15 dicas para melhorar seu quintal sem gastar muito

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
homify Jardins ecléticos
Loading admin actions …

Que áreas de lazer externas são ambientes cheios de potencial, nós já sabemos! Principalmente para quem tem uma rotina moderna, na qual o dia-a-dia é tão corrido, terraços e quintais tornam-se os espaços favoritos da casa, pois é aí que se pode fechar o dia com chave de ouro. Além disso, são ótimos para passar os finais de semana com os amigos e família.

No entanto, manter o quintal (e o jardim, se houver) sempre em ordem exige uma dedicação diária, já que para tal é importante mantê-lo organizado e limpo. Da mesma forma, para ter um quintal aconchegante e confortável, onde todos queiram passar o tempo, deve-se prestar atenção em determinados aspectos.

Hoje na homify, apresentaremos uma série de dicas implementadas pelos nossos profissionais arquitetos e paisagistas para garantir que você possa reformar seu quintal gastando pouco e ainda fazendo dele um arraso! Venha conosco e descubra como transformar sua área de lazer.

E se você está em busca de ainda mais inspiração, confira estes terraços, varandas e jardins que se transformaram completamente após uma remodelação!

1. Deixe sua decoração de quintal toda verdinha!

Às vezes, pode parecer que pouco pode ser feito com um pequeno jardim, muito menos com um baixo orçamento, mas com boas ideias para se inspirar é possível deixar incrível seu quintal pequeno.

As paredes vivas, também conhecidas como jardins verticais ou paredes verdes, são tendências na decoração de quintais como formas de elevar as plantas do nível do solo ao nível dos olhos. Mas são ainda um exemplo de muros verdes baratos, já que demandam poucos gastos e as medidas habituais de cuidado e manutenção.

Esses muros também camuflam paredes, agem como arte e geram uma sensação de paz. Quanto mais plantas no jardim, mais acolhedora sua atmosfera será. Aqui o gramado parece unir-se com o muro verde e torna-se um elemento único.

2. Decorar área externa gastando pouco com plantas tipo trepadeira

Os tipos de plantas que você irá escolher dependem, obviamente, da aparência desejada e do peso que a estrutura da parede viva pode tolerar. As plantas do tipo trepadeira são uma ótima opção, dando um up em qualquer quintal. São super fáceis de plantar, pedem apenas por uma estrutura simples pela qual possam subir como treliças.

Neste exemplo, podemos ver um jardim simples porém muito aconchegante, juntando o verde das trepadeiras na parede com os detalhes em madeira.

3. Quintal decorado com deck de madeira

Criar novos ambientes pode ser mais fácil do que parece. O deck de madeira elevado pode ser instalado mesmo após as obras e cria uma atmosfera acolhedora e convidativa.

Como podemos ver na imagem acima, mais uma vez a combinação entre o verde das plantas e a madeira deixou o ambiente harmonioso e aconchegante. Além do deck se encaixar muito bem nesse tipo de espaço, o custo para sua aplicação também não é muito elevado, sendo possível inseri-lo facilmente no seu projeto.

4. Decoração de área externa barata utilizando pedriscos

Um jardim de pedriscos é puro charme e tem uma manutenção muito mais barata e simples do que a grama, então se você quer ser prático e econômico aposte nesta alternativa!

Este jardim juntou o verde das plantas, os pedriscos no chão e a madeira em uma das paredes, dando um aspecto harmonioso e elegante ao ambiente.

5. Reutilizando móveis antigos para a decoração do quintal

É bem provável que em sua casa haja algum pequeno tesouro e você não se dá conta de todo o seu valor. Estamos falando dos móveis usados, que muitas vezes estão jogados em um canto da nossa casa, não sendo bem aproveitados. A reutilização desses móveis encostados no depósito são uma ótima opção para decorar sua varanda com pouco dinheiro. Vale ser inventivo e mudar completamente sua função. Veja como um aparador rústico fica maravilhoso ao receber um toque verdinho.

6. Decoração de jardim simples com parede verde

A parede verde é uma tendência e pode ser criada a partir de diferentes soluções, sendo que algumas delas são fáceis e baratas de instalar.

7. Decoração romântica e de baixo custo par o seu quintal

Uma decoração romântica ou campestre cai como uma luva em ambientes externos e, de quebra, podem ser alcançadas com um investimento mínimo.

8. Reaproveitando os materiais da obra para obter uma decoração criativa e barata

Após as obras, muito material útil acaba indo para o lixo, pois não sabemos o que fazer com eles. Porém, quando a criatividade é muita, tudo encontra um lugar. Confira que belo fim levaram estas janelas!

9. Plantas penduradas são uma ótima opção de decoração para sua varanda

Traga vida ao seu quintal com plantas de pendurar, o efeito é lindo e para lá de aconchegante.

10. Decoração planejada para o dia e a noite

Torne sua área de lazer externa em um espaço útil dia e noite, assim o verão fica muito mais gostoso.

11. Utilize luzes na decoração do seu Jardim para um obter um ambiente mais divertido

Luzes de natal podem ser compradas on-line durante todo o ano e são uma maneira rápida, simples e barata de trazer um lindo e divertido brilho para o seu quintal. Você pode inseri-los através dos galhos das árvores ou arbustos, prendê-los em cercas e móveis, ou suspendê-los com bastões presos no chão. Eles podem ser ligados a partir de uma tomada dentro da casa, então você não precisa nem de um eletricista.

Essas luzinhas de natal podem ser utilizadas durante o ano todo. Além de terem um efeito divertido, são cada vez mais utilizadas para uma iluminação moderna e simpática.

12. A boa e velha rede na varanda

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS Arquitetando ideias Jardins tropicais
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Muitas vezes, intervir na fachada da casa transforma a cara do quintal. Experimente utilizar cores ousadas e contrastantes para obter um resultado pitoresco. E pendurar uma rede dá um toque especial ao ambiente!

13. Decoração simples e sofisticada

Casa de praia - Guaecá SP Lucia Manzano Varandas, alpendres e terraços rústicos
Lucia Manzano

Casa de praia – Guaecá SP

Lucia Manzano

Lembre-se: simplicidade é o que há de mais sofisticado! Ao invés de descabelar-se buscando os últimos lançamentos para decorar seu quintal, procure ideias acessíveis e singelas. O projeto acima é a prova de que isso funciona.

14. Muro rústico com mural em seu Jardim

Se você acha que o seu muro está sem vida e com um aspecto muito sem graça, invista na aplicação de um mural lindo e colorido para combinar com a decoração de seu jardim. Neste exemplo, podemos ver claramente a diferença que este mural fez no visual do espaço.

15. Não esqueça dos bancos de madeira na decoração do seu quintal

Os jardins tornam a natureza mais divertida e fácil de ser apreciada enquanto se toma uma boa xícara de café. E o melhor de tudo é quando você tem um confortável banco de madeira em seu jardim para sentar e saborear o momento. No entanto, você precisará escolher o tipo mais adequado de banco para o seu jardim.

Neste jardim, a criatividade e conforto ficam muito bem juntos. O piso em madeira e pedrisco é super decorativo e os bancos em estilo rústico com almofadas cativam!

Horta no quintal: O que você precisa saber para ter a sua

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015 Luiza Soares - Paisagismo Jardins rústicos Madeira
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Avalie se há espaço para a horta – Se o quintal for muito pequeno, tenha uma hortinha vertical ou vasos em prateleiras suspensas. Se o quintal é maior, pode cultivar uma variedade maior de ervas e hortaliças.

Escolha o local ideal – Precisa ser bem iluminado, com cinco ou seis horas de exposição ao sol, já que as hortaliças gostam da luz solar.

Nutra as plantas – A terra deve ser rica em nutrientes, portanto use uma mistura de terra vegetal com adubo ou húmus de minhoca.

Aprenda a germinar sementes – Use vasos pequenos, sementeiras ou, ainda, potes de iogurte e caixas de ovos. Faça furos no fundo para não acumular água ou então use vasos auto-irrigáveis, que garantem a quantidade certa de água a cada dia. Encha cada recipiente com a terra misturada e a umedeça com borrifador. Depois, faça 4 covas na terra, coloque uma semente em cada cova, cubra com mais terra e borrife água novamente. Quando germinarem, transfira-as para a horta no quintal com espaço entre as plantas.

Faça regas constantes – As plantas de horta adoram luz do sol, portanto precisam de bastante água. Devem ser regadas todos os dias e até duas vezes por dia, em dias muitos quentes.

E aí, preparados para transformar seu quintal? Conte-nos o que achou!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!