Ideias para decorar seu jardim de inverno

Veronica Porsani I homify Veronica Porsani I homify
Loading admin actions …

Ter um jardim externo é realmente um privilégio. Nem sempre podemos contar com essa área verde, ainda mais morando nos grandes centros urbanos. Uma boa solução são os jardins de inverno que humanizam o ambiente e trazem o clima natural para dentro de casa. Com uma boa decoração, eles podem ser descontraídos, sem deixar nada a desejar.

Os jardins de inverno muitas vezes se tornam ótimas salas de estar ou ambientes de leitura. É interessante delimitar este espaço dentro da residência, quase transformando-o em um local sagrado. Afinal, é ali será seu destino de meditação, relaxamento e bem-estar. É incrível poder ter um pequeno refúgio dentro de casa. Excelente para recarregar as energias e encarar novos dias. Por isso, vale a pena investir em um bom planejamento. Não basta só colocar plantas e pronto, é interessante distribuir objetos de decoração que emanem a energia do seu jardim de inverno. Você pode adicionar toques campestres como madeira e flores em vasos de barro. Se preferir, o rústico combina muito bem por meio de elementos com ar de desgastados pelo tempo. Ou se prefere a sensação de estar numa fazenda, a atmosfera colonial pode encaixar em seu gosto pessoal. A decoração do seu jardim de inverno vai depender de algumas variáveis, entre elas: praticidade na manutenção do jardim ou até complexidade (caso o dono seja um amante da natureza e queira colocar a mão na terra), escolha das espécies, tamanho do espaço, conforto, clima, qual sensação deseja sentir e estilo. 

Para ajudá-lo na missão de adicionar verde à sua casa, selecionamos alguns itens de decoração que podem fazer toda diferença em seu jardim de inverno. Inspire-se nestas ideias e convide a natureza para morar com você.

Banco de praça

Jardins de inverno com amplo espaço podem ser beneficiados com objetos inusitados, como este banco de praça. Incorporar elementos provenientes de espaços públicos deixam o ambiente surpreendente. O jardim aqui transpira um clima de praça. As plantas distribuídas fazem com que a área não tenha limitação, como se o verde fosse bem-vindo em qualquer lugar. A madeiras no mesmo tom formam uma unidade bem agradável. Tudo junto: banco, jardim, luminária, sala de estar e sala de jantar. A natureza celebra o casamento de todos os ambientes.

Jardim em nichos

Jardim vertical exclusivo desenvolvido para o projeto, na estar da varanda.: Jardins de inverno modernos por Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores
Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores

Jardim vertical exclusivo desenvolvido para o projeto, na estar da varanda.

Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores

Este modelo de jardim é perfeito para apartamentos. Os módulos dos nichos é quem organizam os vasos e são responsáveis pela arquitetura dessa área. A mistura de espécies, com folhas que caem ou crescem na vertical, transferem originalidade ao jardim. Aqui, nichos em tom de madeira e na cor preta dividem o mesmo espaço. Os espaços vazios também podem dar lugar a objetos decorativos, formando um painel interessante.

Jardim de metal

Nem sempre é possível construir uma área com plantas reais. Neste caso, você ainda pode ter uma representação de jardim em sua casa. Estas esculturas simbolizam a vontade de estar próximo à natureza. O projeto criado pela paisagista Junia Lobo busca solucionar este desejo. Neste exemplo, a escultura parece acompanhar a linha da escada, deixando tudo harmônico. As pedras brancas formam um palco para a obra de arte, fazendo com que ela se destaque no ambiente.

Área de convivência

A decoração deste jardim de inverno foi inspirada nas salas de jantar e estar. Aqui é possível receber os amigos, fazer reuniões e ficar à toa curtindo o lugar. A mesa nos convida para um jantar diferente, em uma nova área da casa. Cadeiras com volumes bem desenhados, fazem uma boa composição a este jardim de inverno. 

Como um cenário

Esta decoração de jardim de inverno é super original. Mesmo dentro da casa é possível ter um balanço. O teto imita o azul do céu e suas nuvens. Desenhos de borboletas na parede oferecem um ar descontraído ao espaço. Cortinas e gesso em amarelo oferecem ainda mais vida a este jardim de inverno. A composição inusitada resulta em uma área divertida e cheia de estímulos. 

Lareira

Esta decoração de jardim de inverno aquece o ambiente e traz aconchego. O sofá em azul junto com as almofadas são um convite para o descanso. A prática lareira transforma as noites de frio em experiências deliciosas. Este jardim de inverno é um pequeno refúgio para as pausas do dia-a-dia. Tudo aqui se une par oferecer um clima de campo ao espaço.

Painel

Nesta decoração, o painel com cena que retrata o trabalho rural, contribui para q cenografia do lugar. O desenho que vai até o chão ganha dimensões com q estrutura feita em pedra, dando a impressão de que ali há uma fonte. Você pode fazer das paredes do seu jardim de inverno verdadeiros quadros. As cenas campestres nos remetem a outros tempos e lugares.

Luminária exótica

Jardins de inverno ecléticos por homify
homify

Wintergarten – Bungalow Auf einer Ebene

homify

Esta luminária rouba a cena deste espaço. Ela imita a flor dente-de-leão, famosa por virar brincadeira de criança – quando assoprada, ela parece sair voando. O sofá, que funciona bem como uma cama para tardes relaxantes, é muito acolhedor. Os vasos em metais trazem modernidade ao jardim feito para encantar. O vidro deixa a claridade entrar tão importante para a manutenção das plantas.

O campo no jardim de inverno

A composição da mesa, cadeiras e cristaleira ao fundo dá o tom campestre ao ambiente. Este pode ser o lugar perfeito para seu chá da tarde com amigos. Os vasos espalhados de maneira despretensiosa imprimem um ar hospitaleiro. Qualquer pessoa pode se sentir em casa. A conexão com a natureza acontece dentro da casa e também do lado de fora. O sofá abriga quem não se sentou à mesa. 

Moderno e recluso

Esta decoração de jardim de inverno, assim como sua arquitetura, incentivam a introspecção. O espaço, que traz uma breve lembrança dos jardins zen, se separa do resto da casa propositalmente. Aqui a ideia é observar o restante da casa em silêncio ou pensar sobre a vida. A mesa com as cadeiras também convidam os frequentadores a dividirem seus devaneios com amigos ou alguém da família.

Qual desses jardins de inverno você acha que vai aquecer a decoração da sua casa? Deixe seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!