10 casas perfeitas!

Veronica Porsani I homify Veronica Porsani I homify
Loading admin actions …

A arquitetura de uma casa deve combinar com o estilo de vida das pessoas que nela habitam. Os traços, linhas, contornos, fachadas devem refletir a atmosfera que existe dentro da residência. O tipo de construção imprime personalidade. Comportamentos mais ousados pedem entradas triunfais. Discrição e elegância casam bem com o minimalismo. O conservadorismo se ajusta bem ao clássico e, por aí vai. Na hora de rabiscar o desenho da sua casa, pense sempre em suas características. Você é sua maior referência na hora de projetar o local no qual você passará seus próximos anos. A arquitetura, juntamente com a engenharia, irão definir o caminho que chegue mais perto dos seus desejos. Aqui no homify você pode encontrar o profissional certo, em poucos minutos. 

A arquitetura por excelência leva em consideração o conforto, funcionalidade e estética. Refletir sobre esses três elementos vai fazer você se alinhar melhor com suas vontades reais. Com isso, será mais assertivo na hora de partir para a construção. Um bom exercício é analisar diferentes modelos de casa para entender qual estilo está em harmonia com o seu jeito de ser. Você pode misturar os conceitos e chegar em um resultado único. Acesse a categoria casa do homify e veja os estilos.

Neste artigo, demos o primeiro passo para você começar a se inspirar. Aqui estão listadas 10 residências incríveis e encantadoras. Verdadeiras obras-de-arte realizadas por arquitetos e engenheiros do Brasil e do mundo.Confira estas opções de modelos de casa e imagine como será seu novo lar.

Clássico

Este modelo de casa inspirado na arquitetura clássica exprime imponência e força. Inspirada nas construções do mundo antigo, da Grécia e Roma, esta linha enfatiza as proporções perfeitas. É necessário que todas as partes da casa estejam em harmonia. Esta casa fotografada pela Christiana Marques é marcada pela exuberância. Varandas espaçosas, uma bela piscina, gramado amplo e, claro, a extensa área construída da casa transmitem a sensação de poder.

Asiático

A arquitetura asiática se dissipou em linhas orientais e ocidentais. Há construções com referências clássicas e também modernas. Neste modelo de casa, o estilo é impresso nas madeiras que ganharam formas retas para compor a fachada. Neste tipo de arquitetura, o aproveitamento do espaço é levando muito em consideração. Aproveitar da melhor forma a área que se tem é uma das diretrizes do estilo asiático. As casas podem ganhar toques clássicos que fazem referência aos grandes templos antigos. Residências como esta transmitem calma e aconchego.

Campestre

As casas campestres demonstram simplicidade e acolhimento. Se você gosta de viver no campo, cercado por montanhas, este tipo de construção é perfeito para você. As pedras, como no exemplo, oferecem charme à fachada e ficam ótimas as áreas internas. Aqui não é preciso muito para ser feliz. Os amigos vão se sentir em casa e não há nada que os deixem ficar constrangidos. A madeira protege do frio, principalmente em lugares com serra. 

Colonial

Na época que Brasil era uma colônia, este estilo de arquitetura foi sendo criado. Ele traz consigo referências das construções europeias. Como aqui eles não dispunham da mesma realidade socio-econômica de seu país de origem, os colonos fizeram adaptações para que fosse possível este tipo de construção. Neste modelo de casa, o telhado, janelas, detalhes das luminárias, entrada, varanda e o centro da casa expressam o estilo colonial. Este modelo está muito presente em locais nos quais foram marcados pelo desenvolvimento econômico do Brasil-colônia. Sua arquitetura confere aconchego, em uma atmosfera que lembra as antigas fazendas de café.

Eclético

Este modelo de casa em estilo eclético traz a mistura de formas em sua composição. As linhas retam se contrapõem ao telhado em curva. A simetria se faz presente, propondo grandiosidade à construção. A escolha do revestimento em vinho destaca as formas elegantes deste projeto. Os vidros deixam a luz natural entrar, trazendo acolhimento aos moradores. Esta casa foi projetada pelo escritório RB Arquitetos Associados, em São Bernardo do Campo.

Tropical

As casas tropicais são excelentes soluções para locais muito quentes. Os materiais proporcionam frescor e tranquilidade. Neste modelo, foram utilizados bambu com o objetivo de filtrar a luz que entra pela casa. as portas camarão regulam a intensidade de luz. O modelo de casa tropical oferece uma atmosfera bem brasileira à construção, sempre priorizando materiais naturais produzidos localmente.

Industrial

A arquitetura industrial, como o próprio nome já diz, tem referência nas indústrias nova iorquinas da década de 50, que foram transformadas em lofts. Este modelo de casa quase confunde com uma pequena indústria ou galpão. A cor cinza se faz muito presente neste estilo. Este tipo de construção tem traços robustos e secos. Tijolos podem estar aparentes, assim como vigas, dutos e canaletas. 

Escandinavo

Quem aprecia as construções existentes nos países nórdicos, vai gostar deste modelo de casa. A arquitetura escandinava é caracterizada pela simplicidade nas formas. A madeira é material essencial neste estilo, pois ela ajuda a manter um clima agradável dentro da casa – já que ao norte, o inverno é sempre rigoroso. Esta arquitetura confere tranquilidade à moradia. Neste exemplo, vidros também compõem o visual, A sala de jantar é invadida por luz natural. O deck imprime ainda mais charme à este modelo de casa.

Minimalista

A arquitetura do estilo minimalista é inspirada no estilo escandinavo. Sua construção é sempre focada no conceito de que menos é mais. Os traços são leves e simples. A casa precisa ser funcional, sem deixar de mostrar um apurado senso estético. A beleza está na essência, no que é realmente importante. Neste modelo, a madeira também se faz presente, podendo ser de tons escuros. 

Mediterrâneo

Este modelo de casa segue o estilo mediterrâneo. As pedras e o concreto revestido com massa branca normalmente marcam presença. Há um jogo de volumes aparente misturado aos traços retos. Os tons são claros e leves. Ao mesmo tempo que exite luxo, existe simplicidade. Este tipo de arquitetura confere charme à residência. O sensação é de paz, como se as férias nunca tivessem hora para acabar.

Qual estilo de arquitetura combina mais com você? Deixe seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!