7 quartos infantis maravilhosos!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

As crianças tem a capacidade de receber os estímulos dos ambientes de maneira muito mais intensa do que nós adultos. O mundo ao redor delas tem influência de proporções gigantescas nas pessoas que elas estão começando a se formar, no caráter e personalidade que começam a construir. O quarto, ambiente onde brincam, aprendem e desenvolvem suas primeiras habilidades sociais com a família, é, por excelência, o lugar de maior estímulo. Não é reduzido apenas a cama e às roupas guardadas nos armários. Deve ser um ambiente lúdico que provenha à criança a possibilidade de ser estimulada e interagir com seus objetos. É o microcosmos primeiro daqueles e daquelas que amanhã serão jovens adultos.

Desta maneira, separamos para vocês 7 incríveis quartos infantis que procuram criar um ambiente lúdico e divertido, propícios para crianças com imaginação fértil e curiosidade sobre o mundo, como toda criança tem o direito de ser!

O (não tão) velho e o mar

A imaginação de uma criança não tem limites. Então por que confiná-la apenas aos lugares onde ela poderia ter uma dada experiência? Trazer o tema do mar, uma paixão do caçula da família, fez com que a arquiteta Karla Silva incorpora-se diversos elementos da vida náutica em um quarto onde a cama é uma lancha e a boia laranja e branca quebra o ritmo das cores da parede que imitam a camisa de um velho marinheiro. Sensibilidade e invenção são elementos essenciais neste quarto infantil.

Em tons de rosa, lilás e roxo

Criado favorecendo-se de diversos tons de rosa, lilás e roxo, este quarto concebido numa palheta de cores que geralmente é atribuída à garotas, encanta pela graça e leveza de seus elementos. O armário sobre a cabeceira da cama ainda encontra espaço para três lampadas responsáveis por iluminação secundária, assim como a que se encontra na parede da porta. Ao lado desta, se encontra uma penteadeira rosa, artigo com espelho, essencial para o reconhecimento da criança ao formar sua identidade própria.

O espelho que amplia o ambiente

Como em todo ambiente de dimensões limitadas, as técnicas de ilusão do olhar também se aplicam aos quartos infantis. Bem em frente à cama um espelho reflete a criança que será a primeira coisa vista ao acordar. Ao seu lado um papel de parede com ilustrações infantis identifica co quarto com a faixa etária ao qual é proposto. Uma singela bancada rosa completa o quarto que se exibe em grande harmonia.

Esportes e mais esportes

Quarto Hockey: Quarto infantil  por Oba! Arquitetura
Oba! Arquitetura

Quarto Hockey

Oba! Arquitetura

Neste quarto que respira esporte, a criança encontra uma possibilidade infinita de brincadeiras e jogos para se entreter com amigos e com os pais, que precisarão de muito pique. Normalmente atribuídos à meninos, este quarto convida às brincadeiras externas ( como hockey, futebol, basquete e etc), mas também às brincadeiras internas, apresentando uma mesa de futebol de botão e uma pequena parede de escalas, o charme mais exibido do projeto.

Entre skates pendurados e troféus exibidos

Quarto Hockey: Quarto infantil  por Oba! Arquitetura
Oba! Arquitetura

Quarto Hockey

Oba! Arquitetura

Como todo campeão, a criança também merece exibir seus troféus nas estantes de sua casa. Mas, nesse microcosmos infantil, os suportes dos troféus não são meras tábuas de madeira pregadas nas paredes. Skates são ali fixados e sustentam troféus, carrinhos e motos de brinquedo, bonecos e o que mais for necessário colocar sobre a pequena mesa que está ali para servir à multi-tarefas. 

Árvore do conhecimento

Quarto Violeta: Quarto infantil  por Oba! Arquitetura
Oba! Arquitetura

Quarto Violeta

Oba! Arquitetura

Alguns pais encaram seus filhos e filhas como pequenas mudas que precisam ser regadas com carinho, educação e muito amor para que possam florescer quando adultos. Este belo quarto traz à vida esta metáfora e coloca uma árvore na passagem entre os dois ambientes nos quais este quarto se divide. Além da alusão lúdica e estimulante, este quarto infantil brinca com os volumes e os objetos contidos neles, levando a criança a querer conhecê-los melhor.

Cores e luz

Quarto Violeta: Quarto infantil  por Oba! Arquitetura
Oba! Arquitetura

Quarto Violeta

Oba! Arquitetura

De frente para a árvore-prateleira, um sofá amarelo (o qual pode ser transformado em cama para algum amigo ou amiga que venham a dormir na casa) se colocar de maneira confortável. Sob seus pé, um tapete rosa felpudo, estímulo de conforto e brincadeira para as crianças. As almofadas brincam neste mesmo sentido, enquanto a mesa sob a janela ampla proporciona luz natural perfeita para estudos. Um ambiente totalmente focado no aprendizado através da diversão.

Casinha de bonecas como cama

Crianças usam bonecos e bonecas para viver mil vidas diferentes durante a infância. Por que então pausar a brincadeira? Com isto em mente, a casa de bonecas vira uma cama para crianças até certa idade. Mesmo durante o sono a brincadeira não para e a sensação de viver outras vidas com as bonecas se mistura a vida da criança, criando uma importante relação de afeto com as brincadeiras sem, no entanto, colocar a obrigação da separação rígida entre vida real e faz-de-conta.

Praticidade, estudo e sono num só móvel

Um único móvel capaz de sintetizar metade dos elementos de um quarto infantil e um único canto do mesmo. Esta divertida brincadeira entre a mesa de estudos e uma cama, que pode ser acessada apenas por uma escada, resultado na aproximação e não distinção entre o local de aprendizado da criança e o seu lugar de descanso, transformando a primeira atividade numa extensão do prazer de relaxar.

Para a criança mais velha a praia é logo ali

Quando paramos de ser crianças? Na residência da mesma família onde se encontra o quarto anterior, o filho mais velho também possui paixão pelo mar. Porém, não mais é atraído pelo tipo de ambiente lúdico criado para o caçula da família. Sendo assim, Karla volta a remeter ao tema da praia com a colcha. a almofada e a prancha de cabeceira remetem ao surf e à praia, incorporando também elementos de madeira rústica na cama e no armário. Desta maneira a arquiteta de Florianópolis cria um ambiente despojado ideal para um garoto que faz sua transição da infância para a adolescência. 

Para continuar a se deliciar e sonhar com mais quartos infantis criativos, clique aqui e nos deixe saber quais foram de seu maior agrado!

E você? Já sonhou com algum desses quartos para seus filhos e filhas? Contribua dando uma opinião sobre quais lhe pareceram mais estimulantes para ...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!