ABRM APARTAMENTO: Casas modernas por Noura van Dijk Interior Design

6 ideias para aumentar um espaço pequeno

Jessica Perriello | Homify Jessica Perriello | Homify
Loading admin actions …

Aproveitar os espaços é quase que uma regra para quem tem uma limitação na metragem de seu ambiente, seja ele residencial ou empresarial, e planejamento é a palavra chave. Otimizar o espaço e pensar num ambiente funcional, porém charmoso não é tão difícil quanto parece, separamos seis dicas para te ajudar na hora de pensar no seu projeto, e uma dica extra para fechar com chave de ouro.

Espelhos

Se o seu  quarto for um cômodo pequeno aproveite os truques que os espelhos proporcionam, eles são ótimos para dar uma ilusão de amplitude no espaço, melhor ainda quando é aproveitado com uma outra utilidade, como porta do guarda roupa, assim você tem duas funções em uma. 

Quer dicas de como decorar um apartamento, basta clicar aqui!

Quando for pensar no projeto dos espelhos em sua casa, opte em ocupar a parede toda. Aqui temos a parede de um lavabo, geralmente é um ambiente pequeno, mas para dar uma ideia que o ambiente é amplo, opte em colocar o espelho contemplando a parede toda, e não apenas limitando o item em um pequeno espaço, assim você terá um lavabo amplo, elegante e sofisticado.

Bancos

Uma opção interessante é substituir cadeiras por um banco, essa troca pode ajudar na otimização de espaço, além de ficar incrível no contexto decorativo. Você pode encostar o banco na parede, e aproveitar a parede mesmo para fazer o encosto das costas.

Nichos

Os nichos ajudam na decoração e organização do espaço. No exemplo temos a mesma madeira sendo usada no gabinete da pia e no nicho na parede, dando uma harmonização na composição do ambiente. Uma outra opção é usar o mesmo mármore usado na bancada da pia para a produção do nicho.

Marcenaria incrível

Um bom projeto de marcenaria faz toda a diferença, assim como um bom fornecedor para desenvolver o projeto. Neste ambiente temos um projeto incrível, onde conseguiram aproveitar e otimizar o espaço, a prateleira que apoia a televisão segue como uma bancada para refeições rápidas e até aproveitam para fazer um mini bar, que foi uma excelente ideia.

Ainda no mesmo projeto, temos uma estante de nichos que dá para o hall de entrada, criando uma divisão de espaços, assim quando a pessoa entra na casa, vê um elemento de decoração e não dá de cara logo de imediato com a cozinha.

Otimização de espaço

Cozinha  por homify

Hoje no mercado temos ótimas opções de produtos que nos ajudam a otimizar espaço, principalmente na cozinha, onde costumamos ter bastantes itens. 

Aproveite a parede para deixar a bancada livre, isso faz muita diferença na hora de cozinhar, preparar seu alimento pode ser um desastre e irritante quando o espaço é muito limitado e comprometido com a falta de organização e bagunça, porém preparar uma refeição pode ser prazerosa quando o ambiente está limpo e organizado, assim você terá um tempinho a mais para curtir seu programa de tv favorito.

Cortinas

Apartamento Bela Vista 3: Salas de estar modernas por Mundstock Arquitetura
Mundstock Arquitetura

Apartamento Bela Vista 3

Mundstock Arquitetura

Se em sua construção você for trabalhar com um projeto de gesso, lembre- se dos cortineiros, ou se for rebaixar o teto com o gesso, lembre-se do espaço para a cortina, pois assim você terá uma amplitude de espaço, e também uma unidade entre o item de decoração e a parede. Opte por uma cortina que atinja o comprimento até o chão, mas tenha cuidado na barra, ela tem que apenas encostar no chão, e não ficar com sobras de tecido, nesses detalhes você terá um espaço meticulosamente pensado, onde os detalhes fazem diferença no resultado final.

Escadas

Por fim, utilizar o espaço debaixo da escada é uma ótima opção, dentre várias ideias, e uma delas é usar o espaço como um bar, basta apenas colocar um aparador e itens decorativos do tema, como copos, garrafas de bebidas, e porque não uma cafeteira e xícaras de café? Não é por que o espaço é meio esquecido que ele não deve ter personalidade, né?

Outra ideia é usar como um jardim, basta colocar algumas pedras e plantas que dará uma outra cara para esse ambiente. Também com um pouco mais de recursos financeiros, você pode fazer projetos de marcenaria para poder guardar livros, ou até mesmo uma casinha para o seu pet.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!