Suite Master: Quartos  por Piloni Arquitetura

13 quartos com lindas roupas de cama

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O quarto é, por excelência, um ambiente de conforto e tranquilidade, já que é nele que relaxamos da tensão do cotidiano e dormimos para renovar nossas energias para o dia seguinte. Nele, a cama é o elemento mais importante e exige complementos apropriados para o bem-estar e também para uma decoração atraente.

A roupa de cama, portanto, precisa ser bem escolhida. Formada por um lençol, um virol (lençol que fica por cima do outro), fronhas e capas para os travesseiros e um cobre-leito (que, em muitos casos, são substituídos pelo edredom, pela colcha ou pela manta), ela precisa ser macia e agradável.

A roupa de cama geralmente é feita de 100% algodão (o algodão egípcio e o Pima Cotton são considerados os melhores) e é mais suave e agradável quanto mais fios tiver na sua trama. O ideal é que ela tenha entre 175 e 250 fios para se obter uma textura acetinada. Peças com até 600 fios são, portanto, sinônimo de total maciez. 

Já no inverno, o mais indicado é que a roupa de cama seja de flanela, que eleva a temperatura naturalmente e é antialérgica. A ela se somam os edredons mais robustos, os cobertores e as mantas, que deixam a cama ainda mais quentinha.

Por causa do caráter intimista do quarto, é muito comum que se utilize roupas de cama claras ou em cores neutras ou pastel. Isso. no entanto, não significa que roupas de cama coloridas, floridas ou estampadas com os mais variados padrões não sejam convenientes. Nesse ponto, entram a personalidade e o estilo do morador na decisão final.

Conheça 13 quartos com roupas de cama lindas e descubra qual deles tem mais a sua cara! 

Romântica

A roupa de cama totalmente branca fica lindíssima em um quarto em estilo romântico, pois reforça a sensação de pureza e limpeza associados a ele. Se vier acompanhada de uma bela cabeceira em capitonê e uma profusão de almofadas igualmente brancas, o quarto ganha ainda aconchego. Pode-se também usar detalhes como rendas e saias. Mas a roupa de cama branca, sem as almofadas e a cabeceira, também combina perfeitamente com os estilos minimalista, escandinavo e japonês, pois acentuam a pureza, a delicadeza e a sutileza de linhas e formas. O projeto do quarto da imagem acima é de Piloni Arquitetura.

Em tons pastéis

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Quartos  por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Um quarto delicado, com a presença de tons neutros e pastéis combinados, pode ganhar definição e encanto, com um cobre-leito estruturado com recortes e debruns, como o da imagem acima. As almofadas e travesseiros complementam a decoração da cama, tornando-a acolhedora e convidativa.

Como base

Apartamento Bairro Funcionários: Quartos  por Rosangela C Brandão Interiores
Rosangela C Brandão Interiores

Apartamento Bairro Funcionários

Rosangela C Brandão Interiores

Em alguns casos, a roupa de cama pode servir de base lisa para uma decoração estampada, caso da imagem acima. O edredom verde acetinado e encorpado se contrapõe à parede coberta por tecido florido, o mesmo que cobre algumas das almofadas sobre a cama. Desse modo, encontra-se um equilíbrio entre os diferentes elementos decorativos do quarto, assim como entre as diversas cores utilizadas.

Ton-sur-ton

Uma alternativa interessante é compor o quarto com tons sobre tons. Na imagem acima, a roupa de cama apresenta vários tons de azul, que se harmonizam completamente com o tom da estrutura da cama, assim como com o tom de azul presente no painel fotográfico na parede atrás dela e aquele da cortina. Como a cor é fria, o conjunto dessas tonalidades não cansa a vista nem pesa no ambiente.

Listras

Neste quarto em estilo tropical, também se optou pelo azul, embora mais vivo, na composição da decoração. O cobre-leito encorpado alterna barras lisas com cobertura em listras brancas e azuis, que dão uma sensação de ordem e leveza ao ambiente.As almofadas lisas e listradas complementam a roupa de cama, dando uma sensação de conforto. 

Retrô

Simpático e alegre é o efeito desta colcha colorida com linhas sinuosas, que remetem a uma estética psicodélica dos anos 1970. Contrapondo-se a ela, travesseiros com fronhas brancas. Um ar vintage também pode ser obtido com colchas de crochês coloridas para quartos alegres ou brancas para quartos românticos.

Ar indiano

Casa da Floresta: Quartos  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

Neste quarto rústico onde a madeira impera, a roupa de cama turquesa em tecido acetinado dá um ar oriental, mais propriamente indiano, especialmente se combinado com almofadas coloridas em tecido semelhante. A escolha das cores, procurando a harmonia entre elas, é fundamental para a atmosfera ao mesmo tempo vibrante e leve.

Étnica

A colcha em patchwork com estampas étnicas que cobre a cama deste quarto rústico combina perfeitamente com a simplicidade do conjunto, conferindo a ele alegria e encanto. Os travesseiros em preto e branco não são étnicos, mas encontram afinidades com a estampa da colcha artesanal.

Asiática

Rústica e Colonial: Quartos  por RAC ARQUITETURA
RAC ARQUITETURA

Rústica e Colonial

RAC ARQUITETURA

Um quarto rústico e simples também pode ficar lindo com um toque exótico como a colcha vermelha e amarela nesta cama de madeira. A estampa que remete à vida e à cultura asiática personaliza o ambiente e, ao mesmo tempo, torna-o vibrante e caloroso.

Em tons neutros

Apartamento AS: Quartos  por Beth Nejm
Beth Nejm

Apartamento AS

Beth Nejm

Os tons neutros podem ser uma ótima solução para quartos elegantes onde alguns detalhes merecem atenção. Neste quarto em estilo moderno, a cama é coberta com uma manta bege que combina com a cabeceira e as paredes. Os travesseiros brancos, por sua vez, contam com a presença de pequenas almofadas marrom, que quebram a suavidade do todo. A manta que reveste a cama permite que haja o destaque na escultura de metal na parede e no banco finamente trabalhado aos pés da cama.

Clássica

Neste quarto em estilo clássico, a cama recebe um edredom em tons neutros e preto, com estampa geométrica. Sem almofadas ou qualquer outro detalhe, a cama compõe perfeitamente com o painel de madeira na parede e as luminárias alongadas que a ladeiam. A roupa de cama dá um toque arrojado pela estampa e discreto pelos tons, o que dá equilíbrio ao quarto. 

Estampada

As estampas podem ser uma solução muito elegante para camas modernas. Neste quarto em estilo moderno, a cama é arredondada e a roupa de cama traz estampa preta sobre fundo branco, em um desenho original e muito agradável. As almofadas e travesseiros apresentam a mesma estampa alternada com a cor amarela lisa, o que combina com o papel de parede e dá um ar mais luminoso ao quarto.

Listras e estampas

Quarto com closet integrado: Quartos  por dsgnduo
dsgnduo

Quarto com closet integrado

dsgnduo

E quem disse que não se pode misturar listras e estampas? A roupa de cama deste quarto em tons neutros mais escuros (perfeitos para quartos masculinos) misturas listras em tons claros e escuros com estampas discretas nos mesmos tons. O resultado é um quarto discreto e elegante, sem deixar de ser moderno ou aconchegante. Para mais dicas sobre quartos, leia este artigo.

Qual é a sua roupa de cama favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!