10 dicas para preparar quarto do bebê!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Depois de receber a notícia da confirmação da gravidez é hora de preparar tudo para o novo integrante da família e é essa é uma das melhores tarefas a serem feitas. Organizar tudo leva tempo, por isso, ter um quarto já preparado faz toda a diferença na hora de organizar roupinhas, fraldas e outros utensílios para o bebê. 

Móveis funcionais e ao mesmo tempo bonitos deixam o ambiente mais agradável para os pequenos, mas também são de grande valia para os pais. Planejados ou até mesmo herdados da família, há móveis que são coringa na decoração e também podem ser utilizados como fraldário ou cômoda. 

Pensar no futuro também ajuda e muito na hora montar o quarto do bebê. Quando a criança for um pouquinho maior, o berço sai de cena, e já é melhor ter um plano preparado. Se a intenção é economizar, os futuros papais devem antever a necessidade da criança e optar por móveis que podem se adaptar facilmente à nova idade ou a nova condição da criança.

Nesse Livro de Ideias reunimos algumas opções de como organizar o quarto para bebês de maneira moderna e bonita, sem deixar de lado a funcionalidade do ambiente. Sem tanto mistério ou esforço, o quartinho do seu bebê vai se tornar um dos ambientes mais agradáveis da casa.

Espelhos ampliam o quarto

Não é novidade que os espelhos dão a sensação de amplitude no ambiente. No caso de quartos de bebê, colocados nos lugares corretos, essa impressão se torna ainda mais evidente. Mesclando com outros móveis e cores certas, é fácil acertar na combinação. Nesse projeto, a opção por colocar o espelho na porta do guarda roupas, foi acertada. Além de criar a sensação de um quarto maior, o espelho será bastante útil no futuro próximo. A menina ou menino donos desse quarto clean terão um espelho de corpo inteiro para a vida toda.

Boxes nas paredes são solução

Se a intenção é não abusar dos itens de decoração, a opção fica por conta dos boxes nas paredes. A ideia da arquiteta Juliana Farias foi deixar os boxes bonitos e atraentes para o bebê, e futuramente, esses mesmos boxes podem servir para abrigar outros itens da decoração.  Fáceis de serem instalados, eles servem até para guardar pequenos objetos.

Guarda roupas ideal

Sabe aquele guarda roupas antigo que ficou esquecido na mudança? Pois é, ele pode se tornar peça chave na decoração do quarto do bebê. Por ser um móvel com medidas menores, ele é ideal para quartos pequenos. Sem portas e com pintura nova, o guarda roupas ganhou cara nova para esperar o bebê. A ideia foi desenvolvida pela arquiteta Juliana Fabrizzi.  

Sofá ou futura cama

quarto de bebe: Quarto infantil  por BMG Arquitetura
BMG Arquitetura

quarto de bebe

BMG Arquitetura

Quem vai se deslocar para o quarto do bebê durante a noite também precisa de um lugar confortável para ficar. Esse sofá que pode se tornar uma cama é uma solução dada pelo escritório BMG Arquitetura. Pensando no futuro, esse móvel se tornar a cama criança quando o berço não servir mais. A parte de baixo, no futuro, pode ganhar uma cama auxiliar. 

Ambientes lúdicos

Mesmo que o bebê ainda seja muito pequeno para aproveitar certos espaços ou brincadeiras, não custa investir em um ambiente lúdico. Com móveis como mesinhas, cadeirinhas e pequenas estantes, o espaço se torna adaptável a idade dos pequenos. As paredes também podem ganhar novas figuras conforme a criança for crescendo.

Quartos para bebês e para adultos

Esse quarto de bebê é uma das opções que reúnem o estilo clássico e a opção de cores neutras. Em um espaço bastante reduzido e sem utilizar móveis planejados foi possível encaixar todo o aparato necessário para o conforto do bebê e dos adultos que irão passar várias horas ali. O atual sofá, segue a mesma linha de raciocínio da foto logo mais acima. Se hoje ele é um aliado dos pais nas horas de amamentação ou se a criança precisa de vigilância constante durante a noite, em breve ele se tornará a cama da criança já mais crescida. Esse modelo já possui a cama auxiliar embaixo, pronta para receber os futuros amiguinhos.

Decoração infantil

Quarto infantil  por (주)강경숙칠판
(주)강경숙칠판

사랑스러운 아기 코끼리 코리 & 프리드 아기 코끼리 앤

(주)강경숙칠판

Personagens podem ser clássicos ou modernos, eles nunca sairão de moda quando o assunto é decoração, mas em um quarto de bebê, a opção de escolher figuras neutras é a mais acertada. Como essa escolha é feita pelos pais e não pelas crianças, figuras neutras, que podem estar só nas histórias contadas pelos pais, é um artifício para se prolongar o uso da decoração e evitar apelos para a mudança de personagem.

Espaços úteis

Quarto infantil  por homify

É claro que as crianças querem espaço para brincar no quarto, mas também é possível criar espaços úteis dentro do quarto do bebê, que podem ser aproveitados depois. Um espaço para uma mesa ou uma pequena estante fazem diferença quando a criança já está um pouco maior. Esse quarto, por exemplo, serve tanto para bebês como para crianças maiores, pois é facilmente adaptado. A cama, que por enquanto é um berço, pode dar lugar a um beliche ou uma cama de solteiro com cama auxiliar.

Cores que não saem de moda

Muito se fala em rosa para meninas e azul para meninos, mas o fato é que há cores que nunca saem de moda. Por gerações meninas ganhavam quartos cor de rosa, como o que está na foto, mas agora é possível mesclar essas cores tidas como padrões por novos tons, criando novos estilos. 

Prateleiras criam espaço

Quarto infantil  por ATELIER FB
ATELIER FB

Chambre d'enfant

ATELIER FB

Quando é preciso guardar muita coisa em um espaço pequeno, o mais correto é optar por prateleiras. O projeto criado pelo Atelier FB, de Paris, coloca apenas o berço e o trocador como móveis dentro desse quarto para bebê, o restante é completado por uma estante bastante grande que substitui perfeitamente o guarda roupas.  

Quais outros móveis podem compor o quarto de bebê? Envie-nos sua sugestão. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!