Casa antiga com novo olhar!

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

Uma reforma é assunto delicado. Principalmente quando tratamos de casas antigas, cujas formas e história já são marcadas pelo tempo e carregam com ele todos os valores inestimáveis que só entende quem dá valor para o seu legado.

Muitas vezes a opção mais fácil é simplesmente demolir, apagar o passado e começar algo novo do zero. Mas com certeza após direcionamentos radicais como este, podemos nos arrepender pensando no quanto aquela história e conteúdo pode ter sido perdida para sempre. E acabamos perdendo nossa conexão com o passado e com a tradição. Por isso que já indicamos: vale a pena repensar numa reforma como uma solução inteligente, respeitosa, interessante e que muitas vezes pode também ser uma opção mais barata e muito mais rica e bonita.

É o caso desta casa mexicana voltada para lazer e festas, com desenho antigo e especial, que recebeu uma reforma delicada que aplicou o charme rústico aos mínimos detalhes, com algumas intervenções que respeitaram ao máximo o seu valor. Através da intervenção do escritório JRM Design, podemos ver o quanto soluções simples podem nos aproximar de nosso legado histórico, de sensações que gostamos de trazer na arquitetura e de um toque nostálgico.

Vamos conferir?

Fachada da rua

Olhando da rua já nos deparamos com cores claras e muita suavidade na forma que nos remete diretamente ao passado. A casa preserva suas linhas horizontais e tem todo o seu programa dividido em dois patamares, que dá conta do recado, além de proporcionar uma visão do horizonte muito agradável. A entrada já nos recebe com uma leve escadinha e portão em arco, o que já nos informa sobre o tipo de arquitetura com inspiração eclética.

Inserção ao entorno

A rua no entorno da casa é bastante tranquila, trazendo um respiro bem gostoso para o espaço voltado ao lazer. Como podemos ver, o prédio possui características antigas marcantes, como sua planta preenchendo todo o terreno e uma configuração mais robusta e fechada para si, com poucas aberturas e janelas mais discretas. 

Fachada posterior

O lado posterior da casa, ou de fundo, é de uma simplicidade formal absoluta. Com sua estética racionalista e antiga, a inspiração cheia de ecletismos resultou numa casa ampla de volumetria bem marcante. Aqui já podemos notar um padrão com maior quantidade de janelas, mas que são todas pequenas e retangulares. 

É possível reparar também uma certa divisão de usos, sendo os sociais no patamar inferior e alguns mais privativos nos patamares superiores.

Por dentro

Das janelas inferiores da fotografia anterior, podemos notar que nos vemos transferidos a uma sala de aspecto rústico e tradicional. A arquitetura mexicana traz uma estrutura mais densa que proporciona interiores refrescantes e iluminados com certa medida. A sala reserva características tradicionais, trazendo os bancos de madeira rústica além de outros móveis e objetos na mesma estética. 

Piso frio e aberturas

Como podemos ver, o piso frio leva este aspecto rústico evidenciado pela transformação do tempo. A estrutura da casa leva também a utilização de muitos arcos que são interrompidos apenas em alguns lugares no corredor. No teto, aberturas são suficientes para trazer luz, deixando a casa ainda mais iluminada e quebrando um pouco a aparência fria da construção que é principalmente fechada para o exterior.

Sala de jogos

Uma casa ampla, com estrutura em páteos, arcos e iluminação zenital traz sempre novidades no interior. Neste caso, um dos cômodos foi transformado em salão de jogos, com o piso característico e ambientação bem ampla e fresca, seguindo a linha de acordo com os demais ambientes.

Refeições

Através de todo esse passeio por uma reforma que se apropriou da estética original da casa, incorporando apenas aberturas e alguns detalhes de luz e estrutura, este pequeno espaço de refeições se faz concordando com todos os toques da construção.

Balcão

Seguindo esta linha rústica com arquitetura em arcos, a cozinha recebe uma bancada no estilo bar que complementa esta casa voltada para dias de alegria, descontração e festas prazerosas entre amigos. A estrutura toda é bem ampla e permite grande quantidade de pessoas e infinitos bons momentos.

Terraço com churrasqueira

O terraço não deixa a desejar, trazendo uma forma que apostou no pergolado de madeira sobre pilares de concreto revestidos de tijolinhos. Sobre a madeira estrutural, foi incorporado um telhamento com uma estrutura transparente para proteger da chuva e assegurar deliciosos momentos de boas conversas e descontração junto à churrasqueira. 

Se deseja conhecer um pouco mais sobre churrasqueiras super interessantes, convidamos você para continuar sua leitura através deste link:

10 churrasqueiras e fogões a lenha sensacionais.

Até a próxima!

O que você achou desta casa? Que tal seria este espaço para comemorar festas especiais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!