Residência SA - Ilhabela, SP: Jardins tropicais por Gil Fialho Paisagismo

15 jardins com pedra fáceis de cuidar

Jessica Perriello | Homify Jessica Perriello | Homify
Loading admin actions …

O quintal é a extensão da nossa casa, e quando no quintal se pode ter um jardim, essa extensão fica ainda mais completa. Através do jardim conseguimos ter um contato com a natureza, relaxar, além de conseguir um ambiente tranquilizador através do jardim. Não é só de plantas que um jardim é composto, um grande aliado às plantas são as pedras para decorar e conseguir vários efeitos, separamos neste post 15 jardins com pedra que são fáceis de serem cuidados.

1. Dentro de uma caixa

Uma opção interessante é colocar as pedras dentro de uma limitação, no caso da foto essa limitação é feita através de uma grande caixa de madeira, assim nenhuma pedrinha se perde, além de criar um degrau tornando toda a composição interessante.

2. Marcando um caminho

Residência SA - Ilhabela, SP: Jardins tropicais por Gil Fialho Paisagismo
Gil Fialho Paisagismo

Residência SA – Ilhabela, SP

Gil Fialho Paisagismo

Olha que interessante usar as pedras para marcar um caminho, no caso dessas pedras elas não possuem um formato específico, dão um ar descontraído para o ambiente. Um detalhe que não pode passar despercebido é a piscina com sua borda infinita.

3. Marcando um outro caminho

Usar pedras para marcar um caminho, é uma opção muito comum, mas não deixa de ser interessante. Neste caso, temos a mesma marcação de um caminho com pedras sem formatos específicos que levam direto para um verdadeiro oásis, um lugar perfeito parar relaxar.

4. Um lugar especial

Gosta de jardinagem? Se sim, uma ótima ideia é separar um cantinho para você cuidar das suas plantas e jardim, e no chão coloque pedrinhas para demarcar esse lugar como especial. Imagem inspiradora.

5. Siga os meus passos

Escritório Jardim: Jardins modernos por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Escritório Jardim

CP Paisagismo

Aqui também é outro exemplo de como utilizar pedras para marcar um caminho, diferente dos exemplos acima que não tinha um formato específico e também não seguiam uma linha, neste caso temos uma pedra no formato retangular, que seguem uma linha, deixando a composição do ambiente elegante.

6. Pedra com pedra

Área de Lazer na cidade: Jardins rústicos por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

Um caminho no canto do quintal para fazer a passagem, e entre as pedras maiores tem as pedrinhas da mesma cor, dando unidade na composição. Simples, porém bonito.

7. Círculos

O seu perfil é um pouco ousado e abusar da criatividade? Utilize o espaço no seu quintal para decorar com pedras através de um círculo no chão, basta acrescentar algumas plantas. Ideia simples, mas original.

8. Uma singela fonte

Que tal usar as pedras na composição de uma fonte? Projeto modesto e simples, mas cheio de personalidade. Os bambus fizeram toda a diferença para transmitir calma através deste projeto.

9. Um canteiro

Projeto: Jardins modernos por feltrini
feltrini

Projeto

feltrini

Podemos colocar as pedras num canteiro e para completar a decoração colocar grandes vasos, neste projeto além dos vasos e as pedras, temos também uma fonte fazendo parte da composição, trazendo vários elementos ao contexto, como as pedras, água, concreto e madeira.

10. No lago

Se seu quintal possui um lago, seja ele artificial ou natural, você pode colocar pedras em sua volta para deixa-lo ainda mais interessante. Neste caso temos duas combinações para a borda, pedras médias que aparam as pedras menores. 

11. Debaixo da escada

Muitas vezes não temos muito espaço, mas não queremos abrir mão de ter um pouco de verde em nossa casa, mas se souber otimizar espaço, é possível ter um jardim sim, neste caso utilizando um pouco do espaço em baixo da escada, que geralmente é meio inutilizado. Vários tipos de plantas, e claro, pedras para dar um charme especial. 

12. Fazendo uma caminho

Essa é uma ideia simples e fácil de fazer, e pode ser feita pelo próprio morador, basta definir o espaço que vai querer utilizar para colocar as pedras, onde elas ficaram em contato com a terra, basta comprar uma manta específica de jardinagem e um limitador, ambos são encontrados em lugares que vendem materiais de jardinagem. O limitador você coloca na extremidade da grama, e a manta em todo o caminho, feito isso, só colocar as pedras por cima da manta, neste caso, como é um caminho as pedras têm que ser pequenas, para não dificultar a passagem e nem machucar os pés ao pisarem.

13. Contornando a grama

Uma ótima opção para brincar com contraste, e claro utilizar pedras na decoração, contornar a grama com pedras. É como o item acima, fácil de ser feito e pode ser feito por você que lê esse texto, basta paciência e vontade.

14. Madeiras e pedras

PAM | Quiosque Zona Sul: Jardins modernos por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

PAM | Quiosque Zona Sul

Kali Arquitetura

Para brincar com as texturas, uma ótima opção é usar madeira e pedra, como vemos na foto, uma composição que dá super certo, e neste caso não teve erro ao utilizar a madeira para fazer um caminho e para finalizar dando um toque especial as pedras na mesma tonalidade entre as madeiras, excelente resultado.

15. Dentro de vaso

Quando temos um espaço muito limitado, uma ótima opção para que não quer abrir mão de ter um jardim, basta optar em fazer um jardim vertical, ou seja, usando suporte para colocar as plantas pesas na parede, esse suporte pode ser de madeira, como pallet, ou um simples pedaço de madeira, como mostra na foto, ou pode ser de ferro, que você pode comprar pronto em lojas de jardinagens. 

Na foto temos vários vasos de suculentas, plantas que não precisam serem regadas com tanta frequência, uma opção fácil é pratica..

Esse assunto todo te inspirou? Separamos um post para quem gosta de ter um verde em casa. 

Te convidamos para compartilhar sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!