Uma residência super tropical inacreditável!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O Brasil é conhecido pelas suas riquezas naturais e pelas suas paisagens naturais fascinantes. Porém, muitas vezes o habitar e a convivência com esta natureza parecem muito distantes. Em geral, nossas casas possuem quase nenhuma ligação com esta natureza exuberante dos cartões postais. Este é o preço da conveniência e comodidade de viver nos centros urbanos, nos quais a natureza foi substituída massas de concreto e asfalto. Porém, apesar da comodidade, nem todo mundo se sente completamente à vontade e satisfeito com a vida nos centros urbanos, principalmente por causa da privação do contato com a natureza.

Este é o caso desta família, que encontrou na retomada do contato com o verde e a natureza, a qualidade de vida que desejavam. A chave para a satisfação dos moradores é a combinação da localização privilegiada e uma residência integrada ao verde. O projeto deste refúgio tropical incrível é de autoria do estúdio RAC Arquitetura, que priorizou a integração dos ambientes com a natureza, o emprego de materiais naturais e a criação de ambientes aconchegantes. 

Se você é daqueles que sonha em viver em meio à natureza em uma casinha rústica e feita de materiais naturais integrada à paisagem natural, este projeto lhe dará bastante inspiração. Confira mais detalhes e imagens da residência que faz da paisagem circundante o protagonista da decoração de cada ambiente.

Fachada frontal

O ponto de partida do projeto, atendendo ao desejo dos proprietários, era retomar a convivência com a natureza, sobretudo em um terreno cercado de verde e de vistas privilegiadas para a paisagem natural. A residência, portanto, apresenta uma forma tradicional, marcada pela estrutura de madeira aparente e pela cobertura de telha cerâmica e beirais avantajados. Um dos destaques da fachada frontal da residência é o projeto paisagístico, assinado por Gil Fialho, que criou um jardim frontal, que separa a entrada principal da residência da rua e ainda provém privacidade aos moradores. Além disto, o jardim denso e exuberante realça o estilo natural e tropical da residência.

Living room

O programa de necessidades foi dividido em dois pavimentos. O primeiro pavimento, marcado pela transparência dos planos de vidro temperado que promovem o contato direto com a natureza circundante, abriga os ambientes sociais e excepcionalmente um dormitório, por questões práticas de acessibilidade. O pavimento superior, marcado pelas paredes na cor vermelha e uma generosa sacada, abriga os demais dormitórios. Na imagem, podemos perceber como os ambientes sociais se integram entre si e, principalmente, com a paisagem natural circundante.

Sala de jantar e sala de estar

Os ambientes sociais, no pavimento térreo, são caracterizados pela transparência e integração espacial. A transparência permite o contato visual e sensorial com a natureza circundante e o máximo aproveitamento da luz e ventilação naturais. Contudo, os jardins circundantes garantem a privacidade dos moradores. Sala de estar, sala de TV e sala de jantar se integram. Um dos destaques do ambiente é a lareira a lenha revestida de tijolinhos pintados de branco, que dá um toque rústico e de aconchego a ambiente. Na sala de jantar, a mesa de madeira de estilo rústico realça o estilo campestre da residência, enquanto a luminária pendente na cor amarela traz brilho e vivacidade.

Escada de madeira

A estrutura da residência composta de toras de madeira aparentes realçam o seu estilo rústico e mais natural. A escada que interliga os dois pavimentos também é feita de toras de madeira aparentes, que contrastam com a neutralidade e brancura das paredes e pisos.

Quarto de casal

No pavimento superior encontramos os ambientes íntimos. No quarto do casal predominam as cores neutras das paredes e teto, que todavia reforçam a cor e a textura da madeira, presente no piso e nas esquadrias e venezianas. A madeira torna o ambiente mais aconchegante, enquanto a ampla porta-janela descortina a vista para a paisagem natural externa, que serve como ornamentação do ambiente. Esta integração com a natureza era o maior desejo dos proprietários, que agora podem desfrutar de um ambiente mais natural e contemplar paisagens como esta.

Se você quiser saber mais sobre decoração de quartos de casal apaixonantes, leia este artigo.

Banho do casal

O banho do casal possui um charme irresistível, que começa já na entrada. A porta dupla de correr, feita de madeira de demolição, evidencia o estilo rústico do ambiente. No entanto, quando as portas se abrem, um ambiente sofisticado e elegante é revelado. O espelho amplo do lavatório e o uso do vidro temperado, na área do chuveiro, dão um toque de sofisticação ao ambiente. E, as pastilhas cerâmicas na cor azul agregam praticidade e dão personalidade ao ambiente.

Mais informações e ideias de quartos, você encontra aqui.

Área externa

A grande atração desta casa de praia é a sua relação intimista com a natureza e com a paisagem circundante. O pavimento térreo possui fechamentos em vidro para trazer a paisagem natural para o ambiente e proporcionar aos moradores esta convivência íntima com a natureza. Além disto, os ambientes sociais voltados para o jardim também se integram com a varanda, que serve como uma extensão dos ambientes sociais, principalmente da sala de estar e da cozinha. O deck de madeira funciona como área de lazer e de contemplação da paisagem. O desejo de contato com a natureza resultou também na preservação da árvore existente na parte frontal da residência. O deck de madeira foi instalado de modo a manter intacta a árvore.

O que você achou deste refúgio praiano integrado ao verde?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!