Paisagismo Rural: Jardins tropicais por Laura Mourão Arquitetura da Paisagem

10 ideias de paisagismo para ter um jardim lindo

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Possuir um jardim na residência, já é o máximo! Adicionar neste jardim uma fonte de água é o que há de mais incrível quando se fala em jardim. O jardim funciona como um refúgio, que facilita nos desconectarmos da rotina cansativa do dia-a-dia e nos permite relaxar nosso corpo e a alma. Para deixar este ambiente mais agradável, vale a pena investir em uma fonte de jardim, que além de criar uma composição incrível, transmite muita tranquilidade com o som da água correndo em seu interior.

As fontes de água são capazes de entregar serenidade e paz ao ambiente, esteja ele dentro, ou fora da casa. As técnicas de decoração orientais indicam o uso da água para atrair bons fluídos e prosperidade. Quem possui espaço amplo na residência, pode ousar na decoração do jardim, utilizando cascatas, lagos, chafariz decorados com pedras e estátuas e cercado de muito verde, ou até aquelas fontes integradas a piscinas, que embelezam a entrada da casa. Para ambientes menores, ou internos, como os jardins de inverno, as fontes verticais de madeira, ou versões menores com bambus, pedras ou materiais mais rústicos, também fazem são um espetáculo a parte para o jardim da sua casa. 

Você verá neste artigo, alguns exemplos de fontes para residências, que embelezam os jardins e transmitem um ambiente de muita paz e calma. 

Fonte de pedra

Para transformar seu jardim em um espaço encantador, é importante investir em uma fonte de jardim única. Esse modelo de fonte em pedra, tem a capacidade de deixar o ambiente mais harmônico e natural, pois o som das águas fluindo pela fonte transmite paz e relaxamento para todo o ambiente, além de dar um toque muito charmoso ao jardim.

Para meditação

JARDIM ASIÁTICO-TROPICAL - FAZENDA CABREÚVA.: Jardins asiáticos por Eduardo Luppi Paisagismo Ltda.
Eduardo Luppi Paisagismo Ltda.

JARDIM ASIÁTICO-TROPICAL – FAZENDA CABREÚVA.

Eduardo Luppi Paisagismo Ltda.

Neste projeto desenvolvido pelo paisagista Eduardo Luppi, a casa de verão ganha espaço inspirado no estilo asiático. Com elementos naturais que traduzem uma atmosfera calma e extremamente relaxante. A fonte de água, se localiza na borda de um suntuoso lago, e permite o morador de desfrutar momentos relaxantes e com boa energia da natureza a volta. 

Sofisticada

Para a área externa da casa, não há nada mais luxuoso e sofisticado que uma fonte instalada na parede com textura em pedras. Esta opção é moderna e inovadora, o deck em madeira e as plantas escolhidas para ornamentar o entorno do jardim fazem a passagem entre o lago ter um visual impressionante para os visitantes da casa. Este requintado projeto é assinado pelo famoso arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris.

Fonte natural

Uma dica interessante para criação de jardins, é criar uma espécie de cachoeira natural, com pedras e plantas em algum canto do jardim. Além de lindo, esse tipo de fonte de jardim oferece um clima de campo para sua casa, como esta que possui uma cascata única e natural.

Moderna

Jardim  por SO GARDEN
SO GARDEN

Mur d'eau à poser en Aluminium

SO GARDEN

A fonte de jardim também pode ser mais moderna e atual, com materiais como o metal e granito, oferecendo um toque mais contemporâneo ao jardim. Este modelo de fonte com cascata vinda de um em painel preso a parede de madeira, pode ser um ótimo acessório para compor o seu jardim com um estilo oriental mais moderno e atual.

Para a entrada da casa

Em uma residência de montanha, a fonte de jardim pode tomar a frente da entrada da casa, como uma requintada porta de entrada para este ambiente. Esta fonte de jardim no estilo clássico, segue o exemplo das belas fontes de praças que vimos ao redor do mundo. Este modelo em pedra sabão no estilo barroco, possui queda de água em 3 níveis, e a sua volta é adornada por plantas e arbustos, exibindo muito charme ao ambiente externo da casa. 

Em um amplo jardim

A fonte de jardim, é um dos principais componentes para uma residência de campo ou fazenda. Invista nesta opção de fontes, se você possui uma casa ampla e com grande espaço no gramado, não tem nada mais romântico do que passar as tardes de sol ao sentado próximo a fonte, ouvindo o barulho da água e contemplando a natureza. 

Fonte no deck de madeira

Nesta casa, a fonte de jardim se localiza na lateral do espaço, ladeado por um chão inteiro de madeira que se estende até a porta de entrada da casa. A fonte, possui painel de de madeira do mesmo lateral do piso, e água brota de pedras no fundo de um espelho d'água, trazendo um clima aconchegante para o jardim, com requinte e naturalidade. 

Para o hall interno

O jardim de inverno na parte interna da casa, também pode receber uma fonte pequena. É possível encontrar lindas opções para seu jardim de inverno fabricadas em bambu. Este tipo de fonte de jardim, tem versão menor e funciona com um sistema simples bombeamento de água, delicadamente escondido pelas plantas e pedras no chão. A simplicidade e beleza do jardim interno, torna este ambiente muito relaxante. Este lindo jardim [e assinado pela paisagista Junia Lobo.

Obra de arte

Residência Nova Lima - MG: Jardins de inverno modernos por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Residência Nova Lima – MG

CP Paisagismo

A escultura junto a fonte de jardim se integra ao ambiente interno da casa, fazendo uma bela composição sofisticada para o ambiente. Este modelo de fonte é uma verdadeira obra de arte. A fonte tem passagem de água em um fluxo contínuo, junto ao  quadro de samambaias na lateral, fazendo uma composição naturalmente requintada. A iluminação dá um toque especial ao jardim, criando um efeito agradável para este espaço.

Deu vontade de colocar uma fonte no seu jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!