Fazenda em Minas revela charme e encantos!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O estilo de vida campestre e a atmosfera bucólica e relaxante das casas de fazenda são atrações cada vez mais valorizadas. Muitas pessoas encontram nestes lugares o refúgio perfeito para os finais de semanas e férias, obtendo maior qualidade de vida em meio a tantas opções de lazer e descanso e em meio a um ambiente natural mais exuberante e inspirador. 

Homify apresenta o projeto de uma casa de fazenda, localizada em Santo Antônio do Leite, em Minas Gerais, que mistura o estilo rústico e contemporâneo, buscando prover aos moradores o máximo de conforto e funcionalidade, preservando a essência das construções existentes, como ruínas de pedras, e a atmosfera natural e bucólica do lugar, cheio de verde e cercado de uma paisagem natural deslumbrante. A casa foi projetada pelos arquitetos Mário Caetano e Eliane Pinheiro, que adaptaram o projeto da casa às ruínas e muros de pedra existentes no terreno e cuidaram da orientação dos ambientes em relação ao sol e aos ventos dominantes. 

As imagens apresentadas a seguir são de autoria de Jomar Bragança, que revelam toda a beleza e requinte desta casa encantadora. Se você aprecia este estilo arquitetônico, rústico e campestre, este projeto residencial vai te surpreender.

Fachada principal

Fazenda Santo Antônio do Leite: Casas campestres por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Fazenda Santo Antônio do Leite

Mario Caetano e Eliane Pinheiro

O conjunto arquitetônico é formado por três construções distintas e interligadas. Cada uma delas com um tipo de estrutura adequado à sua função. A pequena construção existente tem estrutura em pedra e madeira antiga, com geometria marcante marcada pela cobertura de duas águas. O segundo edifício, que funciona como elemento de ligação, conectando as duas construções existente, é formado por uma estrutura composta por laje de concreto apoiada em pilares metálico, recuados das extremidades, cuja vedação do volume ocorre com vidro temperado; por último, afinando com a atmosfera rústica inicial, o terceiro edifício é constituído de alvenaria, na cor azul, e madeira antiga. Além do contraste entre materiais rústicos e arrojados, detalhes como o caldeirão de ferro repousado no jardim realçam o estilo campestre e tradicional da residência.

Living room

A sala de estar ficou situada na parte antiga da casa, nas ruínas de pedras. A retirada de uma das paredes da antiga construção permitiu a integração da sala de estar com o novo edifício, integrando-a ao conjunto e tornando-a mais sofisticada. O destaque do ambiente é justamente o encontro entre o existente, marcado pelas paredes de pedra e pela cobertura tradicional de estrutura de madeira e dois caimentos acentuados, e o novo, marcado pela cobertura plana de concreto e estrutura metálica. O mobiliário rústico, como a mesa de centro feita de madeira, acentua a rusticidade e o estilo campestre do ambiente.

Sala de jantar

Fazenda Santo Antônio do Leite: Salas de jantar campestres por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Fazenda Santo Antônio do Leite

Mario Caetano e Eliane Pinheiro

A sala de jantar por sua vez está abrigada na segunda edificação, aquela que conecta a antiga construção com a casa de alvenaria existente. A sala de estar é caraterizada pela transparência e elegância. o destaque é a estrutura metálica recuada dos planos de vidro temperado, cujos pilares de aço patinável denota uma aparência rústica e remete aos pilares de seção em forma de +, consagrados e imortalizados nos projetos de Mies Van der Rohe, um dos mais consagrados arquitetos modernista. Os pilares metálicos, bem como nos prédios de Mies, são como artigos decorativos, recebendo pontos de iluminação estratégicos, que realçam sua textura e forma elegantes e belas.

Rusticidade

Fazenda Santo Antônio do Leite: Quartos  por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Fazenda Santo Antônio do Leite

Mario Caetano e Eliane Pinheiro

O mobiliário de madeira de rústico rústico é presença marcante em todos os ambientes. Aqui, uma escrivaninha de design clássico, um armário rústico e um aparador de chapéus constituem um cenário de uma época passada, reforçando a rusticidade e o estilo campestre da residência.

Corredor

Fazenda Santo Antônio do Leite: Corredores e halls de entrada  por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Fazenda Santo Antônio do Leite

Mario Caetano e Eliane Pinheiro

O corredor da casa lembra a atmosfera de uma galeria de arte. Esta atmosfera é realçada pela escultura situada ao fim do corredor. As portas de madeira, de diferentes cores e texturas, ornamentam o ambiente como um mosaico de madeira rústica. E, a cobertura de madeira rústica reforça o estilo rústico e campestre do ambiente.

Cozinha

Fazenda Santo Antônio do Leite: Cozinhas campestres por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Fazenda Santo Antônio do Leite

Mario Caetano e Eliane Pinheiro

O que dizer desta cozinha? As paredes com revestimento cimentício, o piso de cimento queimado e a bancada de madeira rústica evidenciam o charme e o estilo campestre do ambiente. O projeto luminotécnico por sua vez dá um toque de sofisticação e elegância ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas rústicas, você encontra aqui.

Lavabo

O lavabo transborda rusticidade e naturalidade. Além das paredes de pedras naturais, elementos em pedra, como a bancada do lavatório e a própria cuba, esculpida e pedra, ornamentam e realçam a exuberância do ambiente. E, o piso de cimento queimado agrega praticidade e neutralidade ao lavabo.

Quarto do filho

Nos dormitórios predominam as superfícies neutras e as texturas e cores naturais dos materiais de acabamento. No quarto do filho, além do mobiliário de madeira, detalhes simples como a maçaneta metálica da porta evidenciam todo o charme e rusticidade do ambiente.

Para saber mais sobre projetos de suítes com decoração apaixonante, leia este artigo.

Banho do filho

O banho do quarto do filho é marcado pela combinação de materiais contrastantes, como o piso de cimento queimado e as pastilhas cerâmicas, na cor verde, que trazem cor e um toque de sofisticação ao ambiente. A esquadria de madeira, porém, deixa claro o estilo rústico do projeto. 

Banho da suíte

O banho da suíte principal é caracterizado pelo contraste entre a madeira rústica, que reveste o piso e o teto, e as pastilhas cerâmicas na cor vermelha que emolduram o painel do lavatório. As pastilhas cerâmicas dão um toque de cor e personalidade ao ambiente, enquanto as superfícies e elemento em marcenaria, como a bancada do lavatório, dão um toque de aconchego ao ambiente.

Bloco dos dormitórios

Fazenda Santo Antônio do Leite: Terraços  por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Fazenda Santo Antônio do Leite

Mario Caetano e Eliane Pinheiro

O terceiro edifício, conforme mencionado, abriga os espaços íntimos, ou seja, as três suítes, que se integram á varanda e ao pátio interno através de amplas aberturas de madeira. 

Área externa

Fazenda Santo Antônio do Leite: Casas campestres por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Fazenda Santo Antônio do Leite

Mario Caetano e Eliane Pinheiro

A residência está organizada espacialmente em forma de L, criando um pátio interno, onde situa-se estrategicamente a área de lazer. Além do jardim, duas piscinas e um deck de madeira compõem a área de lazer, para qual os ambientes sociais e os dormitórios se abrem, em busca de vistas agradáveis e melhores condições de luminosidade e ventilação naturais.

Você faria desta casa de fazenda para fins de semana sua casa permanente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!