6 lugares perfeitos para uma claraboia!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

A iluminação com claraboia em um ambiente fechado é um dos toques finais que fazem toda a diferença em uma decoração de residência. Os que pensam que somente a iluminação artificial proporciona belos resultados no décor da casa, está enganado. A iluminação natural é tão ou até mais importante que a iluminação artificial quem quase qualquer projeto arquitetônico ou decorativo. 

Investir em uma composição que receba claraboia é o melhor caminho a se seguir quando a intenção é valorizar um espaço, trazer uma iluminação de destaque e ainda oferecer um toque especial a mais, de forma inusitada e sem ficar pesado.

A claraboia pode estar presente em qualquer um dos cômodos e pode aparecer em diferentes tamanhos, desde os menores, para ambientes pequenos. Para os quartos maiores, usa-se claraboias grandes. Estas peças também são capazes de proporcionar economia de energia elétrica, já que quando bem posicionadas oferecem luz o suficiente, excluindo a necessidade do uso de luz elétrica. 

Aqui, vamos te introduzir informações e dicas sobre o uso desta possibilidade de iluminação para casas e apartamentos. Inspire-se para investir na iluminação natural de sua casa com claraboias!

Quando é efetivo usar

Cozinhas modernas por CATO creative
CATO creative

Bishops Park SW6

CATO creative

A adição da claraboia é valida e efetiva, principalmente, quando se quer obter mais luz natural em um ambiente e calor na casa com os custos 0 de eletricidade. Isso faz delas um bom investimento para o proprietário e também eco friendly, sendo de alguma maneira, sustentável. Estes elementos também aumentam o valor da casa por causa do aspecto bonito que eles oferecem. 

A outra vantagem que uma clarabóia oferece é a possibilidade de observar o mundo exterior a partir do interior. Ao olhar através das clarabóias, as pessoas podem observar o céu noturno, as estrelas, as nuvens e relâmpagos. Estes orifícios são responsáveis por trazer um toque charmoso de natureza para as residências.

Como a claraboia funciona

Terraço, piscina e sala de estar: Terraços  por Tacoa
Tacoa

Terraço, piscina e sala de estar

Tacoa

A claraboia é uma abertura no alto dos cômodos nos projetos arquitetônicos. Ela é destinada a permitir a entrada de luz ou a passagem da ventilação. Em algumas construções antiquíssimas, como o Panteão de Roma, a existência de uma claraboia tinha a função de aliviar o peso da cúpula. Estas aberturas podem seguir diversos formatos, desde um óculo circular a um dispositivo envidraçado ou um pequeno quadrado de plástico semitransparente. Ela pode ficar sobre a passagem na laje superior da construção, proporcionando a iluminação e a ventilação de cômodos situados no interior. Elas podem ser muito úteis para iluminar ambientes de forma mais natural e delicada. No mercado, encontramos três modelos mais populares delas. São deles: A fixa é uma claraboia que não se move ou abre. Sua única exclusividade é permitir a entrada de luz no cômodo. Dentro dessa classificação pode ser plana, em forma de cúpula, redonda, pirâmide e polígono. O tipo operável ou ventilada é controlada por controle remoto, manivela de mão ou mesmo pela temperatura dentro do imóvel. Este tipo, ao abrir, permite que ar passe por ela. 

Forro de fibra têxtil

Nesta sala de estar projetada pela a arquiteta e designer Ana Carolina Cardoso, encontramos um forro de fibra têxtil da Hunter Douglas – Techstyle bem no centro do ambiente. Este recurso consegue trazer um clima íntimo e agradável para este cômodo. Este artefato proporciona um aspecto leve para o local e a sua iluminação é distribuída uniformemente por todo o forro, além da alta performance acústica. Pode-se ainda montar uma decoração que brinque com a luz natural proveniente desta peça com a luz natural que entra através de grandes janelas ou portas. Este truque de decoração além de deixar todo o ambiente mais iluminado e bonito, ainda garante amplitude ao cômodo, já que quanto mais iluminado estiver, mais arejado e espaçoso ele vai parecer, principalmente se as paredes e maioria dos objetos de decoração seguirem em cores claras.

No corredor

Cobogó House: Casas modernas por Studio MK27
Studio MK27

Cobogó House

Studio MK27

Os corredores das casas e apartamentos são muitas vezes pequenos espaços que não recebem atenção ou detalhes decorativos. A iluminação adequada para eles pode transformar esta passagem em um cantinho charmoso e que completa a decoração geral da casa. Adicionar claraboia neste local pode ajudar nas questões funcionais de iluminação, mas também, a dar um toque a mais para o local. Desta forma, não se precisa investir em outros artigos decorativos, já que a luz desenhará este ambiente.

Nas escadas

A região das escadas é um ponto da casa que precisa de atenção redobrada quando o assunto é a iluminação. O uso de claraboias pode ajudar este espaço a ficar mais visível, excluindo as chances de queda ou de qualquer perigo ao descer as escadas. Desta maneira, as luzes não precisam ficar acessas o tempo todo para proteger os moradores. Além disso, a iluminação natural que a claraboia oferece auxilia a deixar o ambiente mais charmoso e bonito. 

No quarto

Quarto  por Vipp
Vipp

Vipp bed

Vipp

Neste quarto, encontramos um cômodo de tamanho pequeno e com uma decoração toda confeccionada em tons escuros e discretos. A claraboia, que ocupa todo o teto, atua como um agente que deixa a aparência do local mais clara e confortável. As paredes em cinza se tornam aconchegantes e o teto em vidro permite uma iluminação íntima e agradável. Além disso, a iluminação natural e total do teto ajuda a deixar o cômodo com uma sensação de mais espaçoso. Para mais dicas de iluminação natural e claraboias, confira Em busca da luz natural.

Você usaria claraboias na decoração de sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!