Salas de estar  por Bloomint design

7 hábitos para deixar sua casa sempre limpinha

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Quem não gosta da sensação agradável que produz uma casa arrumada e limpinha? Para qualquer pessoa, é importante que exista uma ordem na casa, com leveza e sem grilos, de forma que seja possível desfrutar de momentos relaxantes e confortáveis. 

Manter a casa arrumada tem muitos benefícios. Como menos preocupações, menos tensão e stress, mais paz e tranquilidade, mais espaço para o que é importante e menos manutenção diária. As tarefas de organizar e limpar a casa às vezes podem parecer complicadas e cansativas, especialmente quando há crianças pequenas ou o quando grau de carga profissional ou doméstica é alto. Mas se forem abandonadas por alguns dias apenas, sabemos que tudo pode virar um verdadeiro caos de um dia para o outro. 

Aqui no homify estamos sempre dispostos a dar uma mãozinha e desta vez oferecemos algumas dicas preciosas para tornar a sua casa limpa e organizada pelo maior tempo possível.

1. Tente colocar tudo em seu lugar

Salas de estar  por Bloomint design
Bloomint design

HOTEL CAL REIET – GUEST HOUSES

Bloomint design

Quando chegar em casa, não deixe sua carteira, bolsa ou outros objetos espalhados pela casa. Tenha um pouco de disciplina e mantenha o casaco no armário, a bolsa no lugar certo e deixe as chaves e carteira no gabinete de entrada. Mantenha objetos guardados das superfícies e atribua um lugar para cada um deles.

2. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

Tarefas que você adia eventualmente se acumulam e quanto mais você posterga, mais preguiça dá para concluí-las. Portanto, é importante estabelecer uma rotina de tarefas a executar, ao mesmo tempo que surja a necessidade, e evitar atrasá-las, buscando praticidade no dia-a-dia.

3. Ataque o banheiro todos os dias

Estamos cansados de saber que a limpeza do banheiro é desagradável e aborrecida, mas não há melhor remédio do que fazê-la de uma vez. Se não limparmos o banheiro todos os dias, será muito mas incômodo realizar essa tarefa no dia seguinte porque a sujeira será ainda maior e de mais difícil remoção. Mais uma vez, o hábito joga ao nosso favor!

4. Faça a cama e ventile o quarto

Para ventilar uma casa apenas se necessitam 10 minutos. Durante esse tempo, você pode tomar uma ducha, trocar de roupa ou apenas se preparar para uma outra tarefa qualquer. A continuação é simples: basta voltar ao quarto, fechar as janelas e fazer a cama. E sem se dar conta, terá uma casa pronta para a noite seguinte. Como você pode ver, não necessita de muito!

5. Lave os pratos e talheres após cada refeição

Procure impedir que se acumulem louças na pia. Já sabemos que se trata de uma tarefa ingrata, mas se fazermos após cada uso, acumulam-se muito menos talheres e pratos, evitando as temíveis pilhas de louça. Ao fim dessa tarefa, você verá que lavar a louça de uma única refeição é muito menos tedioso e demorado e até mesmo pode trazer uma sensação de dever cumprido como recompensa. 

6. Reserve um cesto para roupa suja

Ter um cesto para roupa suja fará com que cada peça de roupa não fique espalhada pelo banheiro ou dormitório. Não é só uma questão de ordem e limpeza, como também de higiene, pois a roupa suja desprende mais odores do que quando contida em um mesmo recipiente, evitando que se contamine o resto da casa. O banheiro e a lavanderia são os lugares mais adequados para esta finalidade. 

7. Planeje os dias destinados a uma limpeza mais pesada

Existem dois tipos de limpeza: a diária, a inevitável e obrigatória, e outra limpeza que é mais pesada, quando abordamos o interior dos armários, acima dos mobiliários altos e abaixo dos móveis maiores, com cantos de difícil acesso. É melhor planejar essas tarefas regularmente, uma ou duas vezes por mês, e evitar surpresas desagradáveis, do que ficar muito tempo prolongando a inevitável limpeza pesada que a casa tanto necessita. 

Para mais dicas e projetos, acesse:

Antes e depois: jovem transforma estúdio de 24 m² em uma casa incrível

6 ideias para aumentar um espaço pequeno

Gostou das dicas? Conte para nós como você faz em sua casa!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!