco, azul, cinza, preto. Piso e paredes, por sua vez, são claros e recebem iluminação planejada. Com certeza, TV, computador e qualquer outro objeto eletrônico podem ser encontrados no quarto de Aquário, já que ele aprecia conviver com tecnologia a maior parte do dia. 

Peixes

Quartos  por Bau-Fritz GmbH & Co. KG
Bau-Fritz GmbH & Co. KG

Schlafzimmer Haus am See

Bau-Fritz GmbH & Co. KG

Peixes é o signo do inconsciente, dos sonhos e da espiritualidade. Regido por Júpiter na astrologia antiga e por Netuno na astrologia moderna, Peixes está sempre em permanente expansão e movimento. Assim, o seu quarto é amplo, muito bem iluminado e com móveis e piso de madeira clara e linhas simples. A cama é acolhedora, ampla com muitos travesseiros e almofadas e roupa de cama delicada e discreta. As cores das paredes são o branco, os variados tons de azul ou de verde – as mesmas da roupa de cama. O quarto certamente tem um espelho, metáfora do inconsciente. Terá também elementos de religiosidade ou espiritualidade, como velas, pequenas imagens ou estátuas, quadros com motivos esotéricos ou mitológicos, livros de cabeceira. Mais um signo duplo, Peixes também aprecia os objetos em pares, especialmente luminárias em mesinhas de cabeceira. Para outras dicas sobre quartos, leia este artigo.

Qual é o seu signo? O quarto dele é como o seu?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!