Faça você mesmo: Ideias de Shabby Chic

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Nós do homify adoramos escrever sobre ideias inovadoras e ao mesmo tempo econômicas. Uma das tendências de decoração que mais está em alta no momento é o estilo Shabby Chic - essa palavra ainda não possui uma tradução definida no português, mas nós traduzimos para você! Shabby quer dizer usado, velho, surrado e combinado com a palavra chic (chique) quer dizer algo que já foi usado, ou que possui uma aparência usada porém ainda é chique e elegante. 

Apesar de muitas lojas ou boutiques venderem peças desse estilo à um preço elevado, essa tendência é super fácil de recriar. Você não precisa ir à lojas caras de designer procurar por peças prontas. Você pode simplesmente fazer em casa sem gastar quase nada! 

Hoje, nós escolhemos alguns dos projetos mais atraentes para você saber exatamente como decorar a sua casa deixando-a Shabby Chic! Veja aqui:

O charme do florais

As peças florais também são parte dos elementos utilizados para compor o visual Shabby Chic. As opções são flores silvestres em vasos simples ou em garrafas vintages de vidro. Você também pode utilizar peças têxteis com estampas florais ou caseiras. Na imagem vemos como a estampa floral deixou o ambiente, mais alegre e harmonioso. Neste exemplo, a estampa floral foi distribuída por toda à parte mas de um jeito equilibrado, sem exageros. Você pode notar detalhes floridos no pequeno futon, nas almofadas do sofá e nas cortinas. 

A beleza de materiais envelhecidos

O Shabby Chic é uma tendência com um estilo feminino, elegante e sereno. As suas características mais marcantes é a patina em peças de mobiliário que foram previamente usadas. Os tons que predominam é o branco e cores pastel.  Não subestime a simplicidade chique desse estilo; essa é a ideia – utilizar peças com uma aparência surrada. Veja o charme que a cama e a cadeira (que apresenta ferrugem) desta imagem, esse é um jeito super criativo e econômico de você deixar a sua casa super chique e feminina reutilizando aquelas peças que você já não gostava mais. 

Uma atmosfera romântica

O Shabby Chic é um conceito desencanado e não teme ousar na escolha de materiais surrados e com um visual cansado. O ar romântico do Shabby Chic torna qualquer ambiente agradável. Veja que mesmo a porta do quarto com patina e um aspecto velho e sujo que deixa o ferrugem e a aparência velha à mostra se torna parte de um espaço impecável! Os móveis seguem uma linha provençal e são misturados entre diferentes materiais como o ferro e a madeira. 

Patina e flores silvestres

O Shabby Chic pode ser aplicado por toda a casa. As mesas rústicas são perfeitas para dar vida à este estilo. Venha como a simplicidade e harmonia desse espaço se misturam de uma maneira homogênea. Como já falamos a patina é uma técnica super utilizado para compor o efeito Shabby Chic. Os vasos de vidro com flores frescas deixam o ambiente mais agradável e verdejante. 

Cabbages and Roses nos deixou sem palavras com essa linda inspiração  de Shabby Chic! A patina e cortinas florais complementado com vasos de flores silvestres é uma maneira super refrescante e suave de aderir o estilo sem gastar muito. 

Móveis nesse segmento tendem a ser caros, porém você pode muito bem usá-los como inspiração para recriar o seu.  Existem várias técnicas para recriar a pátina – mas em geral esse  é um trabalho simples e até terapêutico. 

Os materiais que envolvem o processo da patina é lixa de madeira, pincel de pelo macio, tinta branca e tinta em tons neutros ou pastel que seja da sua preferência. O processo não é demorado e devido à patina ser uma técnica que  fica bonita devido as suas irregularidades em textura, não é preciso temer na hora de pintar! Então crie coragem e renove já aquela sua mesa ou criado-mudo, com toda certeza você irá adorar o resultado!

Contemporâneo e acholhedor

Além de patina e de cores pastel o Shabby Chic também adere à elementos quase coloniais. Lustres mais elaborados e móveis em madeira fazem parte do conceito. A cozinha da imagem nos lembra uma cozinha de casa de campo ou fazenda, ela também pode fazer parte da proposta do Shabby Chic. A arquiteta de interiores Valéria Oliveira criou esse elegante projeto que é uma mescla perfeita entre o antigo e o contemporâneo – o resultado é encantador! A cozinha ficou aconchegante, delicada e super confortável! Se você também prefere usar o Shabby Chic como uma das características da sua casa porém complementar o ambiente com peças mais atuais e modernas esse exemplo é a inspiração ideal!

Você gostou desse artigo? Deixe aqui o seu comentário. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!