por Aina Deyà _ architecture & design

5 Fachadas que mudaram de aparência e ficaram irreconhecíveis

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje trazemos a transformação de 5 fachadas de casas pequenas, de características muito simples, faces planas e sem muitas complicações, mas, agora com um olhar mais bonito, colorido e iluminado, trazendo novos ares para seus habitantes e vida nova ao redor.

Se você está pensando em remodelar a fachada de sua casa, siga com a gente, talvez você se identifique com alguma destas residências ou pode tomar ideia de uma, um tipo de outra, considerar materiais ou cores que você não tinha pensado antes… de qualquer maneira, aqui no homify, você descobrirá muitas ideias para colocar em prática. Confira!

1. Antes: a fachada de uma casa, já muito deteriorada!

Casas rústicas por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Esta pequena casa apresenta sinais visíveis de deterioração devido à passagem do tempo, mas a sua estrutura está em perfeitas condições: coluna, muros, cercas, corrimão. A pintura, muito danificada, tinha devastado o rosto que já foi simpático e acolhedor. Poderia fazer uma mudança de porta, uma nova marchetaria, remover a umidade que começa a agir, revestir a propriedade de terra solta e embelezar a vista, mas sem gastar muito dinheiro.

Depois: renovada totalmente! Cor agradável e pedra como revestimento, a varanda sensacional!

Casas rústicas por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Uma mudança total! A velha fachada desapareceu e descolorida foi adquirida nova vida graças às mãos de pintura que foi dado para as paredes, colunas e parapeito, em uma delicada cor creme. O pequeno pátio foi revestido de azulejos de pedra, e a bancada ao lado da parede que antes parecia tétrica em velha tonalidade vermelha oxidada, agora parece vestida elegante e acolhedora em pedra natural, igual a parede onde se encontra. A pedra também se apresenta no encaixe ao redor da casa e na base da coluna. Marchetada e a porta foram substituídas por madeira branca, luminosa e elegante, e a terra do prédio ao redor da casa se retirou, colocando 15 centímetros de cascalho branco para proteger o soquete da umidade e dar uma aparência limpa e renovada.

2. Antes: uma fachada com grandes rachaduras e já muito antiga

Casas rústicas por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Uma rachadura na parede, o teto ou cercas, muitas vezes nos assusta e devemos agir imediatamente para evitar que se siga abrindo e o seu dano como reparação sejam maiores e a grandes custos, além de pôr em risco a segurança dos moradores. No entanto, sempre e quando as rachaduras são reparadas a tempo, seu reparo é simples e bastante econômico. Esta fachada, além de mostrar duas fendas enormes, uma vertical e uma horizontal, luz destemida, com a cor praticamente desvanecida, sem vida… opaca.

Depois: paredes redesenhadas, um pouco de pintura e lisa, como nova!

Casas rústicas por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Para começar, as fissuras foram preenchidas com uma impermeabilização flexível para evitar que a umidade e outros agentes climáticos que poderiam danificar a estrutura. A fachada foi dada duas mãos de pintura plástica no lado de fora, combinando dois tons de amarelo cremoso e fazendo jogo com a janela e porta. A saliência abaixo da janela foi coberta com azulejos de barro vermelho, contrastando sutilmente com cor, e azulejos na porta foi limpa, devolvendo o brilho perdido e um olhar fantástico, apesar do tempo transcorrido.

3. Antes: uma fachada separada que faz vê-la mais pequena

Esta vista corresponde ao terraço de um pequeno apartamento, e como podemos ver apenas uma parte estava em boas condições, enquanto o resto da fachada entregava os estragos do clima e do tempo em suas paredes rachadas. O piso, o mobiliário e o design em geral foram bastante antiquados e pouco funcionais, era necessário uma mudança e aventurar-se a novas utilidades.

Ainda, se você quer mais ideias para renovar sua fachada, confira: 7 estilos de fachadas que o inspirarão a projetar sua casa

Depois: uma fachada ampla, funcional e de altura

reforma deste terraço foi incluída uma extensão para além da restauração da fachada. O espaço foi estendido para o limite da construção, usando toda a área. As paredes, antes danificadas e sem brilho, foram restauradas e repintaram de branco, e o canaleta de água de drenagem foi substituída por uma mais recente, mais funcional e mais larga, até chegar no limite da construção. A parede foi coberta com nova pintura em um cinza azulado, as janelas e as portas foram delimitadas com uma linha branca, emoldurando o delicado cinza das treliças que os protegem. O piso foi revestido com grama artificial, agora sim que dá para aproveitar e tomar sol desfrutando de uma bebida e uma agradável companhia!

4. Antes: uma casinha de um piso fora de moda

Esta casa, embora apareça estar em perfeitas condições e conta com uma grande propriedade paisagística, que remonta aos anos setenta e, aparentemente, não tinha tido qualquer reforma desde. Apesar de que a sua aparência não está se deteriorando, é visível que as paredes falta uma mão de pintura, as janelas poderiam modernizar-se, o limiar de acesso não parece atraente ou de boas-vindas e para o jardim, aparentemente cresceu desordenadamente estão deixando os pinheiros e arbustos formado silhuetas temíveis e disformes.

Depois: uma fachada moderna rodeada de um grande jardim!

A reforma foi abrangente, incluía não apenas repintar as paredes, expandindo as janelas e transformá-las em janelas modernas, vidro fumado, substituindo marchetaria de madeira velha por alumínio preto, delimitar a a porta com a lateral com cor cinza e feita de aço e a parte principal em vermelho intenso; também foi incluído um projeto de paisagismo onde o jardim agora parece adorável, como algo saído de uma história. Caminhos de pedra nos conduzem por pequenos espaços no jardim, com cercas pequenas de arbustos, grama fresca e cheia de cor, plantas com flores, árvores e um pequeno lago para fechar o quadro com um toque zen, harmonioso e fascinante.

5. Antes: uma fachada tradicional que os desenhos queriam modernizar

Esta casa, localizada em Granada, Espanha, foi a casa de campo de uma determinada família. Ao casar-se enfrentá-se a realidade descobrindo que era muito difícil conseguir uma casa própria, ou simplesmente, um terreno, de modo que os pais decidiram dar-lhe casa. Esta fachada mostra abertamente o caráter campestre da residência: de pedra, alvenaria revestida de branco, ferro, telhas de barro e vegetação. No entanto, não cumpria com as expectativas dos novos proprietários, que não queria apenas uma imagem fresca e moderna, senão utilizar na remodelação materiais que gerariam economia de energia. Vamos ver o que foi alcançado.

Depois: uma mudança radical!

A mudança foi sido total, de estilo, de formas, ou seja, de tudo! O volume principal permaneceu completo, mas as forjas, ladrilhos e acabamentos em pedra, deixando no lugar uma série de concreto liso revestido em cor branca. Uma cobertura envolvente em torno de todo o volume, alavancando o uso de materiais de poupança de energia, alcançando um interior confortável e exigindo menor uso de condicionadores de ar de clima.

A construção envolveu apenas os novos revestimentos e coberturas, aproveitando ao máximo a estrutura original, os jardins e trilhas, e o resultado foi fantástico!

Gostou do artigo antes e depois das pequenas casas? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!