6 Dicas de como ter mais espaço em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Pequenos espaços são grandes desafios. E se você mora em um apartamento de tamanho pequeno, sabe muito bem disso. Apartamento de tamanhos pequenos são cada vez mais comuns nas médias e grandes cidades. Isto porque cada vez mais são comuns as pessoas que optam em morar em, no máximo duas pessoas, evitando filhos e direcionando o investimento para experiências, como viagens e outras coisas não físicas e isto fez com que o boom imobiliários começasse a apostar nos investimentos de apartamentos pequenos. E pensando especialmente em você, que passa por este desafio todos os dias ao imaginar as decorações para aumentar o espaço na sua casa, nós, da homify, trouxemos 6 ótimas dicas de como fazer a sua casa ter mais espaço.

São dicas de mobiliário, pintura, decoração e muitos outros truques que poderão fazer toda a diferença no seu lar. Você sabia, que, por exemplo, o papel de parede certo pode dar uma sensação maior de espaço? E que as cores em determinadas paredes podem dar uma maior sensação de profundidade no quarto? Estas e outras dicas você encontrará neste excelente Livro de Ideias. Esperamos que ele sirva como um excelente guia com os projetos desenvolvidos pelos melhores profissionais do mundo e selecionados especialmente para você. 

Mergulhe nas sugestões, fique atento a cada imagem e aproveite ao máximo. Temos certeza que ao final você terá inspiração de sobra para dar muito mais espaço para o seu lar. Aproveite!

Cores escuras podem dar profundidade

Salas de estar modernas por homify

Quando o cômodo é muito pequeno, uma opção muito bem vinda é utilizar da melhor forma os espaços das paredes no ambiente. Um excelente truque para que o cômodo ganhe mais profundidade é a utilização de cores escuras nas paredes do fundo. Esta solução simples e prática, fará muita diferença no pequeno espaço e você poderá ainda utilizar prateleiras e outros itens que podem ser acoplados nas paredes. Neste espaço da Mutabile, de Belo Horizonte (MG), a escolha pelo verde na parede dos fundos contribuiu com o equilíbrio de luz do ambiente e serviu como contraste com as prateleiras brancas utilizadas para acomodar livros. Uma ideia simples, mas de ótima execução para quem não tem muitas opções de trabalhar o espaço da melhor forma. Agora é sua vez de escolher a sua cor preferida e fazer o teste na sua casa!

Papel de parede listrado

Uma excelente dica para embelezar o ambiente, se a intenção não for pintá-lo, é utilização de papel de parede listrado para que a casa ganhe mais sensação de espaço. As listras dão sensação de movimento e podem dar mais profundidade para os lados, quando na horizontal, e para os lados, quando na vertical. Neste projeto, a decoração listrada com tons pratas ganha muito mais destaque pela iluminação utilizada, que dá brilho e movimento ao quarto. A decoração com pequenas peças na parede não tira a atenção que o papel de parede dá ao ambiente. A cama de cabeceira baixa também foi utilizada na medida certa para que o espaço ganhasse o destaque perfeito no ambiente.

Para o banheiro: cuba pequena

Quando decoramos o banheiro, algumas peças são imprescindíveis para a decoração do espaço, como o vaso, a cuba com a pia e outros mais elementos. Para deixar um banheiro pequeno com a melhor utilização possível, a melhor saída é optar por um tamanho menor para estas peças.  O tamanho menor do que o normal, além de dar mais espaço ao seu banheiro, facilitará a movimentação no ambiente e trará um resultado mais bonito aos conjuntos. Neste projeto a utilização da cuba em formato cilíndrico, também conhecida como cuba de chão, traz um design arrojado e elegante ao banheiro, dando muito mais comodidade para a movimentação no espaço. A utilização de grandes vidros ajudam a refletir a iluminação do local e favorecem ainda mais o espaço do ambiente. Uma ideia perfeita para pequenos banheiros de grande bom gosto.

Estilo Minimalista

Falando sobre o melhor estilo para que a sua casa tenha uma maior sensação de espaço, traremos uma ideia sobre o estilo minimalista e sua utilização. Os cômodos minimalistas funcionam de forma perfeita para que a pouca utilização de móveis possa dar um melhor espaçamento entre os elementos e, assim, o cômodo ganhar em espaço livre e sensação de tamanho maior. Neste projeto, podemos observar a utilização do mobiliário em U para que a movimentação no espaço seja a mais dinâmica o possível. A utilização do grande conjunto em branco, com portas sem puxadores, traz a sensação de um armário em monobloco. A escolha pela cor branca, favorece o reflexo das luzes no espaço e fica perfeita para contrastar com as cadeiras pequenas com estofados pretos. Além do acabamento em luxo para a cozinha, podemos destacar a dinâmica excelente que o espaço ganhou. Uma ótima opção para a hora de decorar o seu lar!

Aposte na iluminação

Seja artificial ou através de grandes janelas, como neste projeto do Johnny Thomsen Design de Interiores, de Porto Alegre (RS), a utilização inteligente da iluminação é fundamental para que o ambiente ganhe mais sensação de espaço. As grandes janelas podem funcionar como um foco infinito quando as janelas ficam abertas. Neste caso, um horizonte amplo poderá favorecer ainda mais o imóvel de pequeno espaço. Caso a utilização de grandes janelas não seja possível, utilize luminárias espalhadas pelo ambiente pintado com a cor branca. Isto fará com que a luz seja refletida de forma a clarear ainda mais o ambiente. Neste projeto, vemos ainda como a utilização de peças escuras favorece um estilo jovem e moderno à sala, dando um toque perfeito para o contraste escolhido.

Decore com grande espelhos

Por fim, chegamos a nossa última, mas não menos importante dica. Para que a sensação de amplitude seja visível no cômodo pequeno, trabalhe com grandes espelhos na decoração do ambiente. Para que o resultado fique ainda mais incrível, tente projetar a utilização da peça próxima à janela. A amplitude do espaço poderá dobrar e ficar ainda mais agradável no ambiente. A utilização é simples e a dica principal é trabalhar com peças grandes e longe da iluminação artificial. 

Com estas dicas, temos certeza que o seu ambiente irá se transformar em um local ainda mais espaçoso e acolhedor. Em outros Livros de Ideias você encontrará outras ótimas dicas para a decoração do seu lar. Aproveite!

Gostou das dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!