5 exemplos impressionantes de arquitetura hospitalar

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Diseño de Hospital veterinario, Coup de Grâce design & events Coup de Grâce design & events Espaços comerciais
Loading admin actions …

A arquitetura hospitalar requer uma série de especificidades devido às suas exigências asseguradas por normas técnicas e legislação médica. O alto nível de conhecimento, e sua clara especificidade, fazem com que poucos escritórios de arquitetura venham a se aventurar por esta praia. Sendo assim, aqueles que ousam entrar neste mercado encontram um interessante campo de atuação, mesmo que muito desafiador devido as mudanças rápidas que a evolução da medicina traz para novos tratamentos e exames, fazendo com que surja a necessidade de edifícios flexíveis para mudanças, com o menor impacto possível em suas estruturas e adequadas ao pleno funcionamento das mais rotineiras emergências.

Mesmo com tudo isso, manter a humanidade e o calor acolhedor num lugar de tanto sofrimento é essencial. Este é o verdadeiro desafio de quem projeta um lugar desses. Separamos 5 excelente exemplos dessa arquitetura específica em seu desenho e fantástica em sua concepção!

A clínica veterinária e sua humanidade

Quem disse que hospitais e suas dificuldades e belezas projetais estão reservadas apenas para os seres humanos? Os animais também merecem usufruir do engenho humano aplicado a arquitetura e essa clínica faz jus a esta pretensão. A sala de espera é espaço e possui cadeiras numa disposição em que os animais que ali esperam ser atendidos com seus donos possam aguardar sem muito problemas comportamentais. As coisas neutras também ajudam neste processo.

Volumes pesados ajustados de maneira leve

Para este fantástico hospital, projetado pelo escritório mexicano Sordo Madaleno Arquitectos, os seus longos e monolíticos volume foram ajustados com rara leveza um sobre o outro, criando um interessante jogo de massas que se equilibra sobre um térreo envidraçado e transparente que mantem diálogo com o lado externo do edifício. Todos os quartos de paciência possui vista o lado de fora, de maneira a tratá-los não como internos, como presos, mas como pessoas que merecem cuidados especiais em prol de sua saúde, tanto física quanto mental.

O saguão dos parentes e amigos

Localizado rente à fachada envidraçada do pavimento térreo, este ambiente de piso reflexivo é como uma ante-sala do próprio hospital, onde aqueles que acompanham os enfermos podem descansar de suas longas vigílias noturnas e toda a carga emocional que traz a notícia de que um parente ou amigo não está bem de saúde. A claridade e o espaço livre com luzes indiretas acentua o caráter tranquilo do qual essas pessoas necessita. 

A simplicidade e a sofisticação num só edifício

Os animais são mais sensíveis do que nós, seres humanos, a ambientes novos e estímulos desconhecidos. Quando vão para uma clínica veterinária eles normalmente já estão sob grande estresse devido ao motivo que os leva lá. Pensando nisto esta clínica foi projetada com caminhos simples, sem muitas surpresas a cada virada de esquina e cores neutras, visando deixa-los calmos para os procedimentos pelos quais passarão. Na imagem podemos ver a simplicidade do ambiente contrastando com a tecnologia de ponta dos médicos veterinários dentro da sala envidraçada.

Espera confortável

Normalmente ninguém gosta de ir aos hospitais. São lugares onde vamos quando algo ão muito agradável, para dizer o mínimo, acontece. Por que não tornar a angustiante espera mais confortável? É o que esta recepção faz com os pacientes, jogando com cores ora intensas, ora calmas, bem como com a sinuosidade dos sofás não convencionais. Isto traz um conforto psicológico que convênio algum pode pagar.

Não é uma prisão, a luz se faz presente

Muitos dos pacientes dos hospitais acabam se sentindo como prisioneiros do edifício devido ao grande tempo que passam lá em suas por vezes frequentes consultas. Procurando evitar este sentimento de aprisionamento e falta de contato com o mundo externo, uma abertura envidraçada é feito no teto desta sala de espera, a qual é atravessada por fitas de diferentes cores, as quais, em contato com a luz natural zenital, transformam o ambiente num lugar mais aconchegante aos corpos aflitos que ali esperam por seus especialistas médicos.

… interior reconfortante!

Com uma fachada sóbria e austera, o interior do edifício contrasta com as cortinas de vidro e se revela extremamente atencioso para com as necessidades dos pacientes. O trabalho em madeira dos móveis, a luz que não ofusca e o teto pintado procuram criar um ambiente que seja mais familiar aos enfermos e proporcione uma recuperação mais rápida, ajudando também no lado psicológico, tão importante em qualquer tratamento.

Fachada discreta…

Se elevando acima das copas das árvores que o rodeiam, este hospital possui cinco longas janelas, as quais forma uma cortina de vidro em cada um dos andares de atendimento. O vidro é reflexivo para controlar a incidência direta de calor e os olhares curiosos da rua. Os pacientes acabam aproveitando também da vista elevado e da brisa suave que entra por suas janelas.

Clima e vegetação

homify Espaços comerciais

As condições climáticas influenciam de maneira muito incisiva qualquer edifício. Os hospitais sofrem ainda mais com isso devido as temperaturas internas que devem manter em função de tratamentos especiais e exames específicos. Este hospital, localizado no México, trabalho com uma série de elementos de controle passivo (como os brises, placas que bloqueiam a incidência direta de luz solar) para que assim evitem o uso excessivo de energia elétrica.

Para mais construções que prezam a sustentabilidade, leia este artigo e se surpreenda com seus volumes e soluções!

Também há diversão no hospital

homify Espaços comerciais

Como muitas crianças frequentam este hospital, os arquitetos do Arquidecture resolveram trabalhar com um pequeno parquinho de brincadeiras nos fundos do hospital. As crianças, mais sensíveis a tratamentos intensos e altas emoções, encontram ali, entre a areia, os brinquedos e a vegetação, um lugar para esquecer a tensão que o lugar carrega por sua funções intrínsecas. Arquitetura mais humanizada impossível.

Você gostaria de ser atendido num lugar desses? Dê-nos sua opinião e diga qual foi seu preferido.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista