Salas de jantar pra lá de criativas!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Grandes ou pequenas, as salas de jantar podem combinar estilos e se revelar um espaço eclético e interessante. Enquanto nas opções clássicas ainda vemos a presença de aparadores ou buffets, como eram chamados os móveis que acompanhavam o conjunto da sala de jantar, nas versões modernas do ambiente, vemos outros móveis aparecendo para compor o conjunto. Esses novos móveis que podem se tornar conjunto para a sala de jantar variam muito e estão bastante ligados ao tamanho do ambiente e ao gosto do proprietário.

Nesse Livro de Ideias veremos sugestões para todos os gostos, tamanhos de casa e de orçamentos. Com ou sem móveis para combinar com a mesa e as cadeiras, é possível fazer da sala de jantar um espaço confortável e bastante funcional. Sem precisar se ater a muitas regras, a dica é usar a imaginação para compor o ambiente e a decoração. 

Na falta de espaço, cores e formas podem se tornar aliadas na decoração do ambiente, que podem ganhar novas utilizações. A sala de jantar de hoje deve traduzir a decoração de toda a casa e o gosto dos donos da casa. Afinal, é ali onde várias reuniões com amigos e família irão acontecer.

Conjunto não convencional

APTO ANTONIO CARLOS: Salas de jantar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

APTO ANTONIO CARLOS

Mauricio Arruda Design

É fácil imaginar que o dono dessa sala de jantar gosta de jogos de cartas. Tentando capturar todo o estilo desse proprietário que gosta de buscar outros itens de decoração em diversos locais do Brasil, o designer Maurício Arruda fez essa mesa que possui pés representando cartas em conjunto com mesas verdes dobráveis. Os outros móveis e obras de arte que aparecem na imagem foram escolhidos a dedo pelo proprietário que leva em conta a história de cada objeto. Sem dúvida, essa mesa de jantar deve ter presenciado boas histórias. 

Mesa adaptada

Quando o espaço para a sala de jantar se torna um obstáculo para o projeto, a solução é colocar uma bancada com cadeiras que casam com o restante da decoração. Essa opção, desenvolvida pelas arquitetas paulistas Cláudia Albertini e Chris Silveira é bastante usada em projetos que utilizam móveis planejados. Como  as madeiras escolhidas são de cores escuras, alguns objetos devem ser de cores vibrantes para se conseguir destaque para algumas partes. Se a casa toda tem o madeiramento e o piso de cores escuras, o segredo é ter cadeiras ou almofadas bem coloridas.

Conjunto moderno

Decora Lider Rio de Janeiro - Living Multiuso: Salas de jantar modernas por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Lider Rio de Janeiro – Living Multiuso

Lider Interiores

Quando a intenção é criar um espaço restrito para a sala de jantar, mesmo em ambientes pequenos, é possível construir um conjunto que case muito bem com o restante do local. Nesse projeto, o que integra o conjunto da sala de jantar é uma prateleira. Funcional e sem portas, ela pode guardar itens como louças ou servir como prateleira para a sala de estar. O adesivo na parede confere ao espaço um ar mais jovial e despojado.

Parede funcional

Decora Lider Salvador - Sala de Jantar Contemporânea: Salas de jantar modernas por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Lider Salvador – Sala de Jantar Contemporânea

Lider Interiores

Nesse projeto, até uma adega encontrou espaço na parede da sala de jantar. O antigo buffet deu lugar a um móvel moderno, com linhas sofisticadas que combinam com a mesa e as cadeiras. Mais praticidade ainda oferecem as prateleiras, que ao mesmo tempo em que servem para guardar objetos, podem ser usadas como coringa na decoração do ambiente. A mesa colorida é o destaque da sala de jantar, que com cadeiras brancas para acompanhar, formam um conjunto moderno.

Clássico disfarçado de moderno

Esse conjunto de mesa e cadeiras são clássicos, mas ganharam cara nova ao ganharem cores vibrantes e estofamento com estampas étnicas. Aqui, os móveis fazem conjunto com outros objetos do ambiente, respeitando o estilo colorido e animado da casa. O grande quadro ao fundo vai bem em ambientes amplos.

Conjunto em desordem

Se antes as salas de jantar deviam respeitar linhas rígidas de decoração e design, hoje tudo é possível para esse espaço. Nesse ambiente, é possível ver que as cadeiras são totalmente diferentes umas das outras e nem por isso o lugar deixou de ser elegante. Caso seja necessário criar um conjunto assim, a dica é respeitar as cores e altura dos móveis. De resto, basta colocar a imaginação e a improvisação para funcionar! 

Cadeiras renovadas

Nesse projeto do escritório londrino Montagu Square, as cadeiras revestidas com o mesmo tecido do sofá deixam o ambiente mais colorido e, ao mesmo tempo, isso quebra a seriedade da residência que é do estilo clássico. Como uma opção moderna, o tecido escolhido foi justamente um que conferisse leveza ao ambiente. A poltrona que está ao fundo da sala de jantar também ganhou um novo tecido. A mesma cor aparece nas almofadas do sofá e em outros detalhes espalhados pela casa.

Solução aconchegante

Se o apartamento é tão pequeno que não há lugar para as vistas na mesa de jantar, a solução é adaptar. Com uma mesinha pequena e um sofá na sacada é possível abrir espaço para pelos menos mais duas pessoas. Com o trânsito mais livre entre a sala e a cozinha, o ambiente parece até maior. Quem aprecia receber os amigos e família, pode abusar de ideias assim. Afinal, uma pequena mudança pode dar cara nova ao ambiente.

Clássico renovado

Se não existe a intenção de renovar os móveis e trocar todo o conjunto da sala de jantar é possível deixa-lo com cara nova sem gastar muito. Trocar o tecido das cadeiras por algo mais moderno e com cores vibrantes podem dar destaque a ambientes neutros, sem perder a sobriedade. Essas cadeiras que imitam o bambu ficaram com cara mais moderna com o novo tecido vermelho, que contrasta com o ambiente predominantemente neutro.

Detalhes que fazem a diferença

Sala de Jantar : Salas de jantar modernas por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Sala de Jantar

Infinity Spaces

Quando o espaço para a sala de jantar é amplo, outros objetos que compõem o conjunto de decoração são o destaque do ambiente. Nesse projeto, por exemplo, os lustres fazem as vezes de protagonista, ganhando destaque no ambiente. As janelas amplas também ajudam, com iluminação natural durante o dia, os lustres acessos durante a noite tornam o jantar ainda mais agradável.

Gostou dos conjuntos para salas de jantar? Compartilhe nossas ideias.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!