5 passos para iniciar uma horta em casa

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

Já pensou em fazer uma saladinha com as próprias hortaliças e temperos cultivados no jardim de casa? Quanto mais estamos ligados em um estilo de vida pacífico e saudável, tanto mais damos importâncias para pequenos gestos como esse. Plantar, cultivar, colher… A beleza do toque sobre a natureza, o respeito pelo tempo de cada planta, a observação… Todas essas são ações que nos aproximam de nossas próprias raízes e nos reconectam com a vida em si. E o resultado pode ser surpreendente!

Ter uma hortinha em casa ou mesmo plantas aromáticas ou decorativas é um exercício diário de compaixão e cuidado. Aprenda com esses momentos, inspirando-se nos 5 passos que a equipe homify separou para ajudar nessa importante tarefa. Como começar? Descubra já!

1. Escolha um lugar para começar

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015: Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Sua horta pode funcionar muito bem em diferentes espaços e situações. Mesmo quando não temos disponível em nossa casa um quintal espaçoso ou floreiras, é possível inventar com jardins verticais, vasos e até mesmo caixotes! O objetivo é buscar um ambiente de luminosidade, com a face voltada preferencialmente para o norte, onde receberá bastante incidência solar.

2. Prepare bem o solo

Se a sua horta for criada em um local de terra boa e abundante, basta verificar os níveis de acidez e fertilidade, ou na dúvida, acrescentar adubo e deixá-la bem fofinha e sem ervas daninhas para o plantio. Se o seu caso será o de inovar, trazendo sua horta para dentro de casa, será necessário adquirir uma terra já adubada e preparada. Monte seus canteiros com o espaçamento indicado para cada espécie.

3. Escolha as espécies preferidas

Como dissemos, após o preparo da terra, a escolha das espécies que serão plantadas definirá a maior parte das etapas a seguir. Neste caso, leve em consideração os períodos mais favoráveis para semeadura, os portes das plantas e suas características principais. Procure se informar para não misturar, por exemplo, plantas mais e menos sensíveis ao sol e água em um mesmo espaço. Nessa hora, indicamos escolher plantas entre: alface, cebolinha, salsinha, manjericão, coentro, espinafre, rúcula, tomate, cenoura, beterraba, e muitas outras.

4. Plante as mudas ou sementes

Jardim  por BACSAC®
BACSAC®

Le carré potager BACSAC : outil pédagogique

BACSAC®

Assim que você escolher as espécies, terá informações sobre qual a particularidade de plantio de cada uma. Vale apostar em sementes e mudas, basta definir qual a sua habilidade em cultivo e escolher aquela que mais se adapta ao seu tempo e necessidades. Lembre-se que, em muitos casos, as pequenas plantinhas semeadas precisarão ser replantadas para o local definitivo. 

5. Cuide bem delas diariamente

Um horta exige cuidados diários, independentemente de seu porte ou local de implantação. Neste exemplo que trouxemos na foto, a hora foi instalada de forma vertical e ornamental, decorando o ambiente, trazendo perfume e também possibilitando o consumo de plantinhas criadas em casa. 

Lembre-se, a beleza de sua horta só será preservada com regas diárias, controle de pragas e doenças e muito carinho. Encare isso como uma tarefa lúdica e agradável incorporada à sua rotina diária. O resultado sem dúvida será fantástico!

Para saber mais sobre hortas e jardins, acesse:

19 ideias simples para jardins com resultados espetaculares!

Como cultivar vegetais em uma horta pequena?

Horta vertical em estrutura metálica: Jardins tropicais por Ésse Arquitetura e Interiores
Ésse Arquitetura e Interiores

Horta vertical em estrutura metálica

Ésse Arquitetura e Interiores

Jardim  por Roundhouse Architecture Ltd
Roundhouse Architecture Ltd

Laundry Cottage, Glen Dye, Banchory, Aberdeenshire

Roundhouse Architecture Ltd
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!