Chalé mineiro para curtir férias!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Homify apresenta um projeto de reforma extraordinário de uma residência localizada no Retiro do Chalé, na cidade de Nova Lima, Minas Gerais, que necessitava de uma ampliação e de maior comodidade para o casal de proprietários, que adora receber os amigos. O projeto de autoria de MMMundim Arquitetura e Interiores buscou valorizar o gosto do cliente e expressar sua personalidade em cada espaço e em cada detalhe. Um dos destaques do projeto é o uso de cores fortes, que expressam a personalidade extrovertida e jovial dos moradores, além do emprego de mobiliário de design marcante e materiais rústicos e nobres, de qualidades estéticas expressivas. 

Curioso para saber explorar com mais detalhes este projeto de reforma residencial, feito para curtir o lado bom da vida? Então fique conosco e confira a seguir mais imagens da Casa Retiro do Chalé, que certamente te deixará surpreso e impressionado pela qualidade de seus ambientes e seu clima despojado e original.

Fachada posterior

O projeto de reforma preservou a essência da edificação e seus elementos originais, que lhe conferem um aspecto rústico, como a varanda, as esquadrias de madeira e a forma simples e tradicional, marcada pela cobertura de telhas cerâmicas de inclinação acentuada. Porém, a adição de cores fortes, como a azul das superfícies externas, deu um aspecto mais extrovertido e mais personalidade à residência. Além disto, novos espaços foram criados, para atender às necessidades práticas dos moradores, como o deck de madeira, integrado à varanda, que serve de espaço reuniões de amigos e familiares, contendo uma mesa de madeira de demolição capaz de acomodar até vinte pessoas. A ordem do projeto é curtir o lado bom da vida, que inclui compartilhar bons momentos na companhia de familiares e amigos e desfrutar de um ambiente natural e agradável que permite o contato direto com a natureza.

Living room

A sala de estar é marcada pela neutralidade das superfícies, que realçam a presença do mobiliário de madeira e a nobreza e qualidade material do piso, feito de mármore. Portanto, o antigo piso da sala, danificado e gasto, foi substituído pelo piso de mármore Travertino Bege Bahia, que realça a elegância e luminosidade do ambiente, que conta ainda com detalhes como uma lareira a lenha, revestida de pedras e com chaminé metálica, que dá um toque rústico e calor ao ambiente.

Mobiliário

Uma das maiores sensações do projeto de interiores é o reaproveitamento de móveis existentes e antigos dos proprietários, que não foram descartados e após um processo de repaginação ganharam nova vida e um aspecto contemporâneo, sendo incorporados aos novos ambientes. Peças que pertenceram aos avós também foram repaginados e reaproveitados, dando um toque de sustentabilidade e tradição ao projeto.

Papel de parede temático

A sala de jogos, um capricho dos moradores e um espaço de lazer para desfrutar com os amigos, abriga uma poltrona antiga, que foi repaginada e recebeu estofamento aveludado adamascado floral e listrado em tom verde, que contrasta com o papel de parede clássico na cor azul e com estampa floral, que dá mais elegância e personalidade ao ambiente, que conta ainda com uma luminária vermelha da Abatjour de Arte e um armário de madeira de estilo rústico.

Sala de jantar

A sala de jantar, integrada à sala de estar, se destaca pelo requinte do mobiliário e pela combinação de cores vibrantes, que dão personalidade e deixam o ambiente mais extrovertido. O mobiliário da sala de jantar inclui uma mesa de jantar de estilo clássico e tom neutro, cadeiras de madeira coloridas, nas cores vermelho, amarelo e verde e luminária estilo galpão, na cor preta, da Abatjour de Arte. E, detalhes como a tela de Luiz Sternick incrementam a decoração do ambiente e dão-lhe um toque de sofisticação. A continuidade do piso Travertino reforça a sensação de integração espacial e a elegância do ambiente.

Home-office

O home-office é mais um capricho dos moradores realizado pelo projeto de reforma. O ambiente se destaca pela combinação de texturas naturais dos materiais de acabamento, como a madeira, presente no painel, e o mármore travertino, que reveste o piso. Soluções exclusivas, como a estante de madeira com nichos abertos e um armário inferior com portas metálicas, deixaram o ambiente mais personalizado e funcional.

Mais informações sobre projetos de home-office, você encontra aqui.

Cozinha rústica

A moradora é chefe de cozinha e o casal adora receber amigos em casa. Portanto, um dos espaços que mais recebeu atenção do projeto de reforma foi o espaço gourmet, atração principal da residência e o coração do projeto. A atmosfera rústica do ambiente é evidente e foi inspirada nas residências tradicionais interioranas de Minas. Apesar do aspecto rústico, evidenciado pela churrasqueira, pelo fogão a lenha, na cor amarela, e pelas prateleiras de madeira que deixam os utensílios cerâmicos à mostra como artigos decorativos, a cozinha priorizou o conforto e sobretudo a funcionalidade. A bancada de tijolo de adobe e tampo de granito Verde Ubatuba, portanto, agrega funcionalidade e charme ao ambiente.

Lavabo

O lavabo da residência apresenta uma combinação peculiar e contrastante de texturas e cores. Enquanto a metade superior das paredes é revestida de madeira, a metade inferior das parede possui acabamento cimentício. Ambos materiais reforçam o estilo rústico do ambiente, que conta ainda com um espelho de design clássico, uma banqueta de madeira como bancada e uma cuba simples apoiada sobre a banqueta. A composição inusitada dá um charme e uma personalidade especial ao lavabo.

Para obter mais ideias e informações sobre as cubas mais bonitas do mundo, leia este artigo.

Qual o melhor ambiente para curtir a vida, o campo, a praia ou a cidade? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!