SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como decorar com móveis em palete

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O mobiliário em palete virou o querido das decorações modernas e industriais. Ele aparece também em ambientes no estilo escandinavo marcando presença com seu aspecto descontraído e descolado. Com um leve toque de criatividade, Artes & Ofícios e paciência, é possível transformar estes blocos de madeira, aparentemente sem utilidade, em elementos decorativos incríveis e únicos. 

Os paletes são caixas utilizadas para armazenar produtos de tamanhos grandes e pesados. São conhecidos por sua resistência a quedas e por durarem bastante tempo. Suas tiras de madeira e formatos são simples de serem transformados em móveis de verdade e em objetos que completam a decoração, além de serem amigos do meio ambiente e sustentáveis.

Os móveis em paletes funcionam muito bem em salas de estar, quartos, salas de TV e outros cômodos de uma residência. Eles conseguem trazer charme e personalidade para o local onde estão dispostos. Além disso, os móveis confeccionados em paletes têm um dos melhores custo benefício do mercado de mobiliário e podem ser feitos por qualquer pessoa disposta a encarar esta tarefa.

Ao se produzir um móvel em palete, impede-se que a madeira em questão seja queimada, economizando assim, recursos naturais, como água e madeira das árvores. Para te deixar por dentro deste assunto, selecionados dicas e informações sobre esse material tão bem falado. Confira!

Onde encontrar?

Varanda, alpendre e terraço  por palettenmoebel.at
palettenmoebel.at

Das Sofa Hermann

palettenmoebel.at

Quando alguma madeira das caixas de transporte se quebra ou se danifica, os paletes são descartados pelas companhias. Algumas das empresas que o utilizam, recuperam os paletes, mas outros vão direto para o lixo ou são queimados o mais rápido possível. Para a sorte dos interessados em produzir um mobiliário com este material, esta é a hora em que se pode procurar nos estoques destas companhias. Em muitos dos casos, eles são doados ou vendidos a preços baixos. Pode também se encontrar paletes pelas cidades após as famosas e calorosas feiras de rua.

Por que viraram tendência?

A partir do momento que a decoração industrial começou a ficar mais popular e dominar a cena, os móveis confeccionados em materiais mais rústicos e outros artigos decorativos com essa aparência mais crua começaram a ganhar destaque. Dessa forma, o palete ganhou o coração dos designers de produto, bem como o dos amadores e entusiastas desta arte. Pelo motivo de ser uma solução com um custo acessível, ele se popularizou com velocidade máxima e se instalou fixamente nos cômodos mais bem decorados e descontraídos. Nesta cozinha americana projetada pela a arquiteta Michelle Martins, temos um balcão em palete funcional e charmoso. 

Faça você mesmo

Como fazer a mesa de palete:

1. Com uma lixadeira, lixe as partes superior, inferior e laterais. Use lixa para madeira número 60 ou 80. 2. Se tiver faltando madeira, veja se é possível arrancar uma tábua da parte inferior e colocá-la em cima. Se não puder, arranje outro pedaço de madeira que encaixe no espaço. 3. Misture o pó de serra com cola branca, formando uma massa pastosa. Tampe os furos dos pregos e deixe secar. 4. Aplique Stain ou Polistain com um pincel e deixe secar. Stain é um produto que protege a madeira contra fungos e não descasca. 5. Vire o pallet de ponta cabeça e apoie as rodas no lugar. Marque onde irá parafusar fazendo um furo com prego e martelo. Este furo serve de guia para o parafuso não escorregar. 6. Parafuse as rodas usando uma chave de fenda! Pronto!

Custo

Como já mencionado anteriormente, o custo do mobiliário confeccionado em palete é baixo e acessível na maioria dos casos. É claro que toda regra tem sua exceção e pode acontecer de se encontrar pelo mercado móveis neste material com designs arrojados em preços mais salgados. No entanto, se o móvel for feito por você mesmo, a realidade será outra e você poderá rechear sua casa com estes belos elementos. Os paletes também podem atuar como parte do piso, de forma a decorar quartos com texturas e com divisão de ambientes.

Cadeira descolada

Seguindo um design inusitado e fora do comum, esta cadeira confeccionada com paleta pode funcionar bem em salas de estar nos estilos industrial, urbano, escandinavo e moderno. Seu formato e composição despojados oferecem uma estética divertida para as composições dos ambientes. O fato de esta peça ficar posicionada de forma inclinada traz ainda mais atenção para este artefato decorativo. Esta peça foi produzida a partir de um palete que foi aberto e teve algumas tiras de madeira adicionadas para ficar mais funcional.

Cama confortável

Quarto  por agentur jonda
agentur jonda

Exclusives Bett – Loft Design – Palette

agentur jonda

Esta cama ao lado segue um modelo de design onde os paletes aparecem do começo ao fim, tanto a própria cama como a cabeceira. Desta forma, este móvel fica com um aspecto leve e que harmoniza com o restante do ambiente. A discreta e orgânica decoração deste quarto contribui para um ambiente bem resolvido e que transmite tranquilidade. O enxoval em branco funciona muito bem com a cor da madeira dos paletes e a peça tem a capacidade de exalar conforto e aconchego.

Criado-mudo

Este criado-mudo ao lado foi feito de maneira extremamente simples. A peça foi produzida com dois paletes empilhados um em cima do outro. Junto com os detalhes que ficam acima dele, a peça decorativa funciona muito bem neste quarto de decoração moderna e sustentável. Todos os elementos que foram confeccionados no mesmo tom de madeira trazem harmonia para este quarto. Caso se interesse por mais dicas, confira Móveis criativos feitos com paletes.

Você adotaria móveis em palete na decoração do seu lar?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!