Quartos infantis que são pura diversão!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

A hora de dormir pode não ser a mais fácil para alguns papais e mamães. Algumas crianças não gostam nem um pouco da ideia de se separar dos adultos e ir para o seu próprio quarto. Às vezes o que falta é pulso firme dos pais, em outras, um atrativo no quarto já pode fazer toda a diferença. 

Pensando nisso, alguns arquitetos desenvolveram projetos ousados, que misturam cores, formas e muitos apelos lúdicos especialmente voltados aos quartos infantis. Com algumas mudanças, o quarto pode ser tornar o espaço favorito dos pequenos na casa. 

Entre brincadeiras, um espaço para o estudo e relaxamento, as crianças vão se acostumando ao novo espaço e aceitando a ideia de que ter seu próprio quarto é um ótimo negócio. Bom para elas, melhor para os pais que podem voltar a ter a tranquilidade e a privacidade que precisam. 

Confira nesse Livro de Ideias como os quartos infantis podem se tornar espaços encantadores. Em ambientes grandes ou pequenos é sempre possível fazer uma pequena mudança para agradar aos pequenos.

Sala de brinquedos versátil

Esse quarto apresenta uma solução para quem pretende passar vários anos no mesmo imóvel. Com uma estante cheia de boxes adaptáveis e removíveis, foi possível criar um quarto infantil que se mistura a uma sala de brinquedos. No futuro, é só retirar a caminha que aqui aparece como um sofá e deixar a prateleira com um viés mais sério.

Escorregador, cama e casinha

Quarto infantil  por snoeck & co
snoeck & co

kinderzimmer

snoeck & co

Se a criança pensar em falar que o quarto é um lugar chato, ela estará mentindo. Nessa solução, um único móvel serve como cama, escorredor e ainda há um espaço ali em cima, bem parecido com uma casinha para os pequenos passarem horas brincando. Como um móvel planejado, esse quarto foifeito sob medida, considerando o tamanho do imóvel, mas é possível adaptar ideias para outros espaços e usos.

Estudos e muita brincadeira

Quarto infantil  por MIKOŁAJSKAstudio
MIKOŁAJSKAstudio

Pokój dziecięcy w kamienicy

MIKOŁAJSKAstudio

Estudo e brincadeira podem andar juntos, sim! Nesse projeto, além de redes para os pequenos escalarem, há uma mesa e uma cadeira em um espaço isolado da brincadeira. Abaixo da estrutura onde fica a cama e mais um espaço para brincadeira, há uma pequena estante. O quarto infantil pode ser divertido, mas também é organizado e prático.

Quarto de princesa

Esse quarto, desenvolvido pelo Espaço do Traço Arquitetura, mostra que se preocupar com o espaço e a altura da sacada não é necessário. Para construir uma casa de bonecas dentro do quarto infantil, o projeto ampliou o espaço do quarto se apropriando da área da sacada. Para dividir os dois ambientes, foi montado um painel que representa a fachada de uma casa. Isolando a sacada com vidros, é possível abrir janelas sempre que necessário, sem deixar a segurança da criança de lado. O projeto foi pensado em conjunto com a mãe da menina, que pretendia presentear a filha com uma casa de bonecas.

Árvore prateleira

Quarto Violeta: Quarto infantil  por Oba! Arquitetura
Oba! Arquitetura

Quarto Violeta

Oba! Arquitetura

Se a ideia é economizar espaço e ainda tornar o ambiente lúdico, a Oba! Arquitetura desenvolveu essa prateleira que reúne essas duas características muito harmoniosamente. Além de ser um excelente convite à leitura, a árvore prateleira, serve para dividir dois ambientes dentro do mesmo quarto. Soluções parecidas podem se adaptar muito bem aos espaços onde paredes não estruturais dão a possibilidade de serem removidas. Antes de fazer uma dessas, no entanto, é sempre importante consultar um arquiteto e ter a planta do imóvel em mãos. Caso uma parede estrutural seja danificada ou removida, a segurança de todos está comprometida. Não faça mudanças assim sem consultar um profissional.

Quatro crianças em um só quarto

Quarto infantil  por VICTORIA PLASENCIA INTERIORISMO
VICTORIA PLASENCIA INTERIORISMO

Literas Recamara Infantil Casa GL

VICTORIA PLASENCIA INTERIORISMO

E se forem gêmeos? E se forem quadrigêmeos? Não importa! Há espaço para todo mundo nesse projeto da Victoria Plasencia Interiorismo, do México. Em uma só parede foi possível embutir quatro beliches e ainda trazer a opção de duas camas auxiliares. Quando vierem os amigos para dormir, há lugar para todos no quarto infantil. Com essa opção ainda, sobrou bastante espaço livre para brincar. 

Quarto infantil, sonho de todas as idades

Muitos adultos, quando crianças, sonharam em ter uma casinha na árvore. Como muitos moravam em apartamento ou então não tinham uma árvore grande o bastante no quintal, o sonho acabou ficando para trás. Nesse quarto infantil, no entanto, não só o sonho da criança se realiza, mas também desses pais que ficaram só na vontade durante a infância toda. O escorregador para sair de cima completa a diversão. Beliche mais legal que esse não existe!

Parede liberada

Quarto infantil  por IdeasMarket
IdeasMarket

Детская комната в ресторанном проекте Biblioteka в Санкт-Петербурге

IdeasMarket

Criança que nunca riscou uma parede da casa não foi criança. Apesar do zelo dos pais, é comum acontecer um rabisco ali ou aqui. Nesse quarto, essa preocupação não existe. Escolhendo tintas especiais já disponíveis no mercado é possível deixar uma ou mais paredes livres para os pequenos soltarem a imaginação. Há também outros tipos de tinta que permitem que as paredes ganhem revestimentos como o de lousas ou se tornem magnéticas, possibilitando que imãs sejam colocados.

Quarto de brincadeira

Quarto infantil  por A+A
A+A
A+A

Espaço não é sinônimo de impedimento nesse projeto. Além de uma cama, foi possível criar um espaço para brincadeiras na parte superior do beliche e ainda colocar uma mesinha para estudos separada do conjunto. Esse móvel planejado pode ser adaptado também para apartamentos ou espaços menores. As cores podem ser utilizadas a favor do ambiente. Nesse caso, a escolha da mistura com branco e azul e tons de amarelo amplia o quarto do apartamento.

Cadeira ou rede

Esse quarto é infantil, mas muitos adultos podem se inspirar na ideia de ter uma cadeira ou uma rede para relaxar. Enquanto a cama ocupa a parte superior do ambiente, o espaço abaixo ficou reservado para uma mesa e um grande atrativo, a cadeira de pano. A área externa é um convite ao relaxamento e também à diversão.

Gostou das soluções para quartos de crianças? Envie-nos a sua sugestão. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!