Terraços  por INSIDE Création

6 dicas para ter uma linda pérgola no seu quintal

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Aproveitar o tempo livre no quintal é sempre um prazer. Ali, podemos desfrutar do vento fresco no rosto sem precisamos ir longe. E, se há um espaço onde isto fica ainda melhor de se fazer, este local é uma pérgola, uma estrutura de madeira ou ferro com cobertura translúcida onde podemos descansar tranquilamente.

Se você já conhece este tipo de estrutura para o quintal e tem planejado sobre a construção de uma, ou, ainda, renovar a sua, este Livro de Ideias será um ótimo guia para começar este planejamento.

Abaixo, listamos 6 dicas para que você leve esta extensão ao seu quintal de uma maneira prática, inteligente e bem planejada. Em cada passo, temos certeza, você encontrará mais clareza quanto aos principais pontos a serem observados para a belíssima escolha de contar com uma pérgola.

Por isto, aceite nosso convite e siga conosco pelas dicas abaixo. Temos a certeza de que ao final você estará ainda mais perto de deixar o seu quintal ainda mais agradável. 

Inspire-se!

1. Planejamento segundo as suas necessidades

Telhados de meia água  por SOLISYSTEME
SOLISYSTEME

The BIOCLIMATIC Pergola by SOLISYSTEME

SOLISYSTEME

Todas as pérgolas, sem importar o tamanho, devem ter uma estrutura aberta e adequada para que aproveite a ventilação natural da melhor maneira. 

Por ser uma estrutura muitas vezes complementar à casa, as pérgolas precisam ser uma conexão com o jardim, proporcionando o contato agradável com a natureza, onde a iluminação natural é abundante. Para isto, a escolha por uma cobertura translúcida, como placas de PVC e outros materiais com transparência, é indispensável.

2. Defina o melhor local

Telhados de meia água  por SOLISYSTEME
SOLISYSTEME

The BIOCLIMATIC Pergola by SOLISYSTEME

SOLISYSTEME

As pérgolas são estruturadas como uma extensão à casa. Sua função principal é a integração com o jardim. Assim, é preciso pensar qual será o lado principal da casa deverá ser aproveitado para isto. 

Pérgolas na parte frontal da casa modificam a fachada da casa e devem ter um desenho perfeito quanto as linhas estruturais do imóvel. Quando desenhadas na parte oposta da casa, podem ganhar linhas mais amplas e criativas. Seja qual for a preferência, lembre-se que será indispensável a consultoria com um bom profissional para que a melhor decisão seja tomada.

3. Pense na adaptação com sua casa

Jardins modernos por RicreArt - Italmaxitetto
RicreArt – Italmaxitetto

Pergolato con teli Bianco

RicreArt - Italmaxitetto

É muito importante que a pérgola seja desenhada com uma estrutura semelhante à empregada no lar. Cores e materiais são os principais detalhes a serem observado. O ideal é que, ao ser construída, a pérgola seja um espaço que estenda o lar, não interferindo bruscamente no cenário. Esta harmonia, certamente, tornará o espaço ainda mais agradável.

4. Materiais adequados

Terraços  por INSIDE Création
INSIDE Création

Cuisine d'été

INSIDE Création

Há uma ampla variedade de materiais entre os quais, sem dúvida, encontrará a melhor escolha para a sua pérgola. Esta escolha será fundamental, já que o novo espaço deverá harmonizar com a casa e ser muito resistente, afinal, a exposição às condições climáticas será uma constante.

A madeira é um dos materiais mais utilizados, assim como o ferro e o alumínio. Estes dois últimos são destinados especialmente às criações de vanguarda, tal como a pérgola desta imagem que esbanja elegância e sofisticação.

5. Consulte um arquiteto

Embora pareça uma regra básica para a construção de qualquer estrutura nova no lar, nem sempre esta ideia é levada adiante. 

Um bom profissional fará todo o esboço de espaços a serem organizados e os melhores materiais a serem escolhidos conforme as condições climáticas da sua região. Além disto, é sempre muito importante lembrar que qualquer estrutura adicional deve valorizar ainda mais o lar – e este é um cuidado fundamental para o projeto ser levado adiante.

6. Não esqueça os detalhes decorativos

Uma vez que as pérgolas já forem realidade no seu quintal, chegou o momento de decorá-la. Para isto, escolha móveis de exteriores com materiais adequados que ofereçam resistência às intempéries do clima. Elementos complementares, como vasos de plantas, almofadas confortáveis e até mesmo cortinas, poderão dar um cenário belíssimo para ser desfrutado perfeitamente.

Gostou das dicas? O que você acha de uma pérgola no seu quintal?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!