Pequenas cozinhas cheias de charme!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

A cozinha pode ser pequena, mas, com os móveis certos, o espaço pode ganhar charme e funcionalidade. É possível mesclar móveis antigos, ou até mesmo aqueles que não são originalmente de cozinha para dar ao ambiente mais aconchego e até criar mais espaço.

Não necessariamente os móveis planejados são a salvação de uma cozinha pequena. É possível, com criatividade e noção de medidas, ampliar o espaço, dar novas utilizações aos móveis antigos e conquistar a cozinha dos sonhos.

As cores, a iluminação e os objetos de decoração escolhidos também podem ser a chave para um ambiente mais funcional. Se o jogo de conchas é lindo, pendurá-lo na parede pode ser uma boa ideia. Além de prático, o jogo se torna uma peça de decoração bem interessante. 

Nesse Livro de Ideias é possível conferir algumas dicas preciosas dos arquitetos que conseguiram um feito que muitos julgam impossível, fazer tudo caber em cozinhas minúsculas.

Móveis arredondados

Cozinhas campestres por homify

Por vezes, nada é tão limitante quanto linhas retas, por isso, se o espaço falta, é hora de buscar alternativas. Com um balcão que acompanha o desenho da pequena cozinha, a pia e o fogão mudam de lugar e deixam o ambiente mais funcional e ergonômico.

Armário embutido

O truque das portas com pequenas prateleiras ou espaços para guardar coisas menores podem ampliar o uso dos armários. Nesse caso, o armário embutido se tornou quase uma despensa. Além de alimentos enlatados ou perecíveis, foi possível colocar também o micro-ondas nesse espaço, economizando o lugar dele em uma prateleira externa, como é o costume.

Bancada mil e uma utilidades

Cozinhas campestres por Cottage Style / コテージスタイル
Cottage Style / コテージスタイル

オリジナルキッチンと薪ストーブを中心にした使いやすいキッチン

Cottage Style / コテージスタイル

A bancada pode se tornar uma peça bem versátil. Nesse projeto, além de mesa para refeições, a bancada também serve de tábua de passar roupas. Logicamente, para esse segundo uso é recomendado o uso de um revestimento na madeira, como uma capa térmica ou uma toalha grossa, para impedir que a quentura do ferro de passar danifique o móvel. 

Móvel antigo, fogão novo

Bar Gourmet: Cozinhas modernas por Estúdio 102
Estúdio 102

Bar Gourmet

Estúdio 102

Sim, esse móvel ao canto da foto é uma escrivaninha adaptada para um móvel de cozinha. E não é que a ideia do Estúdio 102, de Belo Horizonte, deixou a pequena cozinha com ar despojado, mesclando elementos do clássico e do moderno em um ambiente tão pequeno. Essa é mais uma prova que os móveis antigos podem ganhar novas utilizações.

Mais espaço para os talheres

Cozinhas campestres por Tim Jasper
Tim Jasper

Harbourside kitchen

Tim Jasper

As gavetas dos cantinhos sempre sofrem com a falta de espaço, porém, com uma solução simples é possível fazer com que elas dobrem seu tamanho. Onde antes não cabia quase nada, agora é possível guardar quase um faqueiro completo. A grande ideia desse projeto é aproveitar todo o espaço da cozinha, sem deixar de lado os famigerados cantinhos. Nesse caso, o móvel da cozinha é planejado, mas com algumas adaptações é possível ter o mesmo resultado em um móvel antigo.

Cozinha pequena e bancada funcional

A bancada deixou de ser coadjuvante para se tornar protagonista em alguns projetos. Nessa casa, além de servir de mesa de refeições, ela divide o ambiente, deixando de um lado a cozinha e do outro, a sala. É possível também esse espaço um local de trabalho ou de estudos.

Se a cozinha é pequena os móveis têm mais de uma utilização

Cozinhas ecléticas por Hallwood Furniture
Hallwood Furniture

Small kitchen, big bold colour!

Hallwood Furniture

O móvel antigo, que parece ter saído da casa da vovó se tornou peça fundamental nessa pequena cozinha. Além de servir de armário, ele serve de bancada para apoio ou corte. As prateleiras de metal dão mais organização ao ambiente e colocam os objetos como itens de decoração, assim como no exemplo citado no início desse Livro de Ideias.

Cores que ampliam o espaço

Conversando com a foto acima, onde as cores também têm seu papel no projeto, essa mesa de jantar ganhou vida nova com cores mais vivas. Já é comprovado que as cores fazem diferença em um ambiente, dando até a impressão de ganho de espaço ou luminosidade. Esse é um bom truque para quem quer inovar.

Sofisticação em pequenos espaços

Quem acha que cozinha pequena não tem espaço para sofisticação está muito enganado. Nesse projeto do arquiteto português Germano de Castro Pinheiro, foi possível aproveitar o espaço atrás da porta, dando lugar a uma pequena adega. Cheia de estilo, a adega ocupou um espaço onde antes nada seria feito.

Balcão muito útil

Se a bancada está tão na moda, porque não aproveitá-la para dar mais funcionalidade ao ambiente? Com prateleiras e até um armário na lateral foi possível ganhar espaço na cozinha que antes não dispunha de lugares para armazenar panelas e alimentos. Apesar do espaço pequeno, foi possível ampliar a utilização da bancada, que além de mesa e divisão de ambientes se tornou peça extremamente útil na cozinha.

Gostou das ideias para cozinhas pequenas? Conte-nos sua experiência! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!