A habitação ideal para uma família

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Meadela House | Viana do Castelo, Valdemar Coutinho Arquitectos Valdemar Coutinho Arquitectos Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Hoje mostramos-lhe uma habitação em Viana do Castelo, para quem não conhece uma cidade do norte português delimitada a oeste pelo oceano atlântico, portanto numa localização privilegiada e com uma cultura e património muito especiais. 

A habitação, projectada pela empresa Valdemar Coutinho Arquitectos, é uma moradia com dois andares, uma arquitectura moderna e uma interessante conjugação de materiais. Os interiores caracterizam-se por espaços amplos e desafogados. 

Fachada

Numa propriedade bem delimitada com muros altos e portões, privacidade não falta. A habitação, no interior, tem dois andares, dominam linhas direitas e volumetrias características de um estilo moderno, os próprios vãos têm também um desenho muito moderno como por exemplo a janela panorâmica que marca bastante esta fachada e terá também uma qualidade muito especial no interior.

Diferença de níveis

Repare que a cota de entrada na casa nas traseiras é mais elevada e assim no exterior, vemos um talude com algumas plantas que do lado esquerdo é composto por um jogo de pequenos terraços. Estes espaços estão arranjados tendo gravilha e algumas plantações. Do lado direito existe até um caminho marcado por lajes de pedra que permite o acesso pelo exterior ao outro lado.

Interiores

No interior dominam espaço amplos e luminosidade não falta. Apresentamos-lhe a sala de estar, onde à volta de uma lareira muito moderna se encontra um sofá super confortável. Ao fundo podemos ver a escada que conduz ao andar superior mas antes, detenha-se a observar o aparador, uma peça muito elegante em madeira.

Outra perspectiva

Uma outra perspectiva da sala mostra-nos com mais clareza essa peça elegante que é o aparador e revela ainda alguns detalhes muito interessantes, o que vemos ao fundo como que a sair da parede é lenha para a lareira, que aqui para além de ter uma função utilitária decora de modo muito interessante o espaço.

Sala de estar

O espaço da sala de estar tem chão em madeira sobre o qual se encontra um belo e confortável tapete branco. Como esta imagem permite ver os sofás estão também virados para uma ampla televisão. O lugar para passar grandes serões de domingo, sobretudo no inverno.

Sala de jantar

Na continuidade da sala de estar surge a sala de jantar, um espaço que beneficia da mesma luminosidade e conforto. É composto por uma mesa comprida escura onde caberá toda a família mais alguns convidados. As cadeiras são muito bonitas e criam um contraste interessante, combinando sobretudo com as longas cortinas.

Escadas

Para fazer a comunicação entre níveis no interior precisamos de uma escada.  Nesta imagem vemos a escada que conduz da sala de estar ao andar superior. Degraus maciços em madeira acompanhados por uma parede envidraçada que funciona também como guarda. Uma solução interessante. Se deseja inspirar-se com outras soluções para escadas veja aqui.

Contraste de materiais e volumetria

Voltamos ao exterior para destacar o contraste entre materiais e ainda a volumetria desta habitação. Repare que sobre o volume principal e um pouco recuado existe um outro volume, um outro andar, de paredes brancas. As janelas espelham o céu embelezando a imagem. Veja aqui algumas dicas para construir a sua casa.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista