Residencial AS: Jardins campestres por Fabio Camargo Paisagismo

21 jardins com arbustos que são maravilhosos

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Na hora de planejar o paisagismo do seu jardim, são tantos tipos de plantas e flores a escolher que as dicas de profissionais são sempre bem-vindas. É por isso que esse livro de ideias traz para você modelos de projetos exemplares com um tipo de planta que não pode faltar no seu jardim, o arbusto.

Se você não tem certeza de o que é arbusto, já vai entender. Os tipos de arbustos são árvores de pequeno porte que chegam a ter, no máximo, 6 metros de altura, quando muito. Uma das principais características é que elas possuem sua bifurcação bem baixa, junto ao solo. Então, são aquele tipo de plantas em que os caules com folhas parecem ter brotado diretamente do chão, sem tronco.

Os arbustos são amplamente utilizados nos projetos paisagísticos, pois além de haver uma grande variedade, são todos muito bonitos e podem ser utilizados para demarcar caminhos, como cerca viva e cortinas naturais, impedindo que quem está do lado de fora veja a parte interna do jardim.

Agora que já tirou a dúvida principal, chegou a hora de se inspirar com projetos de paisagismo utilizando arbustos planejados pelos paisagistas da homify.

​1. Arbusto de jardim para valorizar um caminho

Escritório Jardim: Jardins modernos por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Escritório Jardim

CP Paisagismo

Se o seu jardim tem um caminho de pedras que leva a um pergolado ou à piscina, por exemplo, a utilização de arbustos valoriza esse caminho, delimitando a área que pode ser pisada.

​2. Planta arbustiva para parede

Os arbustos também são uma ótima opção de planta para ser colocada junto à parede, fazendo um belíssimo acabamento no seu jardim.

3. Arbustos para jardim pequeno

Na hora de montar um pequeno jardim na entrada da sua casa, a escolha por arbustos de pequeno porte vai permitir utilizar mais espécies e criar um paisagismo alegre e agradável para receber os convidados.

4. Arbustos pequenos para canteiros

Outra ótima utilização de plantas arbustivas de pequeno porte é para delinear a calçada, podendo ser usado em todo o entorno da residência, como um canteiro.

​5. Combinação de arbustos em jardim

Já se você possui bastante espaço, pode soltar a criatividade e utilizar diversos volumes de arbustos, em muitas espécies e formatos, com e sem flores, para fazer uma composição que pareça bem natural.

6. Arbustos para pequeno jardim posterior

Casa Liberdade: Jardins clássicos por Na Lupa Design
Na Lupa Design

Casa Liberdade

Na Lupa Design

Quer deixar os fundos da casa com um visual mais acolhedor? Certamente as plantas podem fazer isso por você, especialmente os pequenos arbustos que são mais resistentes e preencher muito bem o espaço com seu volume.

​7. Pequeno jardim iluminado com arbustos

Nessa residência com arquitetura contemporânea, há um pequeno canteiro na entrada, mas que foi muito bem aproveitado com uma variedade de plantas, e valorizado com a utilização de spots. Se quiser usar arbustos em canteiros com essa finalidade especialmente decorativa, não esqueça da iluminação de chão.

​8. Jardim repleto de arbustos e palmeiras

PAISAGISMO JM SERRA: Jardins campestres por Landscape Paisagismo
Landscape Paisagismo

PAISAGISMO JM SERRA

Landscape Paisagismo

Mesmo que a casa já esteja localizada em uma área verde, tudo fica mais bonito quando você organiza. Com a ajuda de um paisagista é possível montar um maravilhoso jardim como esse, em que a composição valoriza a residência e todo o espaço do gramado.

​9. Complemente com arbustos um espaço com árvores nativas

Se você já possui um jardim com grandes árvores, mas gostaria de complementar o visual dessa composição, aposte em plantas baixas, como os arbustos e folhagens para cumprir com esse papel e criar lindo cenário.

​10. Arbusto para paisagismo todo verde

Jardim estilo inglês em Cotia : Jardins clássicos por REJANE HEIDEN PAISAGISMO
REJANE HEIDEN PAISAGISMO

Jardim estilo inglês em Cotia

REJANE HEIDEN PAISAGISMO

Esse é um modelo de paisagismo composto apenas por arbustos, desde os maiores até os mais pequeninos, rentes ao chão. Veja como as tonalidades de verde e o volume das árvores faz com que o ambiente fique cheio de vida.

11. Canteiro e arbustos para demarcar caminhos

Nem sempre é possível fazer um caminho todo com arbustos, então pode-se fazer uma rótula para demarcar a passagem usando plantas arbustivas de médio porte que formem o círculo naturalmente conforme se desenvolvem.

​12. Varanda em casa de campo com formação de buchinhos

Os chamados buchinhos são um dos tipos de plantas arbustivas mais usadas no paisagismo. Eles formam essas pequenas esferas que complementam o visual do jardim de forma delicada e criativa. Pode utilizá-los sozinhos, como nessa imagem, ou para dar o acabamento ao redor de outras árvores maiores.

​13. Arbustos com flor em jardim espaçoso

Se você tem um jardim com mais espaço, pode investir em tipos de arbustos mais volumosos, com galhos compridos e belas flores que embelezam ainda mais o espaço na primavera e o verão.

​14. Paisagismo com arbustos e folhagens na entrada de casa

Se o seu estilo de paisagismo é algo mais natural, sem aquelas plantas perfeitamente podadas, veja esse modelo como cria um visual mais despojado e livre, permitindo que as plantas ocupem seus lugares façam uma composição por conta própria.

​15. Arbustos de jardim em vasos

Se você não tem um jardim gramado, e sim um terraço com deck em que precisa manter todas as plantas dentro de vasos, não há problema. Diversas espécies de arbustos desenvolvem-se com muita facilidade em vasos grandes, desde que respeite o tamanho da planta para que seja condizente ao tamanho do vaso. Veja nesse modelo como é possível fazer uma belíssima composição.

​16. Pequenas palmeiras arbustivas iluminadas

Mais uma vez vale ressaltar a importância de uma boa iluminação de chão quando quer que o seu paisagismo seja valorizado à noite. Para cada tipo de arbusto deve utilizar o spot de luz em uma posição específica para que ilumine toda a planta.

​17. Jardim com arbustos, pedras e troncos

Para espaços mais rústicos, os arbustos nunca deixam a desejar. Veja nesse projeto de paisagismo como eles fazem uma linda combinação utilizando as pedras e os troncos, em uma composição de cinzas e verdes.

18. Mescla de arbustos e outras espécies em um jardim com caminho

Jardins campestres por Cherry Mills Garden Design
Cherry Mills Garden Design

Traditional and Contemporary Mix

Cherry Mills Garden Design

Desde as grandes árvores até os pequenos arbustos com 1 metro de altura, pode-se utilizar uma diversidade de plantas para formar um jardim robusto e cheio de vida. Só precisa ter atenção na hora de escolher quais plantas vão ficar lado a lado para que sejam compatíveis quanto aos nutrientes e a quantidade de água que necessitam.

19. Jardim florido com arbustos

Mais um exemplo em que a diversidade de espécies é o ponto alto do paisagismo. Os arbustos estão presentes com e sem flores, além dos diferentes volumes e cores para uma composição muito colorida, alegre e convidativa.

​20. Composição de arbusto ornamental

As árvores arbustivas, dispostas lado a lado à esquerda da imagem são clássicas, e pode-se perceber nessa mesma composição mais arbustos atrás e na frente delas, bem como em toda a lateral do caminho que leva à entrada da residência.

​21. Muro de arbustos

Jardins rústicos por Mocking Hoveniers

Para finalizar, mais uma forma muito comum de utilização dos arbustos é como cerca viva, em substituição a um muro de concreto. Para esse modelo é interessante manter os arbustos sempre bem aparados, fazendo com que a estética do paisagismo seja valorizada e toda a fachada da residência fique mais bonita.

Qual desses modelos de jardim com arbustos você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!