10 erros ao decorar o quintal

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 erros ao decorar o quintal

Jessica Perriello | Homify Jessica Perriello | Homify
Área de Lazer na cidade: Jardins  por Stefani Arquitetura
Loading admin actions …

É muito comum que o quintal seja um lugar que fique por último na hora de decorar ou reformar, um espaço que acaba sendo esquecido ou deixado de lado muitas vezes.

O quintal é um lugar super importante em nossa casa, e por isso tem que ser levado em consideração, porque é nele que podemos relaxar, brincar com as crianças e cachorros, confraternizar com os amigos. Portanto este post vai elencar alguns erros mais comuns que cometemos ao decorá-lo.

1. Não lembrar do quintal

Eis o primeiro erro que é cometido muitas vezes: não lembrar do potencial que o espaço pode oferecer. Já comentamos anteriormente que muitas vezes o quintal é esquecido e deixado de lado, mas é muito importante lembrarmos dele, pois é um espaço com bastante potencial. Podemos torná-lo nosso refúgio dos dias tão corridos e estressantes, principalmente quem mora em grandes metrópoles, onde encontrar uma vegetação não é muito comum. Assim, quando decoramos nosso espaço podemos trazer um pouco da natureza para nossa casa.

2.Falta de planejamento

O primeiro item que precisamos pensar quando vamos reformar, decorar ou construir é o planejamento, com ele conseguimos tirar os planos do papel, e sem ele fica difícil encarar um reforma. 

No planejamento conseguimos nos programar financeiramente, operacionalmente e estruturalmente, pois no processo de reforma ou construção é importante que cada passo seja feito no tempo certo, ou seja, não se pode ficar pensando na decoração que é a etapa final, quando primeiro temos que pensar na parte operacional, qual profissional contratar, o que colocar neste espaço, etc.

3. Falta de organização

Área de Lazer na cidade: Jardins  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

É muito comum utilizar o quintal como um espaço para guardar a bagunça, não o mantendo organizado e assim deixando o ambiente esquecido. O problema é quando queremos marcar um evento em nossa casa, já podemos desistir antes mesmo que ele aconteça quando lembramos que temos que arrumar tudo, afinal, para arrumar toda a bagunça você gastará energia que deveria estar usando no momento do evento.

4. Piso correto

Outro aspecto importante que temos que levar em consideração é qual piso utilizar nesta área, já que é um ambiente exposto, e temos que lembrar que quando chover, a circulação de pessoas deve acontecer de forma segura.

5. Iluminação

O projeto de iluminação também é muito importante para ser esquecido, com ele podemos deixar o ambiente aconchegante a acolhedor. Podemos utilizar spots de iluminação no chão para evidenciar um objeto de decoração que seja interessante no contexto – assim como é mostrado na foto, onde há uma iluminação específica para os dois vasos.

6. Churrasqueira

Quando pensamos no quintal um dos primeiros itens que vem à nossa cabeça é colocar uma churrasqueira, mas é importante levar em consideração se de fato será um item utilizado, se você ou sua família são adeptos ao churrasco. Caso não, utilize o recurso financeiro e o espaço para outra ideia.

7. Não cuidar da grama

Ter grama no quintal deixa o ambiente super agradável, mas requer alguns cuidados importantes para que ela se mantenha viva e forte, é importante também mantê-la sempre aparada e regada; isso vale para as demais plantas que o seu quintal possui, tenha a ajuda de um profissional para cuidar desta área da casa.

8. Não ter uma rede

Sei que este item vai depender muito do seu gosto pessoal e espaço, mas ter uma rede no seu quintal é uma dica que podemos dar, já que é um item que nos faz relaxar, e conseguimos descansar confortavelmente em um outro ambiente fora da casa.

9. Móveis grandes demais

Pensar nos móveis que queremos colocar em nosso quintal também é um elemento muito importante, pois temos que respeitar o que o espaço permite, e respeitar o espaço de circulação para que assim o ambiente não fique muito apertado e carregado de móveis.

10. Falta de bom senso

Apartamento Bairro de Higienópolis: Jardins  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Como falamos no tópico anterior sobre o tamanho dos móveis, segue mais um erro que podemos cometer, que é a falta de bom senso no ambiente como um todo. Excesso de elementos decorativos podem carregar o ambiente, não lembrar que ao pensar na decoração do quintal ela tem que conversar com o restante da decoração do interior da sua casa.

Comente o que achou das dicas! Se quer saber mais sobre como planejar uma casa, preparamos um post sobre o assunto.

Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!